53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO EM QUIMICA, SUA CORRELAÇÃO COM O DIA A DIA E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DE UMA TURMA DE ENGENHARIA AGRONOMICA DA UESPI

AUTORES: Vieira dos Santos, C. (IFPI) ; José dos Santos, O. (UESPI) ; Santos Carvalho, F.L. (IFPI) ; Decarvalho Ferreira, S. (IFPI) ; dos Santos Veloso, E. (IFPI) ; Isaias de Sousa, F. (IFPI) ; Silva Sousa, F.L. (IFPI) ; dos Santos Carvalho, B.M. (UFPI) ; Sousa Silva, G. (IFPI) ; Bezerra dos Santos, W. (IFPI)

RESUMO: Pesquisas apontam que o ensino de química tem sido tratado longe da realidade discente, focando apenas na memorização de conceitos. Portanto neste trabalho procurou-se identificar o conhecimento dos alunos do curso de engenharia agronômica de um campus da UESPI em química e se eles reconheciam a presença da química em seu cotidiano. Para isso foi aplicado um questionário a 26 alunos do curso de engenharia agronômica da UESPI - campus Picos. A partir dos dados obtidos, constatou-se que embora a maioria dos alunos apresente um conhecimento básico em química, houve alunos que mostraram algum tipo de deficiência. Também foi possível perceber que apesar de a maioria correlacionar a química ao seu cotidiano, todos relataram algum grau de dificuldade em compreender esta disciplina.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; cotidiano; Percepções

INTRODUÇÃO: O ensino de química deve ser incentivado de forma a desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão dos fenômenos químicos presentes em sua vivencia e de fazer com que eles se sintam motivados a aprender química e que essa aprendizagem aconteça de forma prazerosa. Segundo Altet (1999), a aprendizagem é sempre o objetivo do ensino, embora nem sempre seja obtida pelo ensino. Isto quer dizer que a educação escolar e o ensino embora tenham por objetivo possibilitar a aprendizagem, nem sempre ela é possível. Neste trabalho não estamos buscando as causas que dificultam ou impossibilitam o aprender na escola, mas detectar a existência de deficiências no processo de aprendizagem em química. Pesquisas apontam que o ensino de química tem sido tratado longe da realidade discente, focando apenas na memorização de conceitos. Essa abordagem está amplamente ligada à forma de atuação docente, tornando a aprendizagem entediante para os alunos, contribuindo assim para a falta de interesse pela disciplina (CARDOSO e COLINVAUX, 2000). Porém procurando correlacionar o ensino de química com o mundo fora da sala de aula dando exemplos do dia a dia e fazendo experiências mostrando tais fenômenos químicos na realidade, fazendo com que o aluno veja, sinta e entenda que estes fenômenos ocorrem todos os dias, todas as horas e que aquilo é química. Por tanto neste trabalho procurou-se identificar o conhecimento dos alunos do curso de engenharia agronômica de um campus da UESPI em química e se eles reconheciam a presença da química em seu cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado a 26 alunos do curso de engenharia agronômica da UESPI - campus Picos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base em um questionário com questões discursivas e objetivas aplicado a 26 alunos indagamos qual seria o grau da aprendizagem da disciplina de química trazida do ensino médio dos alunos do curso de engenharia agronômica da UESPI de Picos. As respostas dos alunos foram organizadas na tabela 1 em anexo. Para a pergunta “Quais suas dificuldades no aprendizado da matéria de química?” foi possível agrupar as respostas em três grupos. Os resultados estão na tabela 2 em anexo.Foi possível perceber que a maioria correlaciona a química no seu cotidiano, porém de forma superficial, pois como a pergunta era aberta as respostas mostram que eles percebem o uso da química na alimentação, produtos de beleza, no nosso corpo, porém essa correlação acontece de maneira intuitiva. Para eles a matéria que já tem suas dificuldades dispõe de poucas aulas para seu desenvolvimento e o método de ensino dos professores no seu ensino médio foram fatores que influenciaram para que os mesmos não procurassem entender de forma significativa esta matéria. Para detectar dificuldades em conhecimentos básicos foram feito perguntas de múltipla escolha e VERDADEIRO ou FALSO envolvendo conhecimentos básicos relacionados a química. As respostas mostram que 11 alunos apresentaram deficiências em conhecimentos básicos de química. Indagados sobre as dificuldades na matéria além de relatar a quantidade e complexidade do conteúdo para poucas aulas também foi relatado a dificuldade na matéria relaciona a cálculos. Sabendo que tudo que acontece ao nosso redor são efeitos químicos ainda assim, alguns alunos do curso não souberam responder onde estava presente a química no cotidiano deles.

tabela 1

Tabela 1. Respostas as perguntas do questionário.

Tabela 2

Tabela 2. Respostas do questionário.

CONCLUSÕES: A partir dos dados obtidos, constatou-se que embora a maioria dos alunos apresente um conhecimento básico em química, houve alunos que mostraram algum tipo de deficiência. Todos mostraram que sentem dificuldade em compreender a disciplina e atribuem isso a sua formação no ensino médio, aos cálculos e ao excesso de conteúdo. Também foi possível detectar que a maioria correlaciona a química em seu cotidiano, porém fazem isso de forma intuitiva.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente ao meu DEUS pela saúde, a minha mãe por sempre está do meu lado e ao meu pai por sempre esta me ajudando em tudo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 2, p. 401-404, 2000.
ALTET, Marguerite. As Pedagogias da Aprendizagem. Lisboa: Instituto
Piaget, 1999.