53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Fortaleza-Ceará

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Medeiros, D.C.M. (UECE)

RESUMO: O objetivo da pesquisa foi conhecer a Educação Ambiental (EA) desenvolvida nas Escolas Municipais de Fortaleza. Para isso, foram aplicados questionários com alunos, professores e com o órgão gestor de 15 escolas municipais. Foram analisados como os profissionais do ensino formal executam seus Projetos de Educação Ambiental e identificadas as parcerias existentes no desenvolvimento destas ações. Os resultados da pesquisa mostram que as Secretarias de Educação ainda precisam melhorar seu desempenho nesta área. Durante a pesquisa verificou-se que não há falta de interesse dos professores neste assunto, mesmo assim é necessário o aumento de cursos nesta área. E os alunos demonstraram possuir conhecimentos suficientes para desenvolverem atitudes coerentes com o equilíbrio homem-meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Ensino público; Meio Ambiente

INTRODUÇÃO: Em geral, o Ensino Fundamental contempla a faixa etária de alunos de 5 a 15 anos, fase ideal para a construção de uma relação de respeito do homem com o meio ambiente. Para que isto ocorra é necessário que os professores qualifiquem-se em um curso de Formação de Educadores Ambientais para que estejam aptos a adequar os temas relacionados ao meio ambiente. Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (EFFTING, 2007). Desde o surgimento da expressão Educação Ambiental (EA) na Conferência de Educação da Universidade de Keele até os dias atuais, houve muitos avanços na EA no ensino formal no Brasil. Entre os avanços estão a construção de um Programa Nacional de Educação Ambiental e a Lei que discorre sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. O Ministério de Educação e o Ministério de Meio Ambiente possuem projetos nacionais de Educação Ambiental, voltados ou não diretamente para o ensino formal, podendo ser bem aproveitados nas aulas realizadas em sala ou fora do espaço escolar. Na cidade de Fortaleza o desenvolvimento da Educação Ambiental também envolve os setores ligados a Educação e ao Meio ambiente. O estado do Ceará, para organizar as ações ligadas a EA, possui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e o Programa de Educação Ambiental (PEACE). Pretendeu-se nesta pesquisa verificar o grau de adesão das escolas municipais de Fortaleza com projetos voltados para a Educação Ambiental e confirmar se os órgãos públicos estão cumprindo as suas funções nesta área.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho teve como base territorial a cidade de Fortaleza, onde a rede municipal de ensino possui 449 escolas. A pesquisa deste trabalho configurou-se em bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica foram utilizados materiais já publicados (livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet) e para a pesquisa de campo foram elaborados questionários direcionados aos professores e ao órgão gestor das escolas da rede municipal de Fortaleza. Na coleta de dados, não foi possível visitar todas as escolas planejadas, devido ao recesso das escolas da rede municipal de Fortaleza no mês de abril de 2012. Assim, a pesquisa de campo concentrou - se nas três primeiras regionais escolhidas para realizar a pesquisa (3, 4 e 5). Algumas das escolas visitadas encontravam-se fechadas, e em outras não foi possível aplicar os questionários devido diretores e professores estarem em planejamento, ou devido ausência do responsável pelo projeto de educação ambiental da escola. O questionário utilizado na pesquisa (apêndice A) foi composto por 6 questões para o órgão gestor, 7 para os professores e 7 para os alunos. Eles foram aplicados em 15 escolas, totalizando 13 questionários para o órgão gestor, 24 para os professores e 94 para os alunos. Inicialmente, as escolas foram escolhidas por informações prévias da SME sobre projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no local, como também pela participação da escola na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (Anexo A). As outras escolas visitadas foram escolhidas visando a proximidade nos endereços.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sobre as palestras de educação ambiental, 61% das escolas mostram que os alunos já foram beneficiados com este evento, onde foram citados como responsáveis pelas palestras os seguintes órgãos: COELCE, SEMACE, UECE, IFCE, e Professores da Escola. Com estes dados é possível perceber a existência de parceria entre Escolas e Universidades no desenvolvimento da Educação Ambiental. Apenas 39% das escolas confirmaram a existência de Projetos de Educação Ambiental, sendo mencionados os Projetos: Horta escolar, Mudanças Climáticas, Coelce e Feiras de Ciência. A respeito do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas do MEC, apenas uma das escolas afirmou possuir Com – Vida e 39% das escolas já participaram da Conferência Nacional Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente. A maioria dos Professores que respondeu aos questionários são polivalentes, especialistas e obtém informações sobre Educação Ambiental na internet. Dentre os pesquisados, apenas 38 % já fizeram um curso de Formação de Educador Ambiental, e os responsáveis pelos cursos citados foram: Fundação Demócrito Rocha (Jornal o Povo), IMPHAR e UFC. O gráfico 1 mostra que a forma mais utilizada para inserir o tema meio ambiente nas aulas é através de informações no livro didático, e que não é comum a utilização do teatro para abordar o tema. Pode-se perceber que os professores das diversas áreas de ensino mostram interesse por Educação Ambiental, sendo a falta de formação, a principal dificuldade para desenvolver o tema. Foram 94 alunos que responderam os questionários e estão na faixa etária de 9 a 14 anos, e estudam do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. O gráfico 2 aponta que o tema de Educação Ambiental que mais interessa aos alunos são os animais.

Gráfico 1: Forma de abordar o Tema Meio Ambiente em sala



Gráfico 2: Tema de Educação Ambiental de maior interesse



CONCLUSÕES: A partir dos dados oriundos dessa pesquisa é possível afirmar que os Professores das diversas disciplinas estão cientes da importância de abordar o meio ambiente em sala de aula. No entanto, ficou-se evidente a necessidade de ampliar os cursos destinados à Educação Ambiental para os professores da rede municipal de ensino de Fortaleza. Com a pesquisa percebeu-se que os alunos do ensino fundamental possuem uma boa percepção sobre o meio ambiente. Dentre os problemas relacionados ao meio ambiente, o lixo apresenta-se como um dos temas que mais preocupam os alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei Federal n° 9.795 /99, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, 28 de abril de 1999. Brasília, 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental : princípios e práticas. 5. Ed. São Paulo : Ed. Gaia, 1998.

EFFTING, Tânia Regina. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. Marechal Cândido Rondon, 2007. 90 p. Monografia (Especialização em Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2007.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.