53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Problemáticas encontradas no ensino/aprendizagem da Química no município de Ouricuri-PE

AUTORES: Araujo Junior, S.F. (IF SERTÃO-PE) ; Nunes, E.D. (IF SERTÃO-PE) ; Alcântara, A.F.P. (IF SERTÃO-PE)

RESUMO: A dificuldade dos alunos em aprender Química tem sido especulada na esfera da educação em todo o mundo, ao enfatizar esse construto, o qual vem sido reconhecido no Brasil, nos mais variados instrumentos e teorias, buscando solucionar esse problema. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa na cidade de Ouricuri-PE, através de questionamentos feitos a pedagogos, professores de Química e alunos do ensino médio de escolas públicas, com o objetivo de identificar as ideias, nestes três grupos, quais são os principais fatores que devem atrapalhar a aprendizagem. A pesquisa apontou que, um dos aspectos que atrapalha o ensino se deve à falta de aulas práticas em laboratórios, uma vez que esse campo de conhecimento não pode ser vivenciado somente na teoria.

PALAVRAS CHAVES: ensino; dificuldade; química

INTRODUÇÃO: A dificuldade dos alunos em aprender Química tem sido especulada na esfera da educação em todo o mundo no sentido de solucionar esse problema. O ritmo acelerado da globalização, cuja realidade econômico-tecnológica imprime profundas transformações, exige a integração do aluno à sociedade e a escola tem papel fundamental neste processo. Atualmente o tema educação tem merecido destaque, haja vista o seu insistente aparecimento na mídia, bem como, as diversas discussões que têm gerado incômodos no que diz respeito ao problema do fracasso escolar, relações interpessoais e condutas escolares socialmente indesejáveis.1 O ensino de Química nas escolas públicas tem sido motivo de discussões pelo fato das aulas ministradas não proporcionarem ao aluno uma formação científica para o exercício da cidadania. Isso pode ser percebido atualmente pelo fato da população, mesmo com uma formação de nível médio em sua maioria absoluta, apresentar níveis insuficientes de pensamento crítico e aceitação de informações sem base científica. Diante dessa problemática associada ao ensino e aprendizagem de Química, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas escolas públicas do município de Ouricuri-PE, com o objetivo de compreender quais os vieses do ensino-aprendizagem de Química na opinião de alunos e educadores.

MATERIAL E MÉTODOS: O levantamento de concepções a respeito das problemáticas encontradas no ensino/aprendizagem da Química teve como técnica para coleta de dados uma pesquisa exploratória por meio de entrevista dirigida, as quais foram gravadas em mídia eletrônica e transcritas posteriormente. Os entrevistados compunham três grupos distintos: • O primeiro grupo é formado por oito professores de Química da rede pública estadual, dos quais seis possuem graduação em Ciências Biológicas, um em Engenharia de Energias Renováveis e um em Pedagogia; • O segundo grupo é constituído por oito pedagogos; • O terceiro grupo é composto por oito alunos do ensino médio de escolas públicas, os quais cursam o 3° ano. Após a transcrição das entrevistas, o grupo responsável por aplicar o questionário realizou a categorização das diferentes concepções obtidas pelos entrevistados. Por meio desta classificação, organizaram-se as ideias centrais de cada grupo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 1 mostra os principais fatores que atrapalham os alunos a aprenderem os conteúdos de Química no entendimento dos professores de Química, pedagogos e alunos entrevistados. A Tabela 1 mostra que a falta de aulas práticas e o desinteresse dos alunos são considerados os aspectos que mais atrapalham o aprendizado de Química. Após os alunos, pedagogos e professores do ensino médio serem entrevistados, podemos ter uma relação mais clara das problemáticas encontradas no ensino aprendizado da Química. Tanto os professores quanto os alunos e os pedagogos apontaram como uma das problemáticas encontrada para que se tenha um bom rendimento na disciplina, a falta de aulas práticas em laboratórios ou mesmo em sala de aula. As aulas práticas devem possibilitar ao aluno, através do contato direto com experiências concretas, o pensamento crítico, elaboração de ideias, solução de problemas, enfim a compreensão a respeito daquilo que é estudado. Por sua vez, o aluno adquire independência para desenvolver atitudes científicas e analisar percepções não científicas. Não se pode, entretanto, colocar a culpa deste problema apenas nos professores. Uma das causas desses problemas é o curso de formação deficiente que reforça a aprendizagem passiva pelo formato expositivo das aulas (Lima et al., 2000). Outros aspectos importantes resaltados pelos professores a serem mencionados em relação a problemáticas são: • Defasagem do ensino fundamental; • Desinteresse pela matéria; • Complexidade da disciplina;

Aspectos que atrapalham o aprendizado da Química



CONCLUSÕES: Os resultados obtidos nesta pesquisa permitiram constatar que: • Existe uma formação deficiente dos docentes; • Professores, pedagogos e alunos apontam que a falta de atividades experimentais é um dos problemas associados ao bom rendimento do aluno na disciplina; • O desinteresse, complexidade da disciplina e defasagem do ensino fundamental são outros fatores cooptados à dificuldade de aprendizado da ciência em questão

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IF Sertão-PE pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Lima, J. F. L.; Pina, M. S. L.; Barbosa, R. M. N.; Jófili, Z. M. S. A contextualização no ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 11, 26-29, 2000

PERONEO, D. S. Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais. 2008. 44 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

PIAGET, J. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

RIBEIRO, A. T. A formação do professor de Química. Disponível em: http://ensquimica.blogspot.com.br/2009/04/formacao-do-professor-de-quimica.html. Acesso em: 30 jul. 2012.

SALTINI, C. J.P. Afetividade e Inteligência. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

SCHNETZLER, R. P; SANTOS, W. L. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.