53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA QUÍMICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

AUTORES: Lopes, C.B. (IFRO) ; Mandu, T.S. (IFRO) ; Vieira, T.O. (IFRO) ; Silva, K.M.P. (IFRO) ; Silva, C.L.S. (IFRO) ; Fulaneti, V.F.C. (ALUÍZIO FERREIRA) ; Cunha, E.M.F. (IFRO) ; Silva, A.A. (IFRO)

RESUMO: A educação exerce uma função primordial na formação do estudante ao respeito à vida, a natureza e aos seres que a constitui. A relação entre o ensino de química e a formação do cidadão pode caracterizar um aprendizado consciente da cidadania, onde envolvam aspectos sociais, políticos, tecnológicos e ambientais. Este trabalho teve por objetivo destacar a problemática dos resíduos sólidos, enfatizando as consequências do mesmo para com a sociedade. Para tanto, realizou-se uma palestra sobre resíduos sólidos, uma visita ao aterro controlado da cidade, e para coleta de dados foram aplicados questionários aos alunos. Concluiu-se que todo a trabalho desenvolvido com os alunos foi produtivo para a formação dos mesmos, pois reformularam conceitos e descobriram realidades que pareciam distante.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino de Química; Resíduos Sólidos

INTRODUÇÃO: A humanidade vem se afrontando, cada vez mais, com as divulgações de notícias preocupantes sobre as qualidades de vida do planeta. O aquecimento global, a falta de água potável, a poluição do ar, água e solo são algumas causas que compõem este quadro. A questão ambiental é considerada uma área cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da sua relação com a natureza (IBGE, 2005). E um dos maiores problemas do meio ambiente é a produção do lixo. Nesse contexto torna-se importante e necessário o esclarecimento sobre como amenizar os riscos causados pelo descarte inadequado do lixo. Existem vários tipos de disposição final do lixo tais como vazadouro a céu aberto, incineração, aterro controlado e aterro sanitário (LIMA, 2003). Outra preocupação é o tratamento adequado dos resíduos sólidos, pois, os mesmos são considerados perigosos quanto às suas propriedades físicas, químicas e infectocontagiosas. A inadequada remoção, sua destinação e seu tratamento final podem causar um grande impacto ao meio ambiente. O processo físico-químico de decomposição dos resíduos orgânicos, se não controlado de forma correta, irá produzir líquidos percolados (chorume), em sua maioria rica em metais pesados, chumbo, níquel, cádmio, dentre outros, que contaminam os veios hídricos e cursos d’água quando infiltrados no solo. A decomposição anaeróbica das frações orgânicas do lixo lançam, no ar, compostos poluentes e gases de amônia, enxofre, gás carbônico, dentre outros (BIDONE; POVINELLI, 1999). O trabalho realizado com os alunos teve por finalidade mostrar as consequências da produção exagerada e descarte inadequado do lixo que é produzido diariamente, para com a sociedade e o meio ambiente, além de relacionar o tema com a disciplina de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada em Ji-Paraná/ RO com alunos da rede pública do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio. Antes da palestra, os alunos responderam a um questionário, este continha questões abertas e fechadas para verificar quais eram seus conhecimentos a respeito do tema, em seguida os alunos participaram de uma palestra referente a resíduos sólidos. Após a palestra 45 alunos de 05 turmas diferentes do período vespertino foram convidados a fazer uma visita ao aterro controlado da cidade de Ji-Paraná. Nesta visita os alunos puderam conhecer as pessoas que trabalham na associação dos catadores de lixo de Ji- Paraná, ouvir seus depoimentos e conhecer a dinâmica vivenciada no dia-a-dia em um lixão, saber quais materiais são reutilizados e quais são as formas de descartar o lixo de sua casa para facilitar a separação. No retorno, eles responderam a um segundo questionário, com perguntas abertas sobre o que conseguiram aprender durante a visita. Para finalizar foi realizada uma entrevista semi-estruturada com 10 alunos, este total foi retirado das 05 turmas que foram na visita, uma amostra de 02 alunos de cada sala, a entrevista foi realizada após duas semanas da visita, neste momento eles puderam falar quais as atitudes que tomaram frente à problemática do lixo e as suas experiências após este ciclo de atividades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os questionários prévios aplicados aos alunos abordavam, em suas questões, assuntos quanto à existência da coleta de lixo e a frequência com que ocorriam no sistema regular de coleta, na casa dos alunos. Todos os alunos entrevistados responderam que o lixo gerado em casa é coletado pelos caminhões de limpeza pública, o que significa que a coleta de lixo é realizada pelos órgãos públicos. É função do estado à criação de instrumentos legais que definam as bases de políticas públicas adequadas à gestão ambiental. Porém a sociedade pode contribuir diminuindo a quantidade de lixo gerado e fazendo a devida separação dos resíduos. Quando questionados quanto ao destino que se deve dar a cada tipo de resíduo, pode-se observar que a maioria dos alunos conhece a problemática ocasionada pelo descarte incorreto de resíduos: “cada um tem um tempo de decomposição diferente”, “alguns podem fazer mal a saúde das pessoas, como o lixo hospitalar”. De um total de 40 alunos entrevistados, 100% deles consideram reduzir, reutilizar e reciclar o lixo um fator importante (Figura 1). Algumas justificativas (Figura 2) apresentadas pelos alunos são, “se não houver um reaproveitamento de material reciclável, haverá uma enorme acumulação de lixo”, “é um meio de beneficiar o meio ambiente tirando o lixo e fazendo a reciclagem, ajudando com isso a própria sociedade”. Durante a entrevista com 10 alunos, para saber se eles passaram a ter uma atitude diferente, obtiveram-se respostas como: “ah, pra mim depois que o lixo saia da minha casa o problema tava resolvido”; “minha mãe já separava o lixo lá em casa, eu ajudava muito pouco, agora eu ajudo mais, e cobro dos outros”. No decorrer da visita os alunos puderam ver como é a dinâmica de trabalho dos catadores, e o destino final de cada tipo de resíduo.

Figura 1:

Este gráfico mostra quais são as melhores formas de se evitar os danos causados pelos resíduos sólidos, segundo a concepção dos alunos.

Figura 2:

justificativa dos alunos para a importância da reciclagem do lixo.

CONCLUSÕES: Considerando o objetivo inicial deste trabalho é possível concluir que foi alcançado, pois os alunos passaram a ter mais consciência, começaram a se sentir mais responsáveis e motivados a buscar melhores soluções para os problemas relacionados ao lixo. Atitudes críticas e sustentáveis, até mesmo, na escola podem ser observadas. A transmissão do conhecimento e vivência adquiridos, com demais alunos que não participaram do trabalho, relatando a importância do tratamento e descarte adequado do lixo, também foram atitudes observadas nestes alunos.

AGRADECIMENTOS: Á CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e ao IFRO (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Rondônia).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIDONE, F. R. A.; POVINELLI, J. 1999. Conceito básico de resíduos sólidos. São Carlos: EESC / USP.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2005. Cuidando do lixo. Disponível em: ‹www.ibge.gov.br›. Acesso em: 28 de maio, 2012.

LIMA, E. R. 2003. Projeto de Implantação de um Centro de Educação Ambiental na Ilha de Fernando de Noronha, Recife.