53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II REALIZADO NA E.E.F.M. VERA SIMPLÍCIO EM BELÉM-PA

AUTORES: da Silva e Silva, B.M. (UEPA) ; de Araújo Moysés, D. (UEPA) ; Barbosa Santiago, E.S. (UEPA) ; Pereira da Silva, L. (UEPA) ; de Brito Silva, M.D. (UEPA) ; da Silva Santos, V. (UEPA) ; Cabral Thomaz, K.T. (UEPA)

RESUMO: O presente trabalho visa relatar a vivência dos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na disciplina Estágio Supervisionado II identificando e refletindo a importância da dinâmica em sala de aula e das relações entre professor e aluno, contribuindo para a formação do acadêmico. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário, contendo questões abertas e fechadas, que foi aplicado a 25 alunos do nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício em Belém-PA. As pesquisas indicaram a presença do diálogo no cotidiano escolar e sua influência nas atividades pedagógicas desenvolvidas.

PALAVRAS CHAVES: Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Diálogo

INTRODUÇÃO: O componente curricular estágio supervisionado nos cursos de licenciatura oferece aos acadêmicos a oportunidade de compartilhar construções de aprendizagem em situações reais de vivência no espaço escolar, pois este é o momento em que ocorre o primeiro contato do professor em formação inicial com a realidade escolar. No Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, o estágio supervisionado é o momento em que o graduando constrói sua identidade docente a partir da interação com professores e turmas de ciências do 5º ao 9º ano, relacionando teoria e prática. Pimenta e Lima (2004) afirmam que o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA, 1995). A partir desta vivência extraem-se grandes ensinamentos que serão inseridos na vida do acadêmico, modelando e consolidando a sua vida profissional, mantendo os acertos, ausentando os erros e acrescentando novas experiências baseados em novos conhecimentos, destacando-se em sala de aula a interação professor-aluno. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo refletir acerca da importância do Estágio Supervisionado na formação do acadêmico, buscando a familiarização da relação entre professor- aluno; estagiário-aluno e estagiário-professor, a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado com 25 alunos do nono ano do ensino fundamental do turno vespertino da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício, localizada em Belém-PA. Sendo ele constituído de questões abertas e fechadas, referente a interação professor-aluno e estagiário-aluno.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante nossa observação foi possível constatar que a faixa etária da turma não condiz com o que estabelece a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Além disso, percebemos que havia uma grande evasão. Fato este atribuído, pelo horário das aulas, que ocorriam nos dois últimos tempos de uma segunda-feira. Aos alunos entrevistados, foi questionado sobre a relação existente com a professora de Ciências, 96% afirmaram ter uma boa interação, conceituando-a de boa à excelente. Os alunos remanescentes eram atenciosos, interagiam com a professora e entre si, questionavam as falas da professora, bem como, suscitavam o debate, sempre gerando a dúvida e não apenas acatando o que havia sido dito. No que se refere à interação com os estagiários de algum curso durante as aulas, 64% dos alunos declararam interagir com os estagiários e 36% afirmaram não realizar essa interação. De acordo com Lima e Santos (2010) o estágio possibilita ao aluno de Licenciatura, vivência em uma situação real de ensino e de investigação das condições do seu exercício profissional.Sendo um componente curricular integrador, onde se dá o contato com a realidade da escola. Quando pedimos para que eles classificassem essa relação, 64% afirmaram ser de boa à excelente, 4% regular e 36% não opinaram. Quanto a forma de interação estagiário/aluno que ocorreu ao longo do estágio, observou-se que 32% dos alunos conversavam com os estagiários sobre assuntos diversos, 20% dos alunos declararam que esta interação ocorria por meio da ajuda na resolução de exercícios e 36% dos alunos afirmaram que a relação com os estagiários era para tirar dúvidas sobre assuntos ministrados pelo professor.Acerca da interação aluno-aluno durante as aulas de Ciências, 75% afirmaram interagir entre si para a realização dos exercícios propostos.

CONCLUSÕES: Com o trabalho realizado percebemos que a professora de Ciências da 5ª série B da E. E. E. F. M. Vera Simplício esforça-se bastante para colocar em prática o conhecimento adquirido em sua formação. Ficou claro que a mesma, estabelece o diálogo com os seus alunos como ferramenta na construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de um esquema dialógico, ou seja, uma relação horizontal na qual o diálogo é utilizado como instrumento de vínculo entre o cognitivo e as ações concretas. Resultando em um intercâmbio e reflexão entre os sujeitos de uma relação entre professor-aluno.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos e professora da E.E.E.F.M. Vera Simplício.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FURMAM, Melina. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO AS PEDRAS FUNDACIONAIS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. Ed. Sangari Brasil; Outubro de 2009.

GUERRA, Miriam Darlete Seade.R e f l e x õ e s s o b r e u m pr o c e s s o v i v i d o e m estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995

Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei nº 9.394/96: nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya/Qualitymark, 1997.

Lima e Santos (2010)

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2004.