53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: APRENDENDO COM O JOGO DA MEMÓRIA QUÍMICO.

AUTORES: Martins, A.M. (UEPA) ; Sousa, A.C.L.F. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA) ; Ramos, J.L. (UEPA) ; Silva, T.M. (UEPA) ; Sábio, S.M.S. (SEDUC)

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, o qual tem como um dos objetivos capacitar estudantes a adotarem metodologias diferenciadas na Educação Básica. A temática elementos químicos e suas aplicações no cotidiano é importante para formação do aluno como cidadão, pois o mesmo consegue perceber no seu cotidiano onde e como os elementos químicos estão presentes. O “jogo da memória químico” foi utilizado como uma metodologia auxiliar, a fim de demonstrar que a aprendizagem também pode ser adquirida através da ludicidade no ensino de química, sendo satisfatório para 80% dos alunos. Observou-se também com este trabalho um conhecimento melhor sobre o surgimento dos elementos químicos, a partir da famosa teoria do Big Bang.

PALAVRAS CHAVES: Jogos Didáticos; PIBID; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: Os elementos químicos estão presentes em nosso cotidiano a todo momento, neste sentido podemos citar como exemplo a estrutura das moléculas orgânicas, consideradas a grande representatividade da vida baseada em carbono (GRAY; MANN, 2011). Outro exemplo que pode ser observado é quando o oxigênio é combinado com hidrogênio e carbono, originando um desses compostos presentes em nosso dia a dia, como: água (H2O), monóxido de carbono (CO) ou açúcar (C12H22O11). O presente trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre o surgimento dos elementos químicos, a partir da famosa teoria do Big Bang, vista como mais aceita para explicar o surgimento dos elementos químicos. Foi exposto também a aplicação no cotidiano dos elementos químicos mais abundantes na terra, assim como suas propriedades periódicas. Diante da formação e localização dos elementos químicos na tabela periódica, desenvolvemos a exposição das características de alguns elementos químicos presentes no dia a dia. O “jogo da memória químico”, foi aplicado como forma de avaliar se as informações transmitidas contribuíram para a melhoria do entendimento dos alunos acerca do tema em questão. Para Cunha (2000), o jogo é representado como uma ferramenta de auxilio educacional, que está atrelada a diversão e ao prazer, facilitando o processo de inclusão e adotando um caráter educativo para ampliação do conhecimento, sendo que este tipo de método também auxilia na relação do professor com o aluno e deste último com outro aluno..

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, localizada na cidade de Belém-PA, tendo como participantes da pesquisa 28 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para coleta de dados foi aplicado um questionário constituído de quatro questões abertas, sobre a teoria do surgimento dos elementos químicos (Big Bang) e aplicação no cotidiano dos 12 elementos químicos mais abundantes: O, H, N, Na, Ti, Al, Fe, Si, Ca, K, C e Mg. A pesquisa foi realizada em quatro momentos: O primeiro momento consistiu no levantamento bibliográfico para realização da pesquisa; Posteriormente foi realizada a elaboração do material utilizado na pesquisa (palestra e jogo); O terceiro momento consistiu na aplicação do questionário, a fim de avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto em estudo. Após a sondagem dos alunos, foi realizada uma palestra abordando os seguintes assuntos: surgimento dos elementos químicos e aplicações de 12 elementos químicos mais abundantes e suas propriedades periódicas. No quarto momento, foi realizado o “jogo da memória químico”, constituído de 24 peças, sendo 12 relacionadas aos elementos químicos e 12 para as suas respectivas aplicações. Para avaliar se as ações realizadas (palestra e jogo) contribuíram para a melhoria do entendimento dos alunos acerca do tema em questão, foi aplicado o mesmo questionário do primeiro momento da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos questionários aplicados, verificou-se que 60,7% eram do sexo feminino e 39,3% do sexo masculino. Quando questionados se conheciam a teoria acerca do surgimento dos elementos químicos, somente 7% alunos responderam, apontando a teoria do Big Bang. Em relação à importância dos elementos químicos no cotidiano, somente 35,7% dos alunos conseguiram responder esta pergunta, citando os produtos de limpeza, combustível, medicamentos e alimentos. Sobre a presença dos elementos no cotidiano os mais citados foram: O (15 vezes), H (12vezes), ambos citando água e ar atmosférico; Ca (5 vezes), referindo-se ao leite e creme dental; Na (4 vezes), sendo o sal de cozinha. A partir dos resultados obtidos no primeiro momento da pesquisa, avalia-se que 93% dos alunos desconheciam acerca da teoria do surgimento dos elementos químicos. Também verificou-se certa dificuldade dos alunos relacionarem os elementos químicos com o cotidiano. Após a realização da palestra e aplicação do jogo da memória, identificou-se que 60,7% conseguiram responder sobre a teoria do surgimento dos elementos químicos, como demonstra a resposta de um aluno: “Os elementos químicos surgiram a partir de uma grande explosão conhecida com Big Bang, sendo esta teoria a mais aceita pela comunidade científica” – Aluno 1. Em relação à importância dos elementos químicos no cotidiano, 46,5% alunos responderam e citaram: produtos de limpeza, combustível, medicamentos e alimentos. Sobre a presença dos elementos no cotidiano os mais citados foram os mesmos do primeiro momento. Quando questionados se os alunos tinham gostado do jogo aplicado 80,0%, afirmaram ter gostado do jogo, o aluno participante da pesquisa relatou, “Muito bom, bem divertido, aprendemos muitas coisas, e meu grupo ainda ganhou” – Aluno 2.

CONCLUSÕES: Com o esclarecimento acerca da origem dos elementos e das aplicações destes no cotidiano, notou-se que houve um melhor entendimento nas respostas dos alunos, demonstrando que a utilização de jogos neste trabalho contribuiu para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Portanto é notório observar que antes desta atividade ocorrer, grande parte dos alunos não conhecia a teoria do surgimento dos elementos químicos, assim como suas aplicações.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, M.B. Jogos didáticos de Química. Santa Maria: Grafos, 2000.

GRAY, T.; MANN, N. Os Elementos: Uma Exploração Visual dos Átomos Conhecidos no Universo. Editora Blucher. São Paulo, 2011.