53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PERCEPÇÕES INICIAIS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CAMPUS ITUMBIARA COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET)

AUTORES: Silva, A.K. (IFG) ; Medeiros, M.S. (IFG) ; Goulart, A.C. (IFG) ; Almeida, M.S. (IFG) ; Cardoso, A.G. (IFG) ; Goulart, S.M. (IFG)

RESUMO: O presente trabalho abordará as percepções iniciais dos ingressantes em 2013/1 do curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara com o intuito de diagnosticar motivos que levam a evasão, tão presentes no curso ofertado. O diagnóstico foi realizado a partir de entrevista semi-estruturada. O curso de Licenciatura em Química está atendendo a expectativa de 88,2% dos alunos. As disciplinas consideradas mais difíceis foram Transformações Químicas (41,1%) e Matemática Elementar (35,3%). Esses resultados indicaram uma maior atuação nessa área. 35,3% dos alunos disseram que estão cursando Licenciatura em Química devido à gratuidade da instituição. Nenhum aluno escolheu o curso por vontade de ser professor de Química, sendo necessário o trabalho do PET em relação à carreira docente.

PALAVRAS CHAVES: ingressantes; motivação; evasão

INTRODUÇÃO: O curso de Licenciatura em Química do IFG-Campus Itumbiara, começou a ser ofertado em agosto de 2008 no período noturno com duração mínima de quatro anos. O curso tem como objetivo principal a formação de educadores em Química para atuação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, podendo oportunamente exercer também outras atividades como direção, supervisão, entre outras. Contudo, ano após ano, o curso vem enfrentando sérios problemas de evasão e retenção. Sabe-se que a retenção caracteriza-se pelo fato do aluno repetir a disciplina, na qual não tenha conseguido aprovação, já a evasão escolar é caracterizada pelo abandono do aluno antes de completar sua escolaridade (PAZ; BARBOSA; AZEVEDO, 2005). Antes de tudo é importante ressaltar que a evasão deve ser contabilizada no item despesas do ensino superior público e não somente como uma simples indecisão ou falta de vocação do estudante para determinada profissão. Por isso, todos os esforços cabíveis devem ser realizados para permanência dos estudantes em seus cursos. A vaga que não é usada é uma despesa muito grande para o Brasil, com muitas prioridades que, por falta de recursos, não são atendidas (MACHADO; FILHO; PINTO, 2005). “O Programa de Educação Tutorial, PET Química: Educação Ambiente e Sociedade” tem como foco a atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão, principalmente contribuindo Para a qualidade acadêmica e redução da evasão e retenção. O Grupo PET propôs um estudo para verificar a motivação dos alunos ingressantes, suas expectativas e suas principais percepções a respeito do curso de Licenciatura em Química, a fim de auxiliá-los e criar um ambiente favorável à formação dos mesmos, buscando redução dos índices de retenção e de evasão, bem como proporcionando a elevação da qualidade acadêmica.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o referido estudo, a metodologia aplicada foi em forma de entrevista semi- estruturada. A mesma foi aplicada a 17 alunos ingressantes em 2013/1 do Curso de Licenciatura em Química do IFG, que se dispuseram a participar da pesquisa sem se identificarem. Destas entrevistas foram coletadas informações, a partir de uma análise e interpretação de dados, a respeito das expectativas dos alunos, as dificuldades, a motivação, a razão pela qual escolheram o curso e como eles acham que o grupo PET Química poderá auxiliá-los nas suas dificuldades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 1 apresenta um resumo das principais questões abordadas na entrevista e as respostas dos alunos.Dados de 2008/2 a 2012/1 apontam que a disciplina com maior índice de reprovação no 1º período de Licenciatura em Química foi Matemática Elementar (74,8%). Enquanto na disciplina de Transformações Químicas o índice de reprovação foi 57%(SISTEC, 2013). No presente trabalho, a maior dificuldade dos alunos foi Transformações Químicas.Sobre a pergunta do motivo da escolha do curso, nenhum aluno deste período disse que escolheu este curso por vontade de ser um professor de Química. É evidente que se torna necessário um trabalho do PET em relação à carreira docente, afinal é um curso de Licenciatura. Os alunos apontaram ações extraclasses para o grupo PET como ferramenta para melhoria do curso. Os resultados estão apresentados na Figura 1. O Grupo PET já está implementando as ações propostas visando sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos Licenciatura em Química do IFG. Os resultados apresentados indicam que mesmo que a maioria esteja motivada com o curso, e sendo atendida em suas expectativas, a questão sobre os motivos que levaram os alunos a escolherem o curso de Licenciatura em Química revela que maior parte dos entrevistados foi por falta de opção, ou pela gratuidade da Instituição. E esta é uma questão alarmante, pois possivelmente se estes alunos forem aprovados em outro vestibular a chance deles evadirem do curso de Licenciatura em Química é muito grande. Experiências para permanência dos estudantes nos Cursos de Química estão sendo descritas em diferentes partes do planeta (MACHADO; FILHO; PINTO, 2005) o que estimula a discussão do tema, e assim cada vez mais aparecerão novas ideias poderão ser implementadas.

Tabela 1.

Levantamento dos dados obtidos nas entrevistas semi- estruturadas.

Figura 1.

Ações do PET para melhorar o desempenho do curso.

CONCLUSÕES: Como principais conclusões, verificou-se que mudanças e aplicações simples devem ser feitas, motivando a permanência dos alunos, atendendo às suas expectativas e proporcionando qualidade do ensino. O Grupo PET trabalhará com essas percepções para que os alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Química do IFG consigam vencer suas limitações, e que lhes permitam repassar estas experiências a outras pessoas e que tenham prazer na prática docente.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Goiás; Ao grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade; E ao MEC-FNDE pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACHADO, S. P.; FILHO, J. M. M.; PINTO, A. C. 2005. A evasão nos cursos de graduação de química. Uma experiência de sucesso feita no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para diminuir a evasão. Química Nova, 28: 41-43.

PAZ, R. A. da; BARBOSA, E. A.; AZEVEDO, L. G. de. 2005. Evasão e repetência: O caso do curso de Licenciatura em Química da UEPB. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Campina Grande- PB.

SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, 2013. Instituto Federal de Goiás, Câmpus Itumbiara.