53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONHECIMENTO SOBRE EFEITO ESTUFA E CHUVA ÁCIDA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARITUBA-PA.

AUTORES: Silva, A.F. (UEPA) ; Silva, S.Q. (UEPA) ; Silva, M.D.B. (UEPA) ; Silva e Júnior, A.S. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UEPA) ; Araújo, A.C.S. (UEPA)

RESUMO: A Educação Ambiental, enquanto prática educativa integra um conjunto de relações sociais que se constitui em torno da preocupação com o meio ambiente e que poderíamos chamar de campo ambiental. A pesquisa foi realizada através de um questionário constituída de cinco questões discursivas, a fim de avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto em estudo. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos alunos não possuíam uma visão holística do efeito estufa e chuva ácida, o que pode ser obtido através com a utilização de metodologias de ensino mais efetivas. Então, observou-se que existe uma grande necessidade de trabalhar com mais frequência os assuntos abordados neste trabalho, ressaltando principalmente, a formação para a cidadania.

PALAVRAS CHAVES: Problemas Ambientais; PIBID; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: De acordo com Tozoni-Reis (2007), existem várias abordagens na compreensão da Educação Ambiental, classificadas e denominadas em diferentes categorias e que resultam em diferentes práticas educativas ambientais. O que prevaleceu na situação da relação Sociedade-Natureza durante a maior parte da existência humana foi o equilíbrio. A partir das grandes navegações e após a revolução industrial a natureza passou a ser vista como fonte de recursos econômicos a ser explorada, nesse ponto, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação e os problemas relacionados ao mesmo foram agravados, ou seja, os problemas ambientais são consequências diretas da intervenção do homem nos diferentes ecossistemas da terra. O aumento da emissão de gases poluidores do ar, gerados principalmente pela queima de combustíveis fósseis é um desses principais problemas. A preocupação com as questões ambientais começou a se ampliar a partir da Revolução Industrial que intensificou a apropriação dos recursos naturais pelos meios de produção. Isto fez com que a problemática ambiental ganhasse grande destaque no cenário mundial, principalmente, na segunda metade do século XX, cuja maior expressão foi o surgimento do movimento ambientalista. Partindo deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento que os alunos possuíam sobre efeito estufa, chuva ácida e suas consequências para o Meio Ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, localizada no município de Marituba-PA, tendo como participantes da pesquisa 29 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para coleta de dados foi aplicado um questionário constituindo de cinco questões abertas (discursivas), sobre efeito estufa, chuva ácida, abordando causas e suas consequências para o Meio Ambiente. A pesquisa foi realizada em dois momentos: O primeiro momento consistiu no levantamento bibliográfico para realização da pesquisa, o segundo na aplicação do questionário, a fim de avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o assunto em estudo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as análises dos questionários aplicados aos alunos participantes da pesquisa, verificou-se que 58,6% eram do sexo feminino e 41,9% do sexo masculino. Quando perguntados o que entendiam sobre efeito estufa e chuva ácida, 37,9% alunos não responderam a esta questão, dos 62,0% alunos que responderam, somente 10,0% responderam de forma correta. Em relação às consequências do efeito estufa e chuva ácida, somente 31,0% alunos conseguiram responder a esta pergunta, citando o aquecimento global, derretimento das geleiras, queimadas e destruição da flora. Sobre as atividades que intensificam estes fenômenos, 55,0% dos participantes da pesquisa citaram as seguintes atividades: Queimadas, queima de combustíveis fósseis e criações de gado. Acerca dos gases responsáveis pela intensificação dos fenômenos em estudo, somente 37,9% dos alunos responderam, porém 24,1% referiu-se ao dióxido de carbono (CO2). 20,0% dos alunos apontaram as medidas necessárias para amenizar estes fenômenos, citando a diminuição das queimadas e uso de biocombustíveis. A partir dos resultados obtidos no segundo momento da pesquisa, verificou-se que a maioria dos alunos não possuíam uma visão holística do efeito estufa e chuva ácida, pois através de suas respostas não conseguiram relacionar as causas com as consequências para o Homem e Meio Ambiente. Esta visão geral pode ser proporcionada aos alunos através de uma proposta de ensino pautada na interdisciplinariedade, onde estes temas serão abordados de forma integrada com diversas disciplinas com a física e a biologia. Os meios que podem ser utilizados para atingir este objetivo são: projetos de iniciação científica nas escolas da rede básicas, feira de ciências, experimentação e recursos midiáticos.

CONCLUSÕES: Observou-se que há necessidade de trabalhar com mais frequência nas escolas da rede básica os assuntos abordados neste trabalho, além da utilização de outros recursos didáticos, pois estes temas são de importância para a formação de opiniões e críticas, além de obter um conhecimento do meio onde vivemos para que haja um uso adequado dos recursos naturais, respeitando as gerações futuras, ou seja, ressaltando, a importância de desenvolver ações que venham amenizar estes fenômenos. Além disso, conscientizar os alunos, acerca dos problemas que podem prejudicar a saúde humana e o Meio Ambiente.

AGRADECIMENTOS: À Capes pela concessão de bolsa - PIBID ao primeiro autor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C. F. B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.