53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE MASSINHA DE MODELAR COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO E FIXAÇÃO DO SINGNIFICADO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS BALANCEADAS COMO REPRESENTAÇÕES DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS.

AUTORES: Souza, D. (FOC) ; Passos, F. (FOC) ; Mello, K. (FOC)

RESUMO: Este trabalho refere-se ao ensino de equações químicas no Ensino Médio. Quando esse conteúdo é abordado em sala de aula, há certa dificuldade de compreensão. “No entanto, muitas vezes, os conhecimentos químicos ainda são tratados nas escolas de uma maneira muito formal, exigindo-se que o aluno memorize fatos, nomes, regras, leis. Assim, a Química, tão importante em nossa sociedade, acaba por despertar pouco ou nenhum interesse nos estudantes, não contribuindo para o desenvolvimento cognitivo destes nem para o desenvolvimento de sua cidadania.” (LIMA e MARCONDES). Como forma de minimizar este efeito, propõe-se a utilização de massa de modelar como um recurso didático, pois permite uma concretização do rearranjo de átomos, assim como das proporções com que eles reagem.

PALAVRAS CHAVES: Estratégia de ensino; Massinha de modelar; balanceamento de Equação

INTRODUÇÃO: Os materiais didáticos são ferramentas muito importantes para os processos de aprendizagem, e o lúdico pode ser uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos. No processo ensino-aprendizagem a motivação deve estar presente em todos os momentos. “Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos” (CUNHA, 2004). Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho em grupo.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido em duas salas, uma escola da rede pública de ensino, com 60 alunos da 2º série do ensino médio durante três aulas, disponibilizadas pelo professor da disciplina. Em um primeiro momento foi revisada a matéria sobre equações químicas e balanceamento, ressaltando a utilização de “bolinhas” como método para verificar se o balanceamento está correto. Onde foram utilizadas duas aulas de 45 minutos para tal revisão. Na última aula, os alunos foram divididos em 5 grupos, foi entregue uma folha contendo 3 equações balanceadas e 4 cores de massinha de modelar. A instrução dada era que os alunos representassem as equações com a massinha, tomando com referência as aulas anteriores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao final da atividade, os alunos fizeram críticas e sugestões, com a finalidade de melhoria para atividades semelhantes posteriores. A atividade proposta foi realizada com afinco por todos os participantes. De acordo com a opinião dos alunos, em questionário verbal feito após a atividade, relataram que a atividade proporcionou um melhor entendimento da matéria vista em sala de aula e que a aula ficou muito interessante e divertida, “Assim a aula fica mais divertida e tenho mais vontade de aprender.” (Adriana, 2ªC). Pode-se perceber que eles gostaram dessa metodologia de ensino, tanto que gostariam de continuar com essas aulas mais dinâmicas. Porém tiveram alguns casos de insatisfação; “Não tenho idade para brincar com massinha.” (Guilherme, 2ªE).

Trabalhos

Alguns dos trabalhos realizado pelos alunos.

Mão na massa

Alunas montando as equações com a massinha.

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, verificou-se que o uso de uma estratégia de ensino que permite interação, divertimento e discussão proporcionam aos alunos descontração e motivação no estudo das reações químicas e balanceamento de equações que as descrevem. Sugere-se que o professor, como responsável pelo planejamento das aulas e do curso, busque incluir sempre uma atividade lúdica que ajude os alunos na construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a professora Hebe Peixoto, que me ajudou muito na realização deste trabalho e ao Lucas Pinto, que me ajudou com toda a formatação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, Agnaldo; HONÓRIO, Káthia M.; WEBER, Karen C.; MELLO, Paula; GAMBARDELLA, Maria T. P.; SILVA, Albérico B. F. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, Vol. 29, N° 1, 2006.
CHRISPINO, Alvaro. Ensinando Química Experimental com Metodologia Alternativa. Química Nova, São Paulo. v. 12, n. 2, p. 187-191, 1989
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.
Eneq 028- 2004.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R.C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. Vol. 32, nº 2, p.101-106, Maio, 2010.
LIMA, V.A.; MARCONDES, M.E.R. Saindo Também se Aprende - O Protagonismo como um Processo de Ensino-Aprendizagem de Química. Química Nova na Escola. Vol. 33, N° 2,p.100-104, Maio 2011.