53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: LABORATÓRIO MÓVEL: UMA FERRAMENTA NAS AULAS DE QUÍMICA DA 2a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC-AM) ; Medeiros, W.T.C. (UNINORTE-AM) ; Santos, A.P. (UNINORTE-AM)

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido para estimular alunos e professores nas aulas de Química da 2ª série do ensino médio e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A grande dificuldade no ensino desta disciplina encontra-se na falta da realização de aulas práticas de laboratório no desenvolvimento dos conteúdos programáticos. Para diminuir essa problemática, foi elaborado um recurso pedagógico que visa ser mais eficiente que apenas aulas teóricas. A criação do Laboratório Móvel consiste na utilização de uma maleta adaptada para armazenar e locomover materiais e reagentes químicos com roteiros de dez (10) práticas a serem realizadas no decorrer das aulas de Química da 2ª série do ensino médio, sem que o professor tenha a estrutura de um laboratório na escola para realizar experimentos.

PALAVRAS CHAVES: laboratorio; aulas; quimica

INTRODUÇÃO: O processo de desenvolvimento de novas metodologias é algo que requer tempo, disponibilidade e vontade de inovar, o que por muitos profissionais da educação acaba por não ser um recurso onde suas aplicações tradicionalistas inibem o crescimento cognitivo do educando em descobrir uma forma de aprendizado diferenciado e positivo na construção do conhecimento. As atividades experimentais devem propor ao educando conhecimentos investigativos associando sua teoria, e não seguindo uma receita que não permita alteração na sua formação, deixando suas dúvidas sem uma resposta crítica dos fenômenos estudados, onde as habilidades possam despertar nos alunos o interesse investigativo. Não são fundamentais laboratórios modernos com equipamentos de alta qualidade, pois os experimentos mais simples do cotidiano podem ser feitos no espaço escolar, o que já desperta o interesse no aluno que experimenta algo novo e criativo presente na sua realidade e sempre sendo aplicado com segurança. Um dos fatores de desafios da aplicação do ensino de Química, nas escolas de nível médio, é criar uma ponte entre o conhecimento transmitido pela escola e o mundo cotidiano, o que dificulta a relação dos alunos e professores. O papel primordial da experimentação funciona como caráter motivador, vindo a contribuir para o conhecimento científico, na construção da sociedade e seu meio, aumentando a capacidade do aprendizado na realização da prática. A ciência é a chave do conhecimento por isso deve-se gostar de realizar experiências, observa-las e interagir com os fenômenos. Mais nem todas as escolas bem intencionadas com profissionais da educação dispostos a inovar dispõem de um laboratório de Química. Laboratório para o Ensino de Ciências é algo essencial nas escolas no desenvolvimento dos conteúdos.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente houve uma pesquisa de fundamentação teórica para complementar o corpo do projeto e poder criar a proposta das experiências a serem realizadas. Após a pesquisa se pode haver um levantamento de materiais a serem efetuados durante o período que se realizariam os estudos. Para montar o Laboratório Móvel foi necessária uma mala média de cor cinza de fácil deslocamento e livre acesso nas práticas efetuadas, onde a mesma necessitaria de equipamentos de proteção para transportar as vidrarias e reagentes com segurança, sendo utilizada espuma para completar o interior da mala e encaixar os materiais do projeto. Depois de finalizado o Laboratório Móvel, houve a criação de um site de práticas químicas (www.quimicaaltoastral.wix.com/uninorte), como ferramenta de auxílio dos discentes que não disponibilizavam de livros didáticos de química, sendo uma fonte de pesquisa em que pudessem tirar dúvidas e compartilhar das experiências apresentadas em sala de aula. Essas metodologias foram divididas em um roteiro de práticas para facilitar o entendimento do aluno durante os experimentos, onde fossem propostos recursos de baixo custo e que estivesse presente no seu cotidiano. As aplicações envolveram reações químicas (decomposição da água oxigenada e reação ativada pela voz), gases e pressão (bolinhas saltadoras, balão de dióxido de carbono e amassando a latinha de uma forma diferente), eletroquímica (pilha de limão), densidade e gases (gotas de óleo flutuante e balão de hidrogênio), finalizando com um questionário para obter as informações sobre o ensino transmitido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer das práticas realizadas na turma, pode-se perceber que a uma necessidade em aplicar as atividades experimentais, pois se trata das reivindicações principais dos alunos para dinamizar e interagir com os conteúdos ministrados pelo professor regente. Conforme se observa no Gráfico, a turma foi unânime com relação à aplicação do projeto com as aulas experimentais propostas. Pelo índice apresentado de satisfação dos alunos foram essenciais as práticas experimentais realizadas para compreensão das teorias. Os discentes relataram na pergunta “Qual sua opinião em relação ás práticas de laboratório feitas em sala de aula?”. “Primordial para nossa aprendizagem e conceito dos materiais que utilizamos no cotidiano”. A maioria desses alunos passa por falta de incentivo sendo desmotivados por uma classe heterogênea e com dificuldades para se trabalhar. Uma triste realidade que se apresenta nas salas de aula é a dificuldade que os discentes encontraram para entender os conceitos do conteúdo de Química, onde acabam por criar um obstáculo da disciplina e tudo o que a envolve, deixando pobres seus conhecimentos do mundo que os cercam. Com a realização dos experimentos citados no projeto como uma metodologia diferenciada, foi abordado no questionário perguntas aos educandos sobre sua opinião em relação à compreensão que obtiveram em relação à teoria e prática depois das aplicações experimentais.

Laboratório Móvel

Materiais e reagentes químicos usados nos experimentos em sala de aula.

Gráfico

Opinião dos alunos sobre o uso do laboratório Móvel nas aulas de Química.

CONCLUSÕES: Ao realizar experimentos utilizando o Laboratório Móvel essas práticas só nos mostra que a química está presente em nosso cotidiano e tudo que o compõe, havendo uma aceitação por parte dos discentes que esperam aprender com cada realização dessas práticas. Portanto o projeto engrandeceu essa carência, buscando levar a esses alunos o fantástico universo da química, através de experimentos que prendem a atenção dos mesmos para facilitar sua compreensão. O interesse por parte deles em conhecer o que a ciência pode nos proporcionar contribui para engrandecer seus conhecimentos e aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: UNINORTE - Laureate International Universities – Manaus/AM. CEL - Centro de Ensino Literatus - Manaus/AM - SEDUC/AM.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola, n. 10, Nov. 1999, p. 43.
PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO QUÍMICA. Secretaria de Estado Educação e Qualidade do Ensino, 2012, p.115.