53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA E O CONFORTO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

AUTORES: Lima Monteiro, S.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ) ; Aragão, F. (UVA)

RESUMO: Após a revolução industrial, passou-se a obedecer sistematicamente a regras que seguem leis nas quais são traduzidas em cálculos e fórmulas.'Não é apenas aquilo que nos rodeia exteriormente e o mundo físico que é organizado pela máquina, mas também nosso mundo interior e espiritual'(CHOAY,1925).Percebemos que tudo segue uma padronização, desde os espaços físicos existentes até mesmo nossas ações cotidianas. Nosso trabalho vai desenvolver uma análise sobre a presença ou a falta, de uma padronização nas estruturas físicas de instituições escolares Ens.Médio, verificando também a necessidade de se atentar para as condições de conforto ambiental ou fatores ergonômicos, tomando-se os elementos luminosidade,ventilação,mobiliário e ruído que aliados à ação pedagógica formam o cenário educacional.

PALAVRAS CHAVES: FATORES ERGONÔMICOS; CONFORTO AMBIENTAL; CURRICULO ESCOLAR

INTRODUÇÃO: A LDBEM (9394/96),preconiza que a educação nacional tem como finalidadepreparar o educando para exercer a cidadania e estar apto ao trabalho, dentro dos princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana(BRASIL,1996). Cabe a escola cumprir este papel de preparação do individuo para a sociedade. Garantindo para todos os alunos a aprendizagem, de forma a construir cidadãos bem informados e competentes. A escola passa a ser o principal lugar de instrução, por isso torna-se necessário que ela seja bem organizada. Uma das formas de organização escolar é o currículo, no qual a LDB em seu artigo 26 indica elementos que podem constituir o currículo de nível médio, como a garantia de uma base nacional comum, a ser complementada, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Também o currículo do ensino médio 'adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes'(Art.36, inciso II).As DCENEM propõem uma adoção de metodologias de ensino diversificadas que estimulem a construção do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores. Um ensino tendo por base um currículo organizado baseado na LDB e nas DCENEM terá mais chances em desenvolver nos alunos o desejo em aprender. Paralelo ao alcance deste objetivo, faz-se necessário um olhar atento ao espaço físico, muitas vezes inapropriado, sem conservação e necessitando de boa higienização, com iluminação inadequada, mobiliário desconfortável e sem nenhuma representação simbólica dos marcos inovadores propostos pelas Leis atuais. O espaço físico na realidade é coautor do desenvolvimento do ensino- aprendizagem dos alunos (BENCOSTTA,2005).

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento deste trabalho é fundamentado em pesquisa bibliográfica e em uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica teve como foco principal a verificação de bibliografias especializadas em assuntos relacionados às estruturas físicas e o conforto ambiental das escolas, bem como as orientações das leis educacionais vigentes. A pesquisa de campo realizou-se em visitas a duas escolas de Ensino Médio da rede pública sediadas na cidade de Sobral – EEFM Prof. Luís Felipe (Escola A) e Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota (Escola B), onde se observou o comportamento, a concentração e a atenção dos alunos. A pesquisa ocorreu no período do segundo semestre mês de dezembro/Janeiro, no turno da manhã em uma sala de 1° ano do ensino médio da Escola A e em uma sala de 1° ano da Escola B. Foi aplicado ainda um questionário contendo 10 perguntas (APÊNDICE), o qual buscou colher o ponto de vista dos alunos acerca da estrutura física de suas escolas, a percepção segundo os elementos formadores do conforto ambiental e quais as sugestões que propunham para a melhoria do espaço físico escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram visitadas duas escolas públicas de nível médio na cidade de Sobral. Ambas situadas na zona urbana da referida cidade. A escola A, foi fundada em 1943, atualmente a escola oferece do 8°ano ao 3° ano do ensino médio e possui como média 35 alunos por turma, e salas com tamanho de 48m²(8m²X6m²). A escola A, ainda dispõe de Laboratório de Física e Matemática/ Ciências, Química e Biologia. Hoje, a mesma, ao completar 65 anos, tem como grandes desafios a estrutura física antiga, a falta de biblioteca e laboratórios, a falta de espaços amplos, enfim é obrigada a idealizar ambientes improvisados condicionados por suas limitações e que esta escola não difere em modelo físico, de uma escola tradicional. Faltam recursos financeiros bem melhor distribuídos e o alcance de participação e fiscalização da comunidade escolar.A escola B funciona a 28 anos oferecendo à comunidade sobralense, o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio em todos os turnos (manhã, tarde e noite), com média de 35 alunos por turma. Além de possuir quadra esportiva, uma sala de leitura, uma biblioteca com bons livros, três laboratórios de ciências, matemática e informática. Para ministrar as aulas, os docentes têm recursos didáticos variados à disposição. Possui uma boa área arborizada, proporcionando um clima agradável em algumas épocas do ano em que a temperatura é elevada, porém, os alunos da referida escola em sua maioria, ainda consideram precárias, a climatização, ventilação e conforto de carteiras e salas de aula. Dos 61 alunos entrevistados das escolas A e B, 76,77% não consideram as salas de aula confortáveis; enquanto que 23,23% consideram confortáveis suas salas de aula. O conforto ambiental se refere ao ruído, ventilação, iluminação, adequação de mobiliário e espaços livres p/aluno

CONCLUSÕES: Com a análise proveniente a partir dos dados obtidos das respostas e observação das Escolas A e B, tivemos uma visão de que é preciso uma mudança significativa dos ambientes físicos, bem como a introdução da inovação aliada às condições socioambientais como fator preponderante nas construções dos equipamentos escolares. A qualidade da arquitetura escolar depende do nível de adequação e de desempenho de seus ambientes, em seus aspectos técnicos,funcionais,estéticos e, conseqüentemente, do modo como esses aspectos afetam o bem-estar dos seus usuários além de serem marcos simbólicos contemporâneo

AGRADECIMENTOS: A DEUS POR TODA PLENITUDE E BELEZA À UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ ÀS ESCOLAS E GESTÕES QUE NOS POSSIBILITARAM ESSE TRABALHO DE PESQUISA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENCOSTTA, M. L. A. (Org.) História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.
DELGADO, L. A. N. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão. São Paulo: Ed.São Paulo, 1927.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Padrões de Infra-estrutura para as Instituições de Educação Infantil e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Rio de Janeiro, 2004.
_______________________. A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Brasil, 1996.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ.Gestão escolar, recursos financeiros e patrimoniais. Fortaleza: Secretaria da Educação Básica do Ceará, 2005.
Identificação dos pontos de Vista Elementares. Santa Catarina[s.n], 1998.Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/valerio/cap4-3.html >.Acesso em: 18 dez. 2008, 16:25:45.