53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DO Lixo Eletrônico : Destinação Final de Resíduos Eletrônicos (ações sustentáveis praticadas na cidade de Confresa – MT).

AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Edy, R.E. (IFMT) ; Reis, J.N.P. (IFMT) ; Resplandes, A.C.B. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT) ; Rocha, M.C.A. (IFMT)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização socioambiental na sociedade local e nos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, sendo realizadas palestras sobre Reciclagem do lixo eletrônico , contando com a participação de 120 adolescentes em cada evento, com faixa etária de 14 a 17 anos de idade, onde estes eram instruídas a destinação final de resíduos eletrônicos corretamente . Foi aplicada a teoria dos procedimentos corretos de como ,se reciclar.tendo como o objetivo primordial a inclusão da prática de reciclagem do lixo eletrônico , onde a abordagem da Reciclagem do lixo eletrônico possa ser um dos inúmeros fatores que estimulem os alunos a uma melhor compreensão da Educação Ambiental.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional; Responsabilidade Ambienta; Coleta de lixo eletrônica

INTRODUÇÃO: É de suma importância colocar em pauta sobre o ensino da Química no âmbito escolar , bem como as diversas ciências, requer uma ação pedagógica visando o desenvolvimento integral do aluno, buscando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna originária de um campo social historicamente construído denominado de campo ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação. Para participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo como para própria família. O objetivo deste trabalho foi inserir a educação ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos de reciclagem de lixo eletrônico. Alertando a sociedade para se mobilizar, pois se hoje, não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, acontinuidade e a qualidade de vida estarão comprometidas.

MATERIAL E MÉTODOS: Para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de informação, visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção, quanto à inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente. Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a “visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem, Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi à sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo desenvolvido com as turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 06 (cinco) na Escola Estadual 29 de Julho, 04 (quatro) na escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também nas Escolas municipais nas turmas de1ª série do ensino médio, sendo um total de 02 (duas) na Escola Municipal Central, 04 (quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um total de 400(Quatrocentos ) alunos. Algumas medidas que foi adotadas na metodologia para o alcance dos objetivos Foi a abordagem do tema Reciclagem do lixo eletrônico por meio de palestras, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa MT.Todo lixo eletrônico que é coletado, passa pelo processo de manufatura , ou seja, os materiais são desmontados, separados por tipos e reciclados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos de reciclagem de lixo eletrônico , contribui também para o desenvolvimento de uma nova mentalidade dos alunos .Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de “aprender, dando enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente.Outro resultado obtido, foi à sensibilização dos professores com relação à problemática ambiental,implantando-se após a realização das palestras , A coleta do lixo eletrônica dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta de resíduos eletrônicos e Reciclagem que já estava em vigor nas escolas. É importante frisar que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 80% dos alunos não sabiam sobre coleta de resíduos eletrônicos e a importância da reciclagem dos resíduos eletrônicos .Mais e importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta de lixo eletrônica no âmbito escolar, pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica, saindo com uma visão critica e ao mesmo tempo construtiva em busca de uma melhoria satisfatória, de preservação do meio ambiente visando à melhoria da qualidade de vida.

CONCLUSÕES: A realização das palestras de reciclagem de lixo eletrônica, em conjunto com a coleta de do lixo eletrônicos, foi de suma importância para que os alunos adquirissem uma maior vivência com os problemas advindos. Pela falta de cuidado, como já disse, pode causar grandes impactos ambientais por concentrar em fluxos de água e solo, substâncias que estavam dispersas na natureza, o que causa impactos para a saúde humana, bem como, através de processos simples para a reutilização desses resíduos deforma ecologicamente correta. •Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a formação de agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades de origem.

AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ACOBI, P. R. 2005. Educação ambiental: o Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. Educação e Pesquisa. 31: 233-250.

ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.

CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999

CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo:uma reflexão sobre a identidade da EA. In: SAUVÉ, L.;ORELLANA, I.; SATO, M.(Orgs.). Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal:Publications ERE–UQAM, 2002. p. 85–90.

CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).

DEBATE NA ESCOLA. Desenvolvimento sustentável para todos. Júlio Luis Chiavenato. 20 Julho de 2001.

DIAS, G, F. Educação ambiental princípios e práticas. 2ª edição, São Paulo: Gaia, 1993. pág. 84.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998.


LIMA, J. D. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa (2000).

MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1999.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: IBAMA, 1998.

PEREIRA, F. Neto. Desenvolvimento Sustentável. Editora HEMUS. 2ª edição. São Paulo. 1993.