53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE ÁCIDOS E BASES.

AUTORES: Evangelista Brito, C. (UEPA) ; Cardoso Pereira, I. (UEPA) ; Rodrigues da Silva, L.C. (UEPA) ; de Abreu Oliveira, D. (UEPA) ; Costa, D.R.M. (UEPA)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo identificar a influência das aulas práticas de química na aprendizagem dos alunos, com o intuito de contextualizar os conceitos teóricos estudados em sala de aula através das aulas práticas, para que houvesse uma maior compreensão dos assuntos abordados. Essas aulas práticas foram desenvolvidas durante a disciplina estágio supervisionado I, por discentes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Pará. Após as aulas experimentais os alunos demonstraram maior interesse pela disciplina, pois notaram que o conteúdo ensinado na sala de aula estar inserido no nosso cotidiano e ainda confirmaram que as teorias discutidas são realmente verdadeiras.

PALAVRAS CHAVES: Estágio supervisionado; Aulas práticas; Ácidos e Bases

INTRODUÇÃO: O ensino de química é aplicado na maioria das escolas públicas aos alunos do ensino médio de modo descontextualizado fazendo com que haja desinteresse por parte dos mesmos. No entanto verificamos que a aula prática mobiliza o pensamento dos estudantes causando curiosidade e interesse pela disciplina. Segundo Maldaner, (2003) “pensa-se nas aulas práticas como motivação para aceitar melhor esses conteúdos e, na relação com a vida diária para torná-los mais interessantes e, assim, guardá-los melhor na memória”. A química é uma ciência experimental em constantes transformações que mantém relação com cotidiano das pessoas, as aulas práticas de química possibilitam ao aluno compreender as transformações e reações vista no dia a dia através da convivência domiciliar e dos fenômenos que ocorrem na natureza. A partir dessa visão abrangente sobre o mundo da química e como se procede tais acontecimentos, os alunos conseguem relacionar o conhecimento teórico com o prático. Este trabalho propõe uma abordagem sobre os assuntos ácidos e bases para alunos do ensino médio, através do método experimental.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado durante a disciplina estágio supervisionado I por discentes da Universidade Estadual do Pará do curso de licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em química na E.E.E.M Elinda Simplício Costa no município de Marabá, sudeste do Pará. Para realização das práticas experimentais utilizamos o indicador natural do repolho roxo para observar o caráter ácido – básico de alguns produtos que fazem parte do dia a dia dos alunos, tais como: vinagre, limão, sabão em pó e leite de magnésia. Após o estágio foi aplicado um questionário constituído por cinco questões subjetivas, onde os alunos descreveram a importância das aulas práticas no seu processo de ensino aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a realização das aulas práticas os alunos identificaram quais produtos eram de caráter ácido e qual era básico, citaram exemplos encontrados em sua própria residência, conseguiram relacionar o assunto até mesmo com a saúde e noticiários. Já com análise dos questionários constatamos que 90,5% dos alunos consideram que as aulas práticas deveriam ser indispensáveis, pois segundo eles, essa metodologia facilita a compreensão do conteúdo, além de conceituarem essas práticas como mais interativas e atrativas, 92% desses estudantes descreveram que a escola não oferece condições necessárias para a realização de aulas práticas, porém ressaltam que a professora tenta contornar essa situação realizando em sala de aula experimentos simples. A pesquisa mostra ainda que 73% deles nunca haviam participado de uma aula experimental de química, 27% responderam que já realizaram experimentos da disciplina, mas não na atual instituição em que estudam.

CONCLUSÕES: A partir das informações citadas, percebe-se que as aulas experimentais da disciplina de química realizadas contribuíram de maneira significativa para o conhecimento desses alunos, pois os mesmos demonstraram maior interesse e aprendizado na disciplina, sobretudo fica evidente que o fato dessa escola não possuir laboratório dificulta, mas não impedi o sucesso das aulas experimentais.

AGRADECIMENTOS: A Deus. A Comunidade E.E.E. Elinda Simplício Costa e a Universidade Estadual do Pará.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. 2ª Ed. Unijuí, 2003.
PERRUZO, F. M. Química na abordagem do cotidiano. 3ª Ed. São Paulo, 2000.
SCARPELLINI, C. Manual compacto de química: ensino médio. 1ª ed. São Paulo: Rideel, 2011.
CHRISPINO, A. Manual de química experimental. São Paulo: Atica. 1994.