53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Destino do Lixo Produzido nos Laboratórios de Ciências e Química do IFRO

AUTORES: Castro, E.F.D. (IFRO) ; Rosa, N.N. (IFRO) ; Paes, M.A.A. (IFRO)

RESUMO: A realização de atividades experimentais em laboratórios é algo muito comum nas universidades e instituições que contemplam cursos de química. As soluções que são produzidas para a realização da maioria desses experimentos muitas vezes não são reaproveitadas, sendo descartadas diretamente na pia. Durante as aulas práticas realizadas nos laboratórios de química e ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) – campus Ji-Paraná, há uma grande produção de substâncias e soluções, o que gera uma quantidade considerável de material a ser descartado. Com o intuito de averiguar o destino dessas soluções, bem como conscientizar alunos e professores das consequências do descarte incorreto, realizou-se uma pesquisa entre os meses de janeiro e fevereiro de 2013.

PALAVRAS CHAVES: atividades experimentais; soluções; descarte

INTRODUÇÃO: O laboratório é o lugar destinado para a realização de atividades experimentais e exige a adoção de procedimentos que garantam a segurança dos seus usuários e a preservação de sua infraestrutura. Para eliminar de forma adequada os resíduos gerados em laboratório é necessário o conhecimento do tipo de produto ou subproduto a ser eliminado. Sabendo-se as características químicas do resíduo, pode-se acondicioná-lo em recipientes adequados e descartá-lo de forma segura. Os métodos de descarte variam conforme a característica de cada resíduo. Por exemplo, ácidos e bases de alta toxicidade podem, em alguns casos, ser neutralizados, diluídos e descartados. Pode-se também, dentro das possibilidades, incinerar o material em incinerador com dois estágios de combustão. Resíduos contendo metais regeneráveis devem ser recolhidos separadamente. Atualmente a maioria das instituições de ensino e pesquisa na área de química já produzem seus manuais de normas técnicas e de segurança regulando as atividades realizadas em seus laboratórios, qualificando e quantificando as substâncias que podem ser descartadas via pia/esgoto. Outro procedimento adotado por essas instituições é a normatização do destino final dos agentes contaminantes, dando a eles o tratamento adequado de forma a manter a segurança na utilização de seus laboratórios(DEL PINO, 1997, p. 45). Deve-se proibir o descarte de resíduos tóxicos no esgoto e reduzir a geração de lixo, produzindo-se apenas o número necessário de amostras a ser utilizado, e sempre que possível adotar métodos que possam reaproveitar as sobras. Neste aspecto, os métodos de análises instrumentais mais modernos avançam nesta direção, utilizando instrumentos cada vez mais sensíveis e requerendo quantidades mínimas de amostras.

MATERIAL E MÉTODOS: Em busca de atender os objetivos propostos, o projeto foi desenvolvido nos meses de novembro e dezembro de 2012, sendo colocado em prática nos meses de janeiro e fevereiro de 2013. A investigação dos dados consistiu em uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo; entrevistas com professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – campus Ji-Paraná; e questionários destinados aos alunos e técnicos responsáveis pelos laboratórios do instituto. Para uma melhor compreensão acerca do assunto houve a necessidade de se fazer um levantamento minucioso dos manuais e normas utilizados pelas principais instituições de Ensino Superior do país que dispunham da utilização de laboratórios para a realização de atividades experimentais. A segunda etapa da pesquisa foi destinada ao acompanhamento das atividades desenvolvidas nos procedimentos técnicos e nas aulas práticas (com turmas do curso técnico em química e do curso de licenciatura em química), para constatação “in loco” da destinação dada ao material descartado após o uso. O questionário destinado aos alunos teve como objetivo fazer um levantamento do conhecimento que eles possuíam sobre a produção de materiais no laboratório de pesquisa, bem como deveriam ser procedidos o descarte das sobras. Um questionário diferente foi dirigido aos professores de Química do IFRO – campus Ji-Paraná, a fim de avaliar os procedimentos adotados durante as aulas práticas, no que tange a orientação dispensada aos alunos, quanto ao manuseio, encaminhamento e descarte das sobras produzidas nos laboratórios, bem como os cuidados necessários para preservar o meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em entrevistas realizadas com os responsáveis pelo instituto e pelas atividades experimentais obteve-se como resposta que, devido ao tempo de funcionamento dos laboratórios (começaram a ser utilizados em 2011), não houve a produção significativa de material a ser descartado. Porém, todo material produzido desde então tem sido armazenado em bombonas para um posterior tratamento, haja vista que o instituto ainda não dispõe de central de tratamento de resíduos. Com o intuito de avaliar o conhecimento dos educandos sobre o destino do lixo laboratorial, fez-se um questionário aos alunos do curso técnico em química. Ao todo, vinte e cinco alunos participaram da pesquisa, respondendo as seguintes questões: 1. Sabe qual destino é dado às sobras de material? 2. Já desprezou alguma vez solução química na pia? 3. Sabe qual o destino correto das sobras de soluções? 4. Já foi orientado pelos professores que não se deve descartar produtos na pia? 5. Conhece os danos que podem ser causados ao meio ambiente e a saúde, caso os produtos químicos sejam descartados indevidamente? 6. Você já teve que lavar os utensílios utilizados no preparo das soluções químicas? O resultado das questões encontra-se na tabela Questionário. As condições às quais as bombonas foram armazenadas foi um importante aspecto verificado durante a realização da pesquisa. Observou-se que o instituto possui um “depósito improvisado”, que nada mais é do que uma pequena sala que não dispõe de janela de ventilação ou qualquer outro meio de arejamento. Ao final da pesquisa, buscou-se informações e sugestões para a criação de uma Unidade de Gestão de Descarte de Produtos Químicos (UGDPD) no IFRO com salas devidamente preparadas para essa atividade.

Questionário



CONCLUSÕES: Tendo em vista que há muita produção de resíduos durante as atividades experimentais realizadas no IFRO, sugere-se aos responsáveis por tais atividades que apliquem o princípio da reutilização de substâncias passíveis de reuso em novas experiências e que façam um bom planejamento antes das aulas práticas para que não haja desperdício. Faz-se necessário a criação urgente de uma unidade que gerencie todos os resíduos oriundos de atividades experimentais, de modo a diminuir o seu impacto socioambiental.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEL PINO, José Claudio; KRÜGER, Verno. Segurança no Laboratório. São Paulo: SE-CECIRS, 1997, p. 45-52.