53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE SOBRE O ENEM: FREQUÊNCIAS DE ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NAS PROVAS DE 1998 A 2008

AUTORES: Albuquerque, B.C.P. (IFPE - CAMPUS VITORIA) ; Silva, G.F.B. (IFPE - CAMPUS VITORIA) ; Sales, E.S. (IFPE - CAMPUS VITORIA) ; Silva, A.V.S.F. (IFPE - CAMPUS VITORIA) ; Júnior, O.P.S. (IFPE - CAMPUS VITORIA) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE - CAMPUS VITORIA)

RESUMO: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge no ano de 1998, com o objetivo de promover uma avaliação a cerca das Competências e Habilidades na formação do estudante deste grau. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo analisar as frequências de abordagens dos conteúdos da disciplina de Química neste exame, investigando as provas de cor amarela. Este estudo trata-se de uma abordagem Quanti-qualitativa fundamentada em uma investigação documental em torno da prova que aborda conceitos de Química no ENEM referente aos anos de 1998 a 2008. Visto o grau da problemática, esta pesquisa atenderá a resultados significativos, de maneira a aperfeiçoar de forma didática a característica do Exame se adequando à realidade da Educação Brasileira.

PALAVRAS CHAVES: enem; ensino de quimica; frequencia de conteudos

INTRODUÇÃO: Ao longo dos 10 anos (1998 – 2008) de aplicação do ENEM, houve mudanças significativas após a elaboração do novo modelo do exame no ano de 2009, como por exemplo, no início a prova era realizada em apenas um dia, atualmente é aplicada em dois dias e dividida em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias, e Ciências Humanas e suas tecnologias. Em torno das alterações que tem ocorrido, no ano de 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do ENEM, a Matriz de Referência 2009, tornando este exame em muitos casos, como sendo a principal maneira dos estudantes ingressarem em Instituições de Ensino Superior segundo Matos (2011). Na Matriz de Referência para o ENEM 2009 (BRASIL, 2009) são elencados os cinco eixos cognitivos comuns a todas as áreas do conhecimento, que são: o domínio de linguagens; a compreensão de fenômenos; enfrentar situações problemas; construir argumentação e elaborar propostas. Sendo os eixos cognitivos discutidos a partir da Taxonomia de Bloom, onde os quesitos são elaborados de maneira que os estudantes utilizem de forma hierárquica os requisitos para resolução. Com o propósito de investigar acerca das Competências e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - referente aos conteúdos de Química – a presente pesquisa busca compreender a frequência de abordagem de conteúdos, além de incentivar estudos relacionados ao Ensino de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa aqui proposta trata-se de uma abordagem Quanti-qualitativa fundamentada em uma investigação documental a respeito das questões que abordam conteúdos de Química no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente aos anos de 1998 a 2008, perfazendo um total de 10 (Dez) anos de prova. Para a análise, foram selecionadas as provas de cor amarela, selecionando as questões que abordam conceitos da disciplina de Química. A escolha desse campo de pesquisa se justifica pela necessidade de analisar a estrutura das questões de Química no ENEM. Para realizar a investigação documental, serão selecionadas as Provas do ENEM que foram aplicadas em 10 anos. Serão utilizadas como instrumentos de coleta de dados às provas que tratam de Química no Enem juntamente com suas resoluções, literaturas da área de estudo, os PCN’s, e as OCNEM. Vale ressaltar que a construção dos dados será feita considerando a coerência, diversidade e articulação entre os instrumentos. Nossa construção de dados será realizada a partir da análise das provas, observações e registros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), buscava nas questões que abordava conteúdos de Química fazer a relação entre o cotidiano com os respectivos assuntos da disciplina, de maneira interdisciplinar. No tocante enquanto uma ciência experimental, a disciplina de Química apresenta uma variedade de temas que podem ser discutidos para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, não somente em sua vida acadêmica. Diante das mudanças que sofreu o ENEM em torno desses dez anos – 1998 a 2008 -, foram abordados conteúdos com freqüência, e até mesmo existem conteúdos que não são abordados, mas que são de suma importância na formação dos discentes. A questão ambiental tem sido abordada em todas as provas do antigo modelo do ENEM, onde discute os danos ambientais causados pela chuva ácida, até a discussão do ciclo da água e os processos que podem gerar sua escassez. A partir do ano de 1999 tem sido relevante ter o conhecimento necessário a respeito dos elementos da tabela periódica, distinguindo suas características e formas de obtenção, assim como identificar acidentes ocasionados pelo mau uso e descartes dos elementos radioativos. Somente a partir de 2005 é percebível a abordagem de questões envolvendo Química orgânica, discutindo a respeito de plásticos, e em 2008 mais especificamente sobre a volatilidade da molécula orgânica – benzeno. A Química forense foi abordada apenas uma vez em dez anos, na prova de 2005, fazendo uso da estequiometria e de materiais químicos, como o luminol. Por conseguinte, no antigo modelo de prova do ENEM, os conteúdos abordados com freqüência dizem respeito à classificação de soluções em ácidos ou bases, e utilização de indicadores e fontes de energia (usina nuclear e hidrelétrica).

CONCLUSÕES: Destacam-se como resultados principais, contribuições tanto para os docentes no Ensino de Química, como para os discentes. Para os docentes no tocante ao acervo teórico, repercutindo também, nos estudantes, de maneira a aperfeiçoar de forma didática a característica do exame se adequando a realidade da Educação Brasileira. É fato que diante do estudo realizado, foram identificados casos particulares, e que podem vir a gerar pesquisas futuras. A inexistência de alguns conceitos fica clara, como a falta de abordagem de temas da físico-química, como eletrólise e termoquímica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasília. 2009.

MATOS, Karine G. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Análise das questões de Química no período de 2006 a 2011. Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2011.