53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Sequência Didática usando analogia para o ensino de Estequiometria.

AUTORES: Amancio de Lima Brito, E. (UFMS) ; Hamed Zayed, G. (UFMS) ; Krebs Vieira, K. (UFMS) ; Piazza Recena, M.C. (UFMS)

RESUMO: Um levantamento das questões das cinco últimas edições do Enem (exame nacional do ensino médio) indicou como um dos conteúdos recorrentes: a Estequiometria das Reações Químicas, sendo por esse motivo abordado em um minicurso promovido pelo PIBID-Química da UFMS numa escola pública. Foi aplicada uma sequência didática (SD) com foco na utilização de analogia com clipes coloridos para representar átomos, conforme o artigo “Uma proposta didática para elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomos, moléculas e substância”, que indicou as maiores dificuldades dos alunos com o tema. A avaliação da aplicação da SD indicou que houve cooperação entre os alunos e satisfação durante o processo. A atividade com clipes foi mais elucidativa do que a exposição tradicional.

PALAVRAS CHAVES: estequiometria; analogias; PIBID

INTRODUÇÃO: Os alunos do ensino médio apresentam dificuldades de compreensão do conteúdo estequiometria, que é recorrente no ENEM , possivelmente pela falta de alguns conceitos pré-requisitos como: átomos, moléculas, mol, balanceamento de equações entre outros que quando mal estruturados podem gerar obstáculos para o aprendizado. Portanto ao abordar estequiometria é necessário revisar esses conceitos. Assim, foi elaborada uma sequência didática com 4 etapas : na primeira foram discutidos, em uma apresentação em powepoint, os conceitos pré- requisitos para compreensão da estequiometria das reações químicas e a analogia dos clipes para representar átomos, o assunto foi então abordado numa aula expositiva com resolução de exercícios, em seguida foi proposto aos alunos atividades com a utilização dos clipes coloridos, visando proporcionar uma representação do nível submicroscópico da química, que consistiu em representar os reagentes e produtos por meio de clipes de uma dada reação, numa folha de papel sulfite dividida em duas partes (reagentes e produtos respectivamente). A sala de 30 alunos foi dividida em 10 grupos, cada grupo com um kit de clipes coloridos, e proposto 04 balanceamentos de equações que foram posteriormente corrigidas. Em seguida, na etapa final, cinco questões do ENEM foram propostas, resolvidas e discutidas. O material utilizado no minicurso foi convertido num kit.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, foi desenvolvida com 30 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Campo Grande-MS. A sequência didática (SD) foi desenvolvida em 3 horas , no contra-turno, e avaliada em função da observação direta dos pesquisadores, das respostas as questões do ENEM propostas na quarta etapa da SD e no depoimento dos participantes estimulado por perguntas sobre a utilização da analogia dos clipes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a utilização do material, foi perguntado aos alunos o que eles acharam da utilização do material com os clipes e as respostas foram muito positivas. Muitos responderam que conseguiram visualizar melhor o balanceamento das equações e entender alguns conceitos dos quais não estavam claros antes. Todos alunos concordaram com essa opinião. Todos os alunos participaram das atividades com os clipes manifestando interesse e envolvimento com a resolução dos exercícios de balanceamento. O material de apoio de clipes coloridos nos mostrou que os alunos desenvolveram níveis diferentes de experiência com a Química, contribuindo para o conhecimento do balanceamento de equações. Como professores em formação, a experiência nos mostrou a importância da utilização dessa analogia como uma ferramenta pedagógica que leva o professor à condição de facilitador e avaliador da aprendizagem, mas que, por meio da estruturação proposta na SD, permitiu aos alunos sua própria condução da aprendizagem.

CONCLUSÕES: Avaliamos a SD como um eficiente mecanismo que colaborou na construção/reestruturação de conceitos e dinamizou a aula. A SD pode ser vista como estratégia estimulante, não substituindo os demais métodos, mas servindo para o professor como suporte facilitador do processo ensino-aprendizagem. Pôde-se perceber que é imprescindível uma revisão dos conceitos básicos para subsidiar o conteúdo estequiometria. O kit foi montado com materiais de baixo custo de forma a tornar-se viável. Uma alternativa bastante interessante é uso da SD com um direcionamento a alunos com deficiência auditiva.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID e a Profª Dra. Maria Celina Piazza Recena

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: WARTHA, E. J. et al. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO QUÍMICO SOBRE ELEMENTO QUÍMICO, ÁTOMOS, MOLÉCULAS E SUBSTÂNCIAS. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5(1), p. 7-20, 2010.