53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: As aulas práticas no ensino de Química: um relato de experiência, dos bolsistas do PIBID/IFRN-CAMPUS Currais Novos.

AUTORES: Morais, R.O. (IFRN) ; Silva, T.S. (IFRN) ; Simões, B.M. (IFRN) ; Cardoso, J.L.S. (IFRN) ; Azevedo, A.C. (IFRN)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID, durante uma Mostra Científica e Cultural, na Escola Estadual Tristão de Barros no município de Currais Novos-RN. É possível observar a importância deste tipo de atividade, tanto para os bolsistas de iniciação a docência, que experimentaram na prática, uma forma de docência mais lúdica e significativa, quanto para os alunos participantes do evento, que tiveram contato com a Química como ela realmente é, sem mitos, e relacionada ao seu cotidiano, favorecendo assim a aprendizagem dos mesmos. De fato observou-se que os estudantes participantes da mostra, demonstraram total domínio do conteúdo trabalhado e das experiências realizadas, evidenciando assim que houve aprendizagem significativa.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Aulas Práticas

INTRODUÇÃO: Atualmente é uma opinião quase unânime no meio acadêmico, entre os professores de Química, a importância da experimentação no ensino desta disciplina. De fato é largamente encontrado na literatura, trabalhos versando sobre essa temática, e destacando a sua importância (NÓBREGA, 2011; SOUZA, 2012). Seguindo esta premissa,é de extrema importância que os futuros professores de Química, tenham domínio dos mais diversos experimentos, que possibilitem uma prática docente mais significativa e lúdica, favorecendo a aprendizagem do aluno, porém, Nóbrega (2011) afirma que os professores de Química enfrentam alguns problemas na sala de aula, no que diz respeito as aulas práticas, como; falta de experiência dos professores para incluir as atividades de laboratório no escasso tempo disponível, más condições das instalações dos laboratórios, e a falta de tempo do próprio professor na hora de preparar as aulas práticas, entre outros. Deste modo é de extrema importância, buscar soluções alternativas, que possibilitem suprir essa necessidade de aulas práticas no ensino médio. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID/Currais Novos, tem o objetivo de favorecer a formação de professores de forma mais efetiva, proporcionando uma prática docente ainda nos primeiros anos de graduação, e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de nível médio, através de aulas de reforço e atividades diversas. Foi pensando na boa formação dos futuros professores, e na importância da experimentação para o ensino de Química, que foi pensada, uma mostra de Química, durante a Mostra Cultural e Científica, da Escola Estadual Tristão Barros, objetivando, proporcionar aos alunos da escola o contato com a experimentação, favorecendo assim sua aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho relata a experiência docente, vivenciada pelos alunos do PIBID/CN na Escola Estadual Tristão de Barros, durante a Mostra Cultural e Cientifica realizada no dia 07 de Novembro de 2012. Onde na ocasião organizou-se uma mostra de Química, que consistia numa série de experimentos de baixo custo, realizados pelos alunos da escola, estes orientados pelos bolsistas. As experiências foram preparadas e testadas previamente no laboratório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Currais Novos, e tratavam diversos temas relevantes do ensino de Química para o ensino médio, sendo algumas delas enumeradas a seguir: Teste das Chamas, o fogo que Pula, o Fogo que não queima, o sangue do diabo, analise de eletrólitos entre outros. Organizou-se ainda, uma série de seminários versando sobre algumas curiosidades Químicas encontradas no cotidiano, como, a influência do pH dos shampoos nos tratamentos de beleza, os princípios por traz dos fogos de artifício, e outros. Os resultados obtidos foram divulgados durante a Mostra Cultural na forma de cartazes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a Mostra Cultural, observou-se grande interesse por parte dos alunos, todos estavam envolvidos com os conteúdos abordados nos experimentos, apresentando grande domínio do que apresentavam ao público. Durante a mostra cultural da referida escola a sala destinada ao PIBID e/ou sala de Química apresentou um resultado muito satisfatório, contando com a visita de 213 pessoas, entre eles, estudantes da EETB, estudantes de outras escolas, familiares, professores e funcionários. Com os experimentos, foi possível abordar vários conteúdos relacionados à Química; com o teste da chama, pode-se observar espectroscopia, saltos eletrônicos e outros; liberação de gases com o experimento tromba de elefante abordando conhecimentos sobre reações exotérmicas e endotérmicas; o fogo que pula, que relaciona os elementos essenciais para que ocorra a combustão, como também o ciclo do fogo; camaleão Químico, tratando assuntos como cinética, velocidades de reações, estequiometria, reações de dupla troca; analise de eletrólitos, abordando condutividade de soluções iônicas e moleculares, como também em compostos sólidos; além desses, outros experimentos foram tratados durante a mostra cultural. Os bolsistas do PIBID do IFRN-Currais Novos, orientaram os alunos na confecção de cartazes, esses por sua vez versavam sobre curiosidades do dia a dia do alunado, como por exemplo, shampoo sem sal, Química do amor, fogos de artifício e outros, todos os cartazes foram apresentados de forma que os espectadores pudessem entender quais as reações envolvidas em cada processo citado. Cada experimento foi apresentado cerca de 32 vezes, a referida mostra cultural iniciou-se as 8:30 do dia 07 de dezembro e se encerrou as 16:30 por que o material utilizado nas reações acabou.

CONCLUSÕES: A atividade realizada, mostrou-se extremamente proveitosa, para os alunos da escola, que tiveram uma aprendizagem significativa, comprovada durante as apresentações no evento, além de terem a oportunidade de vivenciarem práticas científicas laboratórias, difíceis de acontecerem durante as aulas regulares. Percebeu-se um aumento na procura pelas atividades do PIBID depois do Evento, mostrando o sucesso do mesmo. Para os bolsistas, a atividade mostrou-se proveitosa, possibilitando uma prática docente além da regência tradicional em sala de aula, com experimentos e orientação de seminário.

AGRADECIMENTOS: A Deus, por tudo. Ao IFRN pelo apoio durante as atividades e reagentes fornecidos, a CAPES por meio do PIBID/IFRN-CN pelo Fomento, e a EETB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DECCACHE-MAIA, Eline et al. AULAS PRÁTICAS COMO ESTIMULO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: relato de uma experiência de formação de professores. Estudos Iat, Salvador, v. 2, n. 2, p.24-38, 2012.
SOUZA, Girlene Lima de et al. A realização de práticas de Química na Escola Estadual São Sebastião, no Sertão Pernambucano, como contribuição do PIBID. In: VII CONNEPI, 2012, Palmas-TO.
GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova Na Escola, v. 31, n. 3, p.198-202, ago. 2009.
NOBREGA, A. M. ; SILVA, T. S. ; DELGADO, V. K. S. ; SILVA, M. T. S. ; SANTOS, J. S. . ANÁLISES E HIPÓTESES DE TÉCNICAS DE ENSINO QUE VENHAM A FAVORECER NO ESTUDO DA QUÍMICA. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL. Ciências Exatas e da Terra. Natal: Copyright, 2011. v. Único. p. 2653-2659.