53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E A LDB: DIÁLOGO COM DELORS E MORIN

AUTORES: Nogueira, S.R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

RESUMO: Neste trabalho, desenvolvido no ano letivo de 2012, com calouros dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, utilizou-se a LDB como instrumento para despertar em licenciandos a consciência da importância e da complexidade do trabalho do professor para a formação de cidadãos. Após as leituras, debates e reflexões coletivas, foi possível alcançar a compreensão do papel que cabe ao professor na formação para a vida; e, da importância do diálogo com as Ciências Sociais e Humanas para o futuro exercício do magistério de uma Ciência Exata.

PALAVRAS CHAVES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA EM QUÍMICA; LDB

INTRODUÇÃO: Em meados dos anos de 1990, o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, da UNESCO (DELORS, 1997) apontou para a necessidade da reestruturação da educação de forma a tornar possível seu papel como instrumento de modificação da realidade mundial, em diferentes níveis. Nesse sentido, a educação, ao longo de toda a vida, deve ser vista “...entre outros caminhos e para além deles, como uma via que conduz a um desenvolvimento mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões e as guerras...” (DELORS, 1997, p11). Segundo o Relatório Delors, a educação deve se organizar sobre quatro pilares de conhecimento: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; e, aprender a ser. Tais pilares foram assimilados nos documentos oficiais sobre a educação no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 2002). Aprofundando a discussão sobre estes pilares e sobre a visão transdisciplinar da educação, Edgar Morin (MORIN, 2000) apresenta sete saberes fundamentais necessários para se ensinar no século XXI, discute uma visão complexa da educação, apontando para a necessidade de se formar professores que venham a atuar com essa compreensão complexa no exercício do magistério. Neste trabalho, apresentaremos resultados alcançados, nos semestres letivos de 2012, com o desenvolvimento de atividades na disciplina Tutoria I do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense. Por meio da proposta da disciplina, buscou-se, através de uma primeira aproximação com a LDB, auxiliar os licenciandos a ampliarem o significado do termo professor e conscientizá-los da importância de seu futuro trabalho na Educação Básica.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em três turmas da disciplina Tutoria I, ministrada em 15 aulas de duas horas semanais: P1 (1º sem. turno integral – 9 alunos), P2a (1º sem. turno noturno – 18 alunos) e P2b (2º sem. turno noturno – 10 alunos). Os licenciandos foram distribuídos em grupos com 2 ou 3 alunos e desenvolveram as atividades: - Apresentação inicial: cada aluno informa seu nome, idade, endereço, se estudou em escolas públicas ou em particulares, algo de que gosta muito, algo de que não gosta; e, se o Curso de Licenciatura foi sua primeira escolha; caso contrário qual seria e o porquê de ter se matriculado na Licenciatura. - Leitura e discussão, em grupo e com a turma, do texto Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parte I – Bases Legais. - Dramatizações com situações educacionais, propostas pelos grupos, relacionadas a artigos da LDB, e análise das mesmas. - Visita à biblioteca para aprender: o que é uma biblioteca, o que é uma base de dados, quais estão disponíveis para os alunos e como usá-las. - Confecção de uma lista de problemas da educação nacional a partir da opinião da turma; pesquisas (mídia eletrônica e escrita) sobre esses problemas e discussão dos resultados das pesquisas para poder dimensioná-los. - Preparação e apresentação oral, para banca composta de três professores, de trabalho sobre a LDB (um por turma e com formato de livre escolha dos alunos). - Avaliação final da disciplina respondendo as perguntas: 1- A visão que você tinha do trabalho de um professor mudou graças às leituras e discussões realizadas nessa disciplina? Como?; 2- Qual o percentual de aproveitamento que você teve na disciplina? Por quê?; 3- Qual assunto relacionado ao trabalho de um professor você gostaria de estudar?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na turma P1 todos haviam estudado em escolas particulares e disseram nunca ter ouvido falar da LDB. Nas turmas P2, 50% estudaram apenas em escolas públicas e sabiam da existência da LDB, os demais estudaram em escolas públicas apenas o Ensino Fundamental e não sabiam da LDB. Em cada turma, 30% declarou que queriam ser professores de Química, os demais preferiam outros cursos na área da Química e não conseguiram pontuação necessária no ENEM para tal, ou trabalhavam e o único curso noturno na área da Química era o de Licenciatura. Todos relutaram muito em ler as Bases Legais, mas ao longo das discussões foi possível diferenciar a Lei da ação de pessoas que deveriam cumpri-la e entender que em seu exercício profissional serão eles, futuros docentes, a terem de fazê-lo. Nas dramatizações foi possível corrigir distorções na interpretação dada a alguns artigos legais; discutir a relevância da postura ética profissional, projeção de voz, articulação de palavras e do domínio da língua pátria para o trabalho do professor. A reflexão sobre “A estética da sensibilidade”, “A Política da Igualdade” e “A ética da identidade”, presentes em Morin (2000), permitiu fazer conexões com assuntos cujo estudo será aprofundado nas diversas disciplinas da chamada “parte pedagógica” do Curso e discutir sua importância na formação do professor de Química. Os trabalhos finais tiveram formato de “Edição Especial de Telejornal – 15 anos de LDB” (P1), “Quizz Show – disputa entre duas escolas – LDB e DCNEN” (P2a) e “Programa de TV sobre variedades – LDB” (P2b). Com exceção de um estudante da turma P2a, os alunos afirmaram na avaliação que ampliaram a visão que tinham do trabalho do professor e mostraram-se criteriosos em sua autoavaliação.

CONCLUSÕES: Das reflexões, ações e respostas dos alunos, conclui-se que os futuros professores de Química alcançaram a compreensão de que, no exercício do magistério, precisarão formar os alunos da Educação Básica para a vida, para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento de uma autonomia intelectual, política e econômica dos indivíduos; e, para tanto, o diálogo permanente com as demais Ciências da área e com as Ciências Sociais e Humanas será imprescindível. Três dos licenciandos se juntaram ao PIBID, e dois dos alunos que tinham outras escolhas decidiram se tornar professores.

AGRADECIMENTOS: À Profª. Dra. Alice Akemi Yamasaki do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio – parte I Bases Legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
DELORS, J. (Org.) Educação Um Tesouro a Descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para O Século XXI. São Paulo: Cortez, 1997.
MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.