53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Métodos pedagógicos e contribuições químicas para educação ambiental

AUTORES: Paz, J.A. (UFRPE) ; Silva, A.S.F. (FAMASUL) ; Silva, E.E. (UFRPE)

RESUMO: O referido trabalho relata um projeto de intervenção realizado em uma escola municipal situada na zona da mata do estado de Pernambuco. O projeto surgiu de acordo com a necessidade de mobilização social e desenvolveu o estimulo dos estudantes uma mudança com relação à preservação do meio ambiente. Os alunos aprenderam a importância da reutilização dos materiais, o processo químico que envolve a coleta seletiva, o respeito à natureza com o controle da utilização dos recursos naturais. O mais gratificante do trabalho foi perceber o desenvolvimento dos alunos, a participação, o raciocínio, a criatividade, o desejo de ser, de acontecer, de fazer uma melhoria em sua comunidade.

PALAVRAS CHAVES: Meio-ambiente; Química verde; Química contextualizada

INTRODUÇÃO: De acordo com Mateus, Machado e Brasileiro, (2009) as aulas de química do ensino médio devem ser permeadas por contextualizações, visto que é uma recomendação do ministério da educação para este nível de ensino. Com objetivo de dar suporte a este pré-requisito e visando a formação de seres críticos. É valido realizar aulas contextualizadas com temas da atualidade, como meio ambiente. Principalmente por que a química é um espaço privilegiado para o estudo das transformações de materiais. E são através dessas informações, sobre a geração de produtos e subprodutos tóxicos que podemos evitar em maior degradação ambiental utilizando os princípios da química verde (PRADO, 2003). A educação ambiental é consensual e se mostra como uma das mais importantes ferramentas para a criação de uma sociedade consciente equilibrada e justa, possibilitando a formação de cidadãos críticos, criativos e transformadores (ZUIN, 2010).E um consenso no âmbito educacional à importância que os docentes acarretam a responsabilidade de uma formação qualificada de seus discentes. Visto que somos nos educadores e educando o espelho da sociedade, os atuais e futuros cidadãos responsáveis pelo bem estar da população, e a educação ecológica faz parte dessa formação escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente realizamos um levantamento bibliográfico em livros, apostilas e artigos sobre a educação ambiental e sua importância relacionada diretamente com a responsabilidade social de cada cidadão. Posteriormente foi desenvolvida uma intervenção na escola Municipal Professora Almérita Maria de Araújo da Silva que está localizada no município de Escada-PE. Utilizamos para tal trabalho uma aula de intervenção para os alunos nono ano do ensino fundamental, a fim de deixa-los a par com relação o tema abordado e seus deveres com relação ao mesmo. Foi elaborado cartazes, maquetes, objetos recicláveis os quais foram utilizados em uma palestra realizadas pelos estudantes do nono ano do ensino fundamental, para os outros alunos da escola e comunidade redor. O projeto foi desenvolvido nos dias 16 e 17 de maio de 2013 das 13:00 as 17:00 horas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ficou claro que os alunos possuem um grande défice ao expressar algumas questões trazidas em questão sobre o meio ambiente, como: o significado do que termo preservação do meio ambiente e a sua importância, de que se tratava a coleta seletiva e se existia em seu bairro. Essas observações nos levaram a perceber que os docentes estão aplicados em passar o conteúdo programático sem a realização de intervenções interdisciplinar ou até mesmo correlacionar os conteúdos que possuem na ementa da componente curricular com os temas da atualidade. Durante o decorrer das aulas de intervenção foram abordadas as diferenças dos lixos, os orgânicos produzidos pela cozinha da escola, os de celulose da secretaria, os papeis higiênicos, os polímeros, pilhas e metais. E a importância dessa separação químicas dos materiais para posterior reciclagem. Os alunos começaram a interagir com o tema proposto, então foram surgindo às dúvidas sobre o meio ambiente e o que fazer no sentindo de contribuir para a sua preservação, e o mais gratificante foi que os próprios alunos começaram a desenvolver possíveis ações as quais colaborassem para uma preservação do meio ambiente. Após uma boa discussão sobre os vários aspectos relacionados ao tema proposto a turma foi dividida em cinco grupos denominados: água, lixo, efeito estufa e coleta seletiva. Fomos todos para a biblioteca da escola onde passamos em torno de uma hora e dez minutos desenvolvendo cartazes informativos e objetos recicláveis, o qual foi feita uma exposição explicativa na escola para que os alunos do nono ano pudessem compartilhar a informação adquirida com os estudantes das outras séries e a comunidade. Os discentes palestrantes abordaram o assunto economia de água, lixos, desmatamento, poluição da atmosfera e coleta seletiva.

CONCLUSÕES: Pode-se destacar o ótimo resultado da intervenção tanto para a turma o qual foi aplicado quanto para a escola num todo e a comunidade. Visto que até o momento a preservação do meio ambiente se resumia apenas a propagandas de rádio e TV, mas nada a favor era realizado. Pode se dizer que o trabalho foi muito bem desenvolvido e conseguiu alcançar seus objetivos, considerando que a mudança ecológica foi implementada tanto na escola como nas casas dos alunos. E também podemos concluir que a realização de atividades diferenciadas motivam os alunos à construção de seus próprios conhecimentos.

AGRADECIMENTOS: A Escola Municipal Professora Almérita de Araújo da Silva FAMASUL- Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, H. A.; BRASILEIRO, L. A. Articulação de conceitos químicos em um contexto por meio do estudo do ciclo de vida de produtos. Química nova na escola. v.31, n.4, p.231-234, 2009.
PRADO, A. G. S. Química verde, os desafios da química do novo milênio. Química Nova, v.26, n. 5, p. 738-744, 2003.
ZUIN, V. G. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de química: um estudo de caso. Tese de doutorado, Faculdade de educação da universidade de São Paulo, 2010.