53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Programas e simuladores educacionais: ferramentas atraindo atenção dos jovens para o estudo de química no sertão pernambucano.

AUTORES: Daniel Barros, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

RESUMO: O presente trabalho aborda o uso de programas computacionais para desenvolver uma visão de estudo mais abrangente e atrativa para os alunos do sertão no estado de Pernambuco. Com o avanço da tecnologia sabemos que atualmente existe uma enorme gama de programa e simuladores que facilitam o desenvolvimento didático do professor. Com o avanço da informática o professor pode mostrar uma reação química ou a estrutura de um composto orgânico em três dimensões na sala de aula ou em um laboratório de informática com o auxilio de um computador. No desenvolvimento deste trabalho foram utilizados alguns simuladores de reações químicas e um programa de modelagem molecular, ao qual, permitiu desenhar estruturas químicas, incluindo compostos orgânicos como polímeros entre outras estruturas e desenhos.

PALAVRAS CHAVES: Educação; Informática; Tecnologia

INTRODUÇÃO: Pense em um adolescente e como é difícil para ele entender como ocorre uma reação química ou como calcular o numero de átomos em um mol de solução, pois, os átomos e moléculas são invisíveis a olho nu. O quanto é complexo para o professor explicar estes conceitos, sendo uma difícil missão se trabalhando apenas com pincel, lousa e livro, e pode se tornar bem mais simples quando recorremos ao uso de slides, vídeos etc. Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. De acordo com Almeida (1999, p.27), “A utilização do computador dentro de uma metodologia que privilegie a descoberta, a produção, a criação e a autoria torna o professor e o aluno autores e criadores do processo educacional, respeitando a singularidade de cada um, enriquecendo o ambiente com a presença das diversidades e multiplicidades. O computador encaminhado adequadamente pode despertar uma característica importante e inerente ao ser humano que não pode ser esquecida – o lúdico, fator marcante no desenvolvimento do aprender com prazer, que promove o prazer de aprender.” O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. Os meios da informatização são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usa-los começando pela infância num sentido construtivo. A educação aliada à tecnologia tem quebrado barreiras, tem levado o aluno a uma viajem muito distante do seu entendimento facilitando a interpretação não alcançada em uma lousa ou em uma figura de um livro.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente projeto foi realizado no município de Serra Talhada-PE, localizada no sertão do Pajeú, interior do estado situada a 414 km de distancia da capital Recife, entre o período de 11 de março de 2013 a 10 de maio de 2013. Foram estabelecidas algumas prioridades do projeto, onde a formação dos alunos para fossem voltadas para compreender as ações e reações químicas no seu cotidiano, a preparação dos mesmos para exames avaliativos de vestibulares convencionais e ENEM e a inserção destes jovens a técnicas computacionais para melhor compreender a química, nas suas reações e estruturas. A primeira etapa para realização do projeto foi a de lançar a proposta à gestão da escola estadual Methódio de Godoy Lima, onde fomos bem recebidos e aceitos para realizar nosso trabalho. Logo mais foram feitas as divulgações nas turmas dos terceiros anos do ensino médio. A coordenação escolar fez algumas sugestões de horários contraturnos, dando todo apoio e suporte técnico para o bom desempenho do projeto. Após finalizar esta primeira etapa foram realizada uma avaliação, a fim de medir o nível de conhecimento químico dos alunos, assim tirando o espelho da real situação daqueles alunos. A segunda etapa do projeto partiu algumas aulas expositivas, a fim de inserir a teoria química, ao qual, todos participaram de forma satisfatória. Em seguida foi realizada a terceira e etapa, onde os alunos foram levados ao laboratório de informática para participar da aula no computador, passando a conhecer e realizar varias atividades com o programa Chemsketch e simuladores interativos PhET. A quarta e ultima etapa partiu de avaliações de conhecimento, abordando todos os conteúdos e temáticas abordados no projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao iniciar o projeto, foi realizada uma avaliação a fim de verificar o nível de conhecimento em química dos alunos envolvidos no projeto. A partir do resultado desta avaliação foram feitas a observação que boa parte dos alunos se encontravam em um nível muito baixo de conhecimento da disciplina de química como mostra a figura 1. No decorrer do projeto diversas ferramentas de ensino foram utilizadas para melhor apresentar os conteúdos aos alunos. No caso as aulas expositivas, e principalmente a aula instrumental no computador, onde os alunos puderam ver de forma mais agradável simulação de reações químicas, balanceamento de equações e puderam desenhar estruturas orgânicas de forma bem eficiente e divertida. Após o término de todas as etapas, realizou-se uma nova avaliação, onde se observou um avanço muito significativo nos conhecimentos dos alunos na disciplina de Química. Este dado encontra-se no figura 2. Com esta avaliação, pode-se analisar que dificuldade do aluno parte de uma questão interpretação de conceitos, pois, poucas aulas expositivas foram regidas, mas a deficiência da interpretação foi bem suprida pelo uso de programas e simuladores, os alunos relacionando o conteúdo explicado com a funcionalidade do software pode compreender de forma satisfatória a excluir boa parte de suas duvidas. Ao final do projeto os alunos apresentaram uma menor dificuldade junto à disciplina curricular de química, e comentaram sobre a facilidade de entender o conteúdo quando trabalhado com o computador, pois, alguns alegavam que nunca tinha conseguindo imaginar que a disciplina de química poderia ser estuda de uma forma tão legal.

FIGURA 1

Rendimento dos alunos na avaliação 1.

FIGURA 2

Rendimento dos alunos na avaliação 2.

CONCLUSÕES: A partir do desenvolvimento deste projeto, observou-se a importância de se evoluir em uma forma de relacionar os meios tecnológicos de educação a disciplina de Química. Pode-se verificar com este projeto a importância do uso da atualização das práticas pedagógicas para não tornar o ensino de química monótono e desestimulante aos alunos. Demonstrando também a importância da experimentação no ensino de química não se limita apenas a um laboratório, devido à visualização que auxilia a compreensão dos alunos sobre temas mais abstratos.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, Meus pais, minha namorada e professores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. (col.). Aprender construindo. A Informática se transformando com os professores. Ministério da Educação (MEC), 1999. (Coleção Informática para mudança na educação).

FREIRE, L. I. F. Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de Química.Dissertação de mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em http://www.tede.ufsc.br/teses/PECT0057-D.pdf