53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

AUTORES: Cruz, R.P. (UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (COLÉGIO PEDRO II)

RESUMO: O trabalho investigou como a teoria de um projeto político-pedagógico se apresenta na realidade prática da escola. A temática central do trabalho mostra o vínculo, ou a falta dele, entre as posições teóricas sobre projeto político-pedagógico e os diversos problemas relacionados a sua concretização no espaço escolar, relacionado a disciplina de Química.

PALAVRAS CHAVES: PPP; PCN; ensino de química

INTRODUÇÃO: O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é um documento que expressa sua proposta educacional no seu processo: o de ensino-aprendizagem. Através dele, a escola passa a ser uma organização com objetivos próprios, elaborados e manifestados pela ação coordenada de seus diversos profissionais. Como o principal objetivo era verificar o ensino de química vinculado a um projeto político-pedagógico, pesquisou-se de que forma vem sendo feita as modificações curriculares desta disciplina e sua consonância com o PPP e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, levando em conta as considerações metodológicas da coleta de dados de duas escolas localizadas na Ilha do Governador (RJ), uma do Sistema Federal de Educação, vinculada ao Ministério da Aeronáutica e a outra de Sistema de Ensino Comunitário. Analisado os dados coletados pode-se conceber uma conclusão do que acontece na realidade prática escolar, visto que, no trabalho, buscou-se enfatizar a relação de um projeto pedagógico com a gestão escolar, a organização do trabalho escolar, os desafios multiculturais, a identificação da cidadania, os problemas curriculares, os problemas de processos avaliativos e a divisão do poder dentro da escola. Verificou-se, finalmente, que para efetivação do projeto político- pedagógico, a escola deve estar em sintonia com as questões sociais e principalmente com valores democráticos, que devem ser expressos na seleção e tratamento dos conteúdos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa realizada foi descritiva de cunho bibliográfico e documental, caracterizado pela interrogação direta dos professores, diretores e técnicos- pedagógicos cujo comportamento desejava-se conhecer (DELIZOICOY e ANGOTTI, 1994). Basicamente o processo foi à solicitação de informações a um grupo significativo, em seguida, mediante análise qualitativa e quantitativa, obter as conclusões correspondentes aos dados coletados. No estudo, a população – alvo foi composta por um universo de 6 professores de química das duas escolas pesquisadas (uma do Sistema Federal de educação/Ministério da Aeronáutica e outra de do Sistema de Educação Comunitária – CENEC, ambas localizadas na Ilha do Governador (RJ), dois diretores e dois membros da equipe técnico-pedagógicas dessas instituições. Os instrumentos empregados na coleta dos dados para efetivar a pesquisa do tema foram dois questionários compostos por questões abertas e fechadas oferecidas aos dois grupos – professores e diretores / equipes pedagógicas envolvidas, que serviram como subsídios para a avaliação do estudo. Os critérios utilizados para a elaboração dos questionários foram centrados em três categorias (objetivos, conteúdos e projeto pedagógico), totalizando 10 questões. Na análise do questionário foi utilizado um tratamento estatístico simples e descritivo, para perguntas fechadas e para as perguntas abertas, mais abrangentes, no tocante aos conteúdos de ensino da química e formas de planejamentos, usou-se um tratamento de forma qualitativa, para que se pudesse avaliar com maior consistência (CHIZOTTI, 1995).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A questão relacionada ao desenvolvimento do trabalho do professor em sala de aula apresentou duas respostas em sua maioria: “Transmitir os conteúdos desta disciplina instrumentalizando os alunos para sua posterior utilização durante o seu curso” e também “Dar continuidade à formação Química para posterior desempenho de sua profissão”. Observa-se que os objetivos dos professores limitam-se apenas em preparar os educandos para simples aquisição de conhecimentos. Esse quantitativo do conteúdo de química tem o escopo do ensino formal, sistematizado e enciclopédico, visando e preparando o aluno para os exames do vestibular, sem prévia conscientização em demonstrar a real importância da utilização destes conteúdos em seu cotidiano. Neste aspecto, acabam por criar uma situação de desinteresse e de distanciamento dos educandos para com os conteúdos da disciplina química, por não perceberem a importância e o sentido real, quer em relação às suas necessidades e realidades, tornando-os mais significativos. Essa reação pouco positiva poderia ser bem melhor administrada se esses professores tivessem um entendimento do projeto político-pedagógico da escola. Com relação a pergunta “Qual a principal preocupação do professor de Química quando ao desenvolvimento dos conteúdos? Você adota algum método específico? Qual/Como?” as respostas obtidas foram as mais díspares: Os conteúdos já estão preestabelecidos, cabe a nós fazer com que os alunos possam compreendê-los não importando a metodologia utilizada.(Prof. C da Escola A). Percebe-se no depoimento, a exclusão do professor da concepção e organização do processo de seleção de conteúdos, e a falta de conhecimento acadêmico do que vem a ser metodologia de trabalho, visivelmente confundida pelo respondente como método.

CONCLUSÕES: Conclui-se que a implantação e a construção do projeto político-pedagógico nas escolas estão encontrando muitos entraves, embora existam debates constantes. Os PCNs do ensino médio são desconhecidos pela grande maioria dos educadores,ficou muito bem evidenciado, neste contexto, como os professores encontram dificuldades em colocar em prática qualquer política educacional. Fica evidenciado como um processo coletivo na escola parece complicado de ser feito, talvez se houvesse uma gestão administrativa mais democrática isso seria mais fácil de ser realizado.

AGRADECIMENTOS: A todos da escola do Sistema Federal de educação/Ministério da Aeronáutica e da escola do Sistema de Educação Comunitária – CENEC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHIZOTTI, Antônio. pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995
DELIZOICOY, Demétrio e ANGOTTI, José André . Metodologia do ensino de ciências. São Paulo : Cortez Editora. 1994.