53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PESQUISA – AÇÃO: ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS INSTITUCIONAIS (PIBID E PAPIM) VOLTADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Moraes, S. (UFPA) ; Dorighetto, P. (UFPA) ; Favacho, A. (UFPA) ; Ribeiro, F. (UFPA) ; Lima, C. (UFPA) ; Freitas, H. (UFPA) ; Oliveira, G. (UFPA) ; Alves, A. (UFPA) ; Pinto, G. (UFPA)

RESUMO: As tendências CTS trazem uma ideia de promover a educação científica e tecnológica dos cidadãos.Desta forma os trabalhos de IC aplicados devem estar voltados a incentivar os alunos das escolas à pesquisar, facilitando o acesso a informações científicas. O presente trabalho é o resultado de subprojetos dos Programas PAPIM e PIBID de Marabá/PA e visou contribuir para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos de uma escola pública, valorizando a universidade como espaço de transformação,além do envolvimento de alunos de graduação à IC.Alunos de quatro escolas públicas foram selecionados e estimulados a pesquisar a respeito sobre assunto relacionados à Química: óleos essenciais, oxidação enzimática, acidez no leite, ácidos/bases e álcool em gasolina, sendo este último com maior enfoque.

PALAVRAS CHAVES: Pesquisa-ação; Iniciação Científica; Intervenção metodológica

INTRODUÇÃO: A prática vivenciada pelos graduandos dos cursos de licenciatura nas salas de aula de escolas pública, cujo ambiente será vivido por tais, pouco é realizado, dificultando a visualização da realidade presente nas escolas vivenciada pelos alunos, inibindo os discentes a buscar alternativas viáveis para melhorias dentro do ensino fundamental e médio. A IC vem como um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa cientifica. Tendo como objetivos despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa, introduzindo-o no domínio do método científico, proporcionar ao bolsista, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa e despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa. Diversos programas institucionais apoiam iniciativas que possam contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Os Programas Institucionais PIBID e PAPIM têm como objetivo principal proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensinoaprendizagem. Com os projetos “Formação docente e a construção de metodologias inovadoras para o ensino de Química: Um intercâmbio universidade/escola pública do município de Marabá/PA” financiado pela CAPES e “A Escola Faz Ciência: Transposição de Temas de Ciências para o Ensino Básico” financiado pela UFPA, os alunos poderão realizar seus trabalhos.

MATERIAL E MÉTODOS: Preliminarmente, foram efetuadas visitas a quatro escolas do município de Marabá, onde os alunos-bolsistas entraram em contato com o corpo docente, de sua escola escolhida, para que pudesse ser feito uma explanação dos sub-projetos a serem implementados. Em seguida houve a seleção dos alunos, sendo esta etapa realizada de acordo com o tempo e interesse disposto pelo aluno, onde se deu inicio a discussão a vários assuntos relacionados à disciplina de química, priorizando o tema em que abordariam nos seus sub-projetos. Foi explanado também um pouco a respeito da Iniciação Cientifica decorrente do projeto, os quais eles participariam e também sobre o que eles pensavam em relação a ingressar em uma universidade pública.Os alunos fizeram o levantamento bibliográfico referente ao sub-projeto em que estavam inseridos, para que pudessem ter um conhecimento teórico a respeito de seus respectivos temas, após esse processo, os alunos foram devidamente orientados e treinados pelos alunos-bolsistas, para que então pudesse ser feita a coleta e estudo de seus materiais. Durante a realização dos experimentos os alunos participaram de forma ativa na execução dos mesmos, participando na coleta do material, realizando eles mesmos os experimentos e efetuando os cálculos necessários. Ao final das atividades alguns alunos participantes puderam expor aos seus colegas de classe os seus respectivos sub- projetos. Esta etapa teve por finalidade treinar a desenvoltura de apresentação e produção de pôsteres.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As visitas às escolas realizadas pelos alunos-bolsistas foram bem sucedidas. Apesar de algumas não possuírem laboratório de química, os subprojetos puderam ser executadas no Laboratório de Química da FEMAT, localizado no campus II da UFPA ou até mesmo nas salas de aula das escolas atuantes. Durante o desenvolvimento dos sub-projetos foi observado que os alunos mostraram-se bastante interessados e receptivos com relação aos experimentos. Ao se depararem com uma aula diferente estes interagiram de forma dinâmica e aplicada, onde se sentiram estimulados a pesquisar além do que lhes foi passado. No decorrer dos Projetos de Intervenções notou-se que o emprego de atividades alternativas em sala de aula aumenta o rendimento do aluno, já que o aproxima da sua realidade. Pôde ser concluído que os resultados dessa intervenção didática indicam que a contextualização de atividades experimentais pode ser uma boa forma de contribuir para a melhoria do ensino de ciência. Desta forma, os trabalhos acadêmicos visam, antes de tudo, estimular o conhecimento e, ao mesmo tempo, preparar e integrar o profissional às novas exigências do mundo profissional. Notou-se, ainda, que a vivência dos graduandos nas salas de escolas públicas é de grande importância para ambos, pois no decorrer do projeto gera uma interação dos alunos do nível básico com os universitários em ambientes diferenciados aos que convivem diariamente, contribuindo com a valorização da universidade como espaço de transformação, e a pesquisa científica. Com o término dos trabalhos (sub-projetos) observou-se que a inserção de atividades que se diferem com as que os alunos das Escolas públicas estão acostumados a vivenciar em sala de aula se mostra produtiva e animadora.

CONCLUSÕES: Ao realizar uma parceria Universidade-Escola os alunos inseridos no ensino básico puderam usufruir através dos sub-projetos de informações científicas e aparatos tecnológicos (CTS), sendo referenciado através de pesquisas realizadas em conjunto ao aluno-bolsista ou até com vidrarias e reagentes utilizados por eles. Ao se depararem com informações e situações diferentes eles expressaram interesse em buscar o conhecimento através da leitura, sendo observado pelos alunosbolsistas que a cada dia os alunos apresentavam uma observação diferente referente ao tema em que atuavam.

AGRADECIMENTOS: A UFPA, a Capes e a todos os alunos envolvidos da realização desse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ACEVEDO J. A. D.; Cambiando la práctica docente em la enseñanza de las
ciencias através de CTS. Borrador, n.13, p. 26-30, 1996ª.
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Nacionais para o ensino fundamental:a participação das instâncias políticas do
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