53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Papel que não queima: um experimento como objeto de pesquisa na Química.

AUTORES: Silva, L.O.P. (CPMG-DR) ; Mendonça, A.F. (VISA-ITUMBIARA)

RESUMO: O objetivo desse trabalho foi o uso do experimento “Papel que não queima” como objeto de pesquisa para as disciplinas de físico-química e química orgânica no ensino médio. O experimento foi trabalhado com os conteúdos de reações de combustão, entalpia, e funções orgânicas oxigenadas. O trabalho foi apresentado nos 2º e 3º anos do ensino médio com objetivos diferentes. Nas turmas de os 2º anos trabalhou-se a disciplina de físico-química, já e nos 3º abordou-se a química orgânica. O trabalho foi desenvolvido em duas partes: na primeira, aplicou-se o experimento e os alunos foram orientados a anotar tudo o que pudesse ser visualizado durante a realização do mesmo; na segunda parte, realizaram-se questionamentos aos alunos referindo-se às possíveis explicações do experimento.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Experimentação ; Lúdico

INTRODUÇÃO: O ensino é um processo que visa a promoção de mudanças e, a partir de estratégias instrucionais adequadas, faz com que os alunos evoluam suas ideias previas em favor das concepções científicas.1 “O uso da experimentação no ensino de química pode ser justificada quando se considera sua função pedagógica de auxiliar o aluno na compreensão de fenômenos e conteúdos”.2 As atividades experimentais têm o intuito de favorecer aos alunos o exercício do trânsito disciplinar entre os domínios da teoria com o que ocorre nas reações em si, ou seja, as experimentações de laboratório consistem em dinamizar o ensino da Química. E para que ocorra uma aprendizagem significativa tem que trabalhar a teoria e a prática em par dialético, pois um não existe sem o outro. Esse trabalho teve por objetivo utilizar o experimento “Papel que não queima” como objeto de pesquisa, a fim de conseguir uma aprendizagem significativa pelos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: A aula foi dividida em duas partes: na primeira parte foi realizado o experimento com o auxílio de um roteiro retirado do próprio livro didático. E foi orientado aos alunos que anotassem tudo o que acontecia durante o experimento. Os materiais utilizados foram: água e a propanona (comercialmente conhecida como acetona). No segundo momento foi entregue um questionário, com três questões abertas, aos alunos, tanto para o 2º ano quanto para o 3º ano do ensino médio. As questões eram: 1) Relate com suas palavras o que aconteceu no experimento. 2) Explique porque metade do papel queimou e a outra metade não? 3) Elabore uma teoria para explicar o que aconteceu no experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O experimento consiste numa solução de água e a acetona, onde se molha o papel nessa solução e se coloca fogo. Onde o papel está molhado pega fogo, porém o papel não queima. Contudo, onde o papel está seco o fogo começa a se expandir. Os alunos do 3º ano do ensino médio obtiveram maiores sucesso nas respostas do questionário, em relação aos alunos do 2º ano. Avaliando os questionários, obtiveram-se respostas inusitadas e outras muito bem elaboradas. Na primeira questão os alunos do 2º ano descreveram melhor o que acontecia detalhadamente no experimento. Porém, nas questões dois e três a maioria dos alunos do 2º ano não soube responder. Já no 3º ano os alunos responderam com mais clareza e teorias. A grande maioria dos alunos do 2º ano escreveu, na questão dois, que: “a parte molhada do papel não queimou, por que ele estava molhado com água. Já a parte seca queimou por que não estava molhado.” Porém, alguns alunos do 3º ano responderam que: “A parte seca queimava, por que o ponto de ignição da solução água-acetona era maior que a do papel seco.” Quanto questionados para elaborar uma teoria, a grande maioria não soube responder. Alguns escreveram que “era por causa da água”, outros falavam que “havia diferença no ponto de ebulição entre os dois líquidos”. Com isso, pode-se notar que apesar de alguns alunos não terem lembrado de toda teoria, eles relacionaram, e muito bem, o experimento com a parte teórica: sobre a entalpia de uma reação, as reações de combustão, o ponto de ignição e as características da propanona.

CONCLUSÕES: Com esse trabalho, pode-se observar que os alunos gostam de se sentir desafiados e o uso da experimentação como objeto de pesquisa eleva a curiosidade dos discentes e fazem com que eles relembrem conteúdos estudados nos anos anteriores para tentar explicar o que estava acontecendo. Com isso o professor deve fazer da sala de aula um espaço constante de investigação, que proporcione uma contínua reflexão de seu papel e estimule o aluno a buscar cada vez mais conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Aos coordenadores do CPMG-DR e aos professores que ajudou no desenvolvimento desse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 SOARES, M. H. F. B: CAVALHEIRO, E. T. G. O ludo como um jogo oara discutir conceitos em termoquimica. Quimica Nova na Escola. N.23, maio, 2006.

2 GEPEQ. Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores. São Paulo, 2007.