53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estequiometria no controle de qualidade de medicamentos: uma contextualização no ensino de química

AUTORES: Targino, A.R.L. (IFSP) ; Kakazu, C.Y. (IFSP) ; Aquino, M. (IFSP) ; Liu, A.S. (IFSP) ; Miranda Júnior, P. (IFSP) ; Jorge, M.A.C. (EMEFM DARCY RIBEIRO)

RESUMO: O tema estequiometria é muitas vezes considerado difícil para os alunos de ensino médio, o que torna importante desenvolver estratégias para abordar este conceito de tal modo que o estudante possa relacionar o conteúdo com situações vivenciadas em seu cotidiano. A experimentação desperta o interesse e a motivação de alunos, consistindo de uma ferramenta pedagógica, que difere de aulas tradicionais. Neste trabalho foi realizada uma atividade experimental, utilizando um antiácido efervescente para realizar cálculos estequiométricos. A partir dos resultados obtidos, foi discutida a aplicação da estequiometria no controle de qualidade de medicamentos.

PALAVRAS CHAVES: Estequiometria; Experimentação ; Ensino de química

INTRODUÇÃO: As atividades experimentais são vistas como alternativas metodológicas para promover uma melhor aprendizagem em ciências (GONÇALVES, 2009). A participação dos alunos nessas atividades, na coleta de dados, nas discussões dos resultados obtidos, auxilia-os na formulação de hipóteses, desenvolvendo o raciocínio lógico, contribuindo assim para formação dos mesmos como cidadãos ativos (STUART e MARCONDES, 2009). O ensino deve aproximar o conteúdo com as experiências dos alunos, preparando-os para serem cidadãos críticos e atuantes em seu contexto social (PINHEIRO e outros, 2007). Desta forma, para que o experimento proposto faça sentido para o aluno, é necessário que o mesmo esteja contextualizado, já que de acordo com a perspectiva freireana, a condição para que a alfabetização aconteça (inclusive a científica) é que o aluno seja exposto a um problema que se originou no contexto do qual ele faz parte (AIRES e LAMBACH, 2010). As aulas expositivas, se propostas de forma a responder questionamentos aos quais os alunos nunca tiveram acesso, focam em uma visão aproblemática da ciência (GUIMARÃES, 2009). Com o objetivo de não incorrer neste erro e para contextualizar o tema estequiometria, foi realizada uma situação de aprendizagem em que inicialmente foram discutidas com os alunos reportagens sobre falsificação de medicamentos e a importância de adquirir medicamentos seguros, para então aplicar o experimento que envolvia cálculo estequiométrico, e assim inferir como a química poderia ser utilizada para identificação dos medicamentos com desvios de qualidade.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades foram realizadas no âmbito do Projeto PIBID, na escola municipal EMEFM Darcy Ribeiro localizada no município de São Paulo (SP) com cerca de 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio. Para promover a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade) e com o objetivo de sensibilizar as turmas com relação às aplicações da estequiometria, foram trabalhados textos com os alunos referentes ao controle de qualidade e falsificação de medicamentos e em seguida foi aplicado o experimento. O experimento consistiu em realizar a efervescência de um medicamento antiácido e através da pesagem do sistema antes e após a efervescência, determinar a quantidade de bicarbonato de sódio existente na formulação (CAZZARO, 1999). Inicialmente os alunos tiveram que elaborar hipóteses sobre como calcular a quantidade de bicarbonato de sódio presente no medicamento. Após as formulações das hipóteses, foram fornecidos os reagentes e produtos da reação química envolvida e solicitado que os alunos montassem a equação química, realizassem o cálculo estequiométrico e respondessem a um questionário envolvendo questões, tais como: se mediante os resultados obtidos eles usariam ou não o medicamento, se o medicamento estava dentro dos padrões de qualidade, sobre conceitos químicos, relação do experimento com outros experimentos realizados anteriormente e com situações do cotidiano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos textos, foi possível discutir aplicações práticas de cálculos estequiométricos e a importância dos mesmos, bem como expandir a discussão sobre os riscos da aquisição de medicamentos falsificados. Neste momento, os alunos fizeram vários questionamentos, como: “O que é um medicamento genérico?” “O que é placebo?” “É possível utilizar reações químicas para identificação de plantas medicinais?” Com relação às hipóteses para o cálculo da quantidade de bicarbonato de sódio, levantadas após a realização do experimento (figura 1), 18% dos alunos participantes conseguiram apresentar o cálculo da forma correta, relacionando a quantidade gás carbônico liberada como a diferença de massa inicial e final e, utilizando a massa molar do gás carbônico e do bicarbonato de sódio, realizar o cálculo estequiométrico da quantidade de bicarbonato de sódio existente na formulação; 21% disseram que seria possível realizar o cálculo pela diferença entre a massa final e inicial, porém, não relataram como realizar o cálculo; 45% dos participantes afirmaram que não era possível realizar o cálculo, já que o sistema não estava fechado; 11% afirmaram que a massa final aumentou e que não seria possível realizar o cálculo, e outros 5% disseram que não era possível calcular já que não havia indicação da quantidade da substância no rótulo do medicamento. Alguns alunos tiveram dificuldades em montar a equação química, colocaram reagentes no lugar de produtos e não perceberam que a proporção dos reagentes e produtos era equimolar. Quanto à utilização ou não do medicamento, disseram que utilizariam, já que o medicamento era seguro, uma vez que foi adquirido de forma legal e que a quantidade de bicarbonato de sódio encontrada estava próxima da informada pelo fabricante.

Figura 1

Fluxograma contendo as etapas envolvidas na aula experimental.

CONCLUSÕES: Os alunos participaram ativamente das atividades e levantaram vários questionamentos. Desta forma, pôde-se inferir que os métodos e materiais didáticos utilizados promoveram uma aprendizagem significativa, propiciando aos alunos uma visão crítica e reflexiva, favorecendo a tomada de decisão frente a situações semelhantes.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pela Bolsa do PIBID e à direção, professores e alunos da EMEFM Darcy Ribeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AIRES, J. A; LAMBACH. M. Contextualização no ensino de química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 10, n. 1, 2010.
CAZZARO, F. Um experimento envolvendo estequiometria. Quím. Nova na Escola. Novembro, 1999.
GONÇALVES, F. P. A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores dos professores de química. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Quím. Nova na Escola. v 31. n. 3, p.198-202. Agosto. 2009.
PINHEIRO, N. A. M.; MATOS, E. A. S. A.; BAZZO, W. A., Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Ibero-americana de Educação. n. 44, p. 147-165, 2007
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciência & Cognição. v. 14. p. 50-74. 2009.