53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Contextualização do Ensino de Química e Motivação de alunos de Ensino Fundamental: Ação PIBID Química UFPE/CAA.

AUTORES: Silva, J.E. (UFPE) ; Souza, A.S. (UFPE) ; Lima, R.A. (UFPE) ; Gomes, E.O. (UFPE) ; Silva, S.E.P. (UFPE) ; Sa, R.A. (UFPE)

RESUMO: O ensino de química tem passado por momentos de intensa reflexão, pois as aulas de química são vistas como algo maçante, com memorização de conceitos e fórmulas apresentados nos livros. O uso do vídeo nas aulas pode ter um impacto maior que um livro ou uma aula expositiva. A utilização de experimento pode ser considerada uma estratégia pedagógica que gera problematizações e buscas de explicações para os fenômenos observados. Este trabalho teve como objetivo propor uma SD para alunos do Ensino Fundamental através de vídeos e experimento relacionando o cotidiano do aluno com esta ciência. Visando abordar a química de uma forma diferenciada e motivar os alunos para o estudo desta ciência. Além de os docentes a fazerem uso destas atividades didáticas tanto no ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Motivação; Química

INTRODUÇÃO: Segundo CALLEGARIO E BORGES (2010), o ensino de química tem passado por momentos de intensa reflexão, devido aos elevados índices de reprovação e evasão, pois as aulas de química são vistas como algo maçante, com memorização de conceitos e fórmulas apresentados nos livros. No combate das dificuldades no ensino, os professores são estimula¬dos a irem de encontro ao formalismo matemático da química e a dialogar com disciplinas que apresentem conceitos em comum. Também é fundamental a busca de materiais alternativos que possam ser utilizados no processo de ensino- aprendizagem (MARCELINO-Jr. et al., 2004). Segundo VIEIRA E MARCELINO-Jr (2010), o uso do vídeo nas aulas pode ter um impacto maior que um livro ou uma aula expositiva. Associando atividade escolar a um conceito de entretenimento, e que, quando utilizado de forma correta, exerce função motivadora, investi¬gadora, lúdica e atitudinal. A utilização de experimento simples pode ser considerada uma estratégia pedagógica que gera problematizações, discussões e buscas de explicações para os fenômenos observados (SILVA & MACHADO, 2008). Temas sócios científicos têm sido propostos como tentativa de contextualizar a química a partir das experiências trazidas pelos alunos para a sala de aula, o que pode despertar um maior interesse para o aprendizado desta ciência (QUADROS, 2004). Este trabalho teve como objetivo propor uma sequencia didática (SD) para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental através de vídeos que abordam a química com a vida, meio ambiente e tecnologia, e um experimento relacionando o cotidiano do aluno com esta ciência. Visando contextualizar e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de química, como forma de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais conscientes.

MATERIAL E MÉTODOS: A SD, baseada em MÉHEUT, M (2005), envolveu quatro etapas: 1ª exposição de dois vídeos didáticos disponível no youtube. O vídeo A, “Desenvolvimento Tecnológico: Meu Bem ou Meu mal?”, abordou a importância da química no desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, questiona o aluno a respeito do desenvolvimento desenfreado que ocasiona um consumo exagerado de produtos e, também, se a maneira como estão sendo utilizados é ou não benéfica ao ser humano (http://www.youtube.com/watch). Vídeo B “Química é Vida”, enfatizou o quanto a química e a vida são inseparáveis (http://www.youtube.com/watch). 2ª realização do experimento “Ovo na Garrafa”, objetivando demonstrar que a química também pode ser estudada através de experimentos simples que instigam a curiosidade dos alunos, acarretando na aprendizagem a partir de uma metodologia diferenciada (http://www.pontociencia.org.br). 3ª Discussão sobre os conteúdos abordados nos vídeos e experimento. 4º Resolução de um questionário (Q1 a Q6), que abordou de uma forma contextualizada e interdisciplinar, utilizando figuras que estavam relacionadas a cada quesito. Objetivando com isso, instigar os alunos a responderem aos questionamentos. Como também, terem uma visão geral da temática que estava sendo proposta. Pois, tratava-se de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que estavam tendo o primeiro contato com a Química. A SD foi aplicada a 31 alunos do 9° ano de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração de 6 horas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A SD iniciou com um levantamento de questões sobre a relação da química com a sociedade, tecnologia e meio ambiente, com o objetivo de diagnosticar, as concepções prévias dos alunos sobre a temática abordada. Observou-se que cerca de 80% dos discentes não sabiam opinar. Ou seja, relacionar à química com a vida, poluição, cosméticos ou medicamentos. Consequentemente, não foi observado opiniões claras sobre o interesse dos mesmos para o estudo e importância da química. Pois, sendo alunos do 9º ano, o seu contato com esta ciência ainda era recente. Este diagnóstico inicial foi de suma importância para a continuidade e êxito deste trabalho. Após a exibição dos vídeos, foi realizada uma discussão a partir dos temas abordados. Observou-se, então, um posicionamento mais sólido da maioria dos discentes. Eles passaram a relacionar questões do seu dia-a-dia com a química. Observando que a química faz parte da cozinha, alimentos e produtos de limpeza. A SD também abordou através do experimento “Ovo na Garrafa”, o conceito de pressão e reação de combustão. Inicialmente, os alunos tentaram colocar o ovo na garrafa, mas não tiveram êxito. O aluno monitor, então, realizou o experimento mostrando que, através do uso da química, era possível a realização desta tarefa. Foi explicado que, através da reação de combustão, que aconteceu no interior da garrafa, acarretou em uma pressão que fez com que o ovo cozido, deslocasse para o interior da mesma. As análises dos questionários demonstraram que 100% dos discentes passaram a fazer uma relação entre a química com a água, as plantas, tecnologia e aos animais. Ao serem questionados sobre a química e a poluição, 90% das respostas, mostraram que é o mau uso da química que ocasiona estes problemas.

CONCLUSÕES: As dificuldades dos alunos em relacionar a Química com o seu cotidiano, é nítida. Esta problemática pode ser superada através de vídeos didáticos e experimentos que abordem o cotidiano. Aulas contextualizadas despertam o interesse pela ciência, além de possibilitar que os alunos enxerguem a química no seu cotidiano. A realização desse trabalho foi de suma importância, pois além de demonstrar aos alunos a química de uma forma diferenciada, procura instigar os professores a fazerem uso destas atividades didáticas.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CALLEGARIO, L.J. e BORGES, M.N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.

MARCELINO-JR, C.A.C.; BARBOSA, R.M.N.; CAMPOS, A.F.; LEÃO, M.B.C.; CUNHA, H.S. e PAVÃO, A.C. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. Quími¬ca Nova na Escola, n. 19, 2004.

QUADROS, A. L. A água como tema gerador do conhecimento químico. Química Nova na Escola, 20, p. 26, 2004.
MÉHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: Research and Quality of Science Education (Eds. Kerst Boersma, Martin Goedhart, Onno de Jong e Harrie Eijelhof). Holanda: Springer, 2005.
Youtube. (27 de dezembro, 2012). Desenvolvimento Tecnológico: Meu Bem ou Meu Mal? Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=By0aewLhx-Y>. Acessado em: 25 de Março, 2013.
Youtube. Química é Vida. (18 de Fevereiro, 2011). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vDo6cKKuFGc>. Acessado em: 25 de Março, 2013.
Ponto Ciência. Como Colocar um Ovo Dentro de uma garrafa? (16 de Novembro, 2008). Disponível em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=141>. Acessado em: 27 de Abril, 2013.
SILVA, R.R. e MACHADO, P.F.L. A experimentação no Ensino Médio de química: a problemática da segurança em laboratórios de escolas públicas do Distrito Federal. Ciência & Educação. 2008 (no prelo).
VIEIRA, M.B. e MARCELINO-Jr., C.A.C. A seleção de vídeos didáticos para o ensino de química: o caso da eletroquímica. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 10, 18 a 22 de outubro de 2010. Caderno de resumos. Recife: UFRPE, 2010.