53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICA E METODOLOGIAS MOTIVADORAS NOS REFORÇOS DO PIBID

AUTORES: Cunha, F.S. (IFRN) ; Farias, A.C. (IFRN) ; Delgado, V.K.S. (IFRN) ; Moreira, K.C. (IFRN) ; Azevedo, J.A. (IFRN) ; Silva, A.F.C. (IFRN)

RESUMO: A relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem são temáticas que geram muitas discussões nos ambientes escolares pela funcionalidade de exteriorizar os conhecimentos teóricos à prática. O ensino de química é caracterizado pelas representações práticas das descobertas científicas, as quais proporcionam não só a veracidade. Com o objetivo de incentivar os alunos a participarem das aulas de reforço de Química, foram desenvolvidas atividades como gincanas na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo localizada na cidade de Acari- RN com as turmas dos Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), com os resultados, constatou-se a relevância do projeto na escola para que os alunos compreendam melhor os conteúdos de química.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metodologias; PIBID

INTRODUÇÃO: A disciplina de Química trabalhada no Ensino Médio é tema de debates, em meio a tantas dificuldades apresentada pelos alunos, em respeito à aprendizagem dos conteúdos na disciplina de Química. Desta forma, o professor como principal mediador neste processo de ensino-aprendizagem deve abordar metodologias diferenciadas para construir junto com os alunos um conhecimento significativo para o seu cotidiano.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campos Currais Novos, vem auxiliando aos futuros docentes a possibilidade à prática docente para que se adéque à nova realidade escolar, na peculiaridade de estabelecer o relacionamento entre os futuros professores e alunos no sistema do ensino, visando a preparação de futuro docentes nas escolas Estaduais. Fundamentando a teoria prática, estabelecera uma relação contextual e valorização das ciências, com ênfase ao ensino de química. Diante disso, como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) uma das atividades propostas a serem desenvolvidas foi a realização de uma gincana, o dia “Q da Química” na Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo localizada na cidade de Acari- RN com as turmas dos Ensino Médio (1º,2ºe 3ºanos), seguindo o conteúdo ministrado pela professora. Tendo como objetivo incentivar os alunos a participarem das aulas de reforço de Química ministrada pelos bolsistas. Os materiais da gincana eram simples, de baixo custo e alternativos, mas despertava o interesse e atenção dos alunos.“Saber que Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. (FREIRE, 1996, p. 27).

MATERIAL E MÉTODOS: Foram dividida em salas as turmas, sob orientação da supervisora, onde cada sala tinha uma metodologia diferente de abordar a suas atividades com os alunos. 1ª série: Foi trabalhado os conteúdos da Tabela Periódica, o jogo lúdico, que são jogos educativos de atividades que possuem objetivos pedagógicos específicos para o desenvolvimento do raciocínio e aprendizado.Assim sendo, o “Ludo Químico” mostrou-se didático, os alunos destacaram que, com o jogo, sentiram-se mais motivados e ativos na aprendizagem por envolver memorização de regras. 2ª série: Foi preciso três salas, para realizar a caça ao tesouro Químico, onde cada turma elegeu um líder, que ficava com um mapa do tesouro (mapa da escola), para que, ao termino da sua etapa pudesse se direcionar para outra. Trabalhando os conteúdos: Estado da matéria, estequiometria (proporção e balanceamento) e reconhecimento de elementos e substâncias com o cálculo da massa molar. 1º sala: Conteúdo, estado da matéria. 2º sala: Conteúdo, estequiometria (proporção e balanceamento), reconhecimento de elementos e substâncias com o cálculo da massa molar, com a equação: Fe2(SO4)3 + NaOH → Fe(OH)3 + Na2SO4. 3º sala: Perguntas e respostas: conteúdos da 1º e 2º série do Ensino Médio. 3ª Série: Trabalhando os conteúdos de química Orgânica, ou sejas, as funções orgânicas com o jogo de Palavras Cruzadas, mostrando assim a satisfação e de desenvolvimento dos alunos durante a realização do jogo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante do exposto da metodologia defendemos a ideia de que os métodos de competição entre os alunos podem merecer um espaço na prática pedagógica e possibilita aos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ) uma estratégia de motivação aos alunos com os conteúdos ministrados nos reforços. Pode-se notar que através da metodologia da gincana, o objetivo pedagógico proposto, como,o Jogo lúdico, a caça ao Tesouro Químico e o jogo de Palavras- cruzadas, foi alcançado, uma vez que foram obtidos resultados satisfatórios e adesão dos alunos, proporcionando um aprendizado mais agradável e significativo. Os jogos sempre constituíram uma forma de atividade inerente ao ser humano, representando uma ferramenta de entretenimento, raciocínio, diversão e integração social desde o seu início. […], é possível recriar uma realidade, moldá-la e de certa maneira, vivenciá-la (PIAGET, 1975).

Sala da 1ª série, estrutura do jogo lúdico.



Sala da 3ª série, Palavras-cruzadas.



CONCLUSÕES: A parti destas atividades com os alunos percebemos que usando métodos como gincanas estimula o interesse e fundamenta mais a participação dos alunos nas aulas de reforço, promovendo uma aproximação aluno-bolsistas e uma maior frequência nas aulas de reforços. Usando este método da gincana pode estimular nos alunos a competitividade do “querer saber mais dos conteúdos de química”, mas para isso aconteça é necessário que estes sejam desafiados cognitivamente e reforçados os conteúdos de química e de forma significativa os alunos possam compreender os assuntos abordados em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus pela força, ao IFRN pelas oportunidades e a CAPES pelo incentivo aos futuros docentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Prática Educativa/ Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GUIMARÃES, C. C. . Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, n. 3, p.198, agosto 2009.
PACHECO, D. L. M. ; COSTA, T. O. G. ; GALOTTA, A. L. A.. PIBID-QUÍMICA: novas metodologias para o ensino-aprendizagem na escola Ângelo Ramazzotti- Manaus/AM. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7493/5353> Acesso em: 24 de jun. 2013.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
VAITSMAN,E. P.; VAITSMAN, D. S..Química & Meio Ambiente: Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro, ed. Intercidência, 2006, 252 p.