53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INCLUSÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS FOCADOS EM TEMAS SOCIAIS NO ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: Messeder, J.C. (IFRJ) ; Pires, T.C.A. (IFRJ)

RESUMO: Para que as propostas de ensino CTS atuem na práxis educacional é necessária uma nova configuração curricular na discussão de temas de relevância social, além da utilização de diferentes tipos de materiais didáticos que reflitam o cotidiano dos alunos. Neste sentido, nota-se a necessidade da confecção de recursos didáticos que estejam mais próximos da realidade dos alunos, proporcionando-lhes o despertar à Ciência. A presente pesquisa vem sendo realizada por licenciandos em Química do IFRJ/Nilópolis, com a proposta de incluir recursos midiáticos focados em temas sociais no ensino da Química. Os resultados alcançados mostram que a difusão entre os saberes químicos adquiridos nas licenciaturas em Química e a Comunidade deve ter uma atenção especial, com aplicações reais nas salas de aula.

PALAVRAS CHAVES: CTS; recursos midiáticos; temas sociais

INTRODUÇÃO: O debate em torno do Movimento CTS vem crescendo cada vez mais, o que comprova o crescente número de publicações de artigos referentes ao assunto, por parte de estudiosos e educadores, cuja principal preocupação é de que forma desenvolver e empregar um enfoque CTS nas atuais estruturas curriculares, com o intuito de dar uma nova roupagem aos conteúdos das mesmas, tornando-as assim instrumentos capacitadores de uma nova geração de educadores, capazes de desenvolver com seus alunos uma nova visão do mundo contemporâneo e entender melhor como se deu o desenvolvimento das atuais tecnologias (RICARDO, 2007). A cerca dos materiais didáticos, concebidos na temática CTS, Zuin, et al. (2008) reforçam o discurso acerca da necessidade da confecção de novas ferramentas educacionais como recursos midiáticos, por exemplo, e que estejam mais próximos da realidade dos alunos. O uso de tais recursos pode auxiliar na perspectiva de aprimoramento e estímulo na aprendizagem (TERUYA & MORAES, 2009). A proposta norteadora da presente pesquisa é a criação de materiais midiáticos que exploram temas químicos do cotidiano. A primeira série dos materiais produzidos seguiu uma proposta de ensino CTS, com atenção aos assuntos Segurança Alimentar, e Segurança Química em Ambientes Domésticos, com uma coletânea de recursos audiovisuais que abordam os perigos para a saúde, como, por exemplo, quando alimentos comercializados em feiras livres não seguem as normas de higiene, ou quando os produtos de limpeza são usados de forma indiscriminada. Procurou-se uma abordagem educacional em CTS, na busca de favorecer aos licenciandos espaços para reflexão sobre Ciência, Tecnologia e sua implicação na Sociedade, levando ainda em consideração os saberes prévios desses atores em ambientes fora da Academia.

MATERIAL E MÉTODOS: Desde 2008 vários recursos didáticos como, por exemplo, DVDs contendo vídeos experimentais, livros e revistas digitais vêm sendo produzidos no curso de Licenciatura em Química do IFRJ (campus Nilópolis) como propostas de ensino CTS, sendo divulgados em vários eventos da área de Ensino de Ciências e artigos científicos. Um dos materiais é: “Alimentos: Vídeos Educativos Contextualizando o Ambiente Feira Livre” (no formato Digital Versatile Disc). Cópias desse DVD já foram distribuídas para professores de Química do Ensino Médio de escolas públicas de Nilópolis/RJ, para que os mesmos fossem multiplicadores desses temas sociais, e ao mesmo tempo pudessem exercer uma prática de ensino CTS (MATTOS, 2010). Outro material, ainda em forma de slides, usando o programa Microsoft PowerPoint®, tem como tema principal o assunto Riscos Químicos em Ambientes Domésticos. Tal material é composto de uma coletânea de recursos audiovisuais que abordam os perigos para a saúde relacionados com contaminação alimentar, agrotóxicos e produtos de limpeza de um modo geral. Alunos do curso de licenciatura em Química do IFRJ fizeram apresentações desses materiais em diversas instituições situadas no município de Nilópolis/RJ, ao longo de 2012. Para realização da pesquisa, foi utilizada uma metodologia investigativa de caráter qualitativo, considerando que esse método é entendido como uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais (BOGDAN & BIKLEN, 1994).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma das palestras foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes do Estado do Rio de Janeiro (APADERJ), uma instituição filantrópica sem fins lucrativos situada no município de Nilópolis (http://apaderjnil.blogspot.com/). Foram discutidos os diversos riscos na alimentação, com exemplificações em vídeos. Nessa etapa houve a distribuição de um questionário (Quadro 1) para coletar informações sobre o conhecimento prévio dos participantes (32 responsáveis por alunos com necessidades especiais) acerca de contaminação alimentar, higiene dos alimentos e como armazenar corretamente os alimentos na geladeira, e demais assuntos contidos nos seis vídeos organizados no DVD elaborado na pesquisa. O intuito da inserção dos materiais produzidos em um ambiente não-formal de ensino foi conscientizar a população participante da pesquisa sobre diversos problemas onde a tríade Química, Saúde e Meio Ambiente se relaciona com o tema Segurança. O material sobre Riscos Químicos em Ambientes Domésticos vem sendo exibido em locais, como: ONGs, igrejas, e centros comunitários, na região da Baixada Fluminense (RJ). A partir dessas apresentações percebe-se outro ponto de interesse para o exercício da prática como componente curricular dos licenciandos em química, que é a prática de ensino da Química voltada para a dita “educação fora da sala de aula”. Tal educação é praticada por experiências do cotidiano, através de jornais, revistas, programas de rádio e televisão, na visita a espaços como museus, zoo1ógico, bibliotecas, centro de ciências, etc. A meta atual é reunir esses trabalhos em um único material midiático, com um formato de Almanaque Digital, que a princípio receberá o nome de “Temas Sociais na Práxis do Licenciando em Química”.

Quadro 1

Questionário aplicado na APADERJ

CONCLUSÕES: O Almanaque Digital pretendido, usado como recurso didático, possibilitará que o professor torne sua aula mais atrativa, facilitando a compreensão de vários conteúdos expostos durante as aulas de Química. Mas o mais importante é que a inclusão de temas sociais nas aulas pode influenciar os ganhos em termos de aprendizagem, especialmente no que se refere aos conceitos científicos, à compreensão da Química e despertar para atitudes cidadãs. Pode-se perceber o interesse ao ensino CTS por parte dos licenciandos envolvidos, motivando-os a incluir situações do cotidiano em suas atividades docentes.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ e ao CNPq pela concessão de bolsas de PROCIÊNCIA/PIBIC e à FAPERJ por fomentar o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, p.47-51. 1994.
MATTOS, T. V.; et al. Alimentos em feiras livres: abordagem em vídeo educativo para o ensino de química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília/DF, 2010.
RICARDO, E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para a sua implementação no contexto escolar. Revista Ciência e Ensino, Edição Especial, v.1, nov. 2007.
TERUYA, T.K.; MORAES, R.A. Mídias na educação e formação docente. Revista Linhas Críticas, v. 15, n. 29, p. 327-343. jul/dez. 2009.
ZUIN, V.G. et al. Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos. Ciência e Cognição, v.13, p.56-64, mar. 2008.