53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Desvendar da Joia Química: uma peça teatral para uma melhor compreensão do assunto de tabela periódica

AUTORES: da Silva, L.K.R. (UESPI) ; Silva, F.C.M. (UFPI) ; de Araújo, M.M. (UFPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; Pacheco, H.F. (UFPI) ; Oliveira, M.E.A. (UESPI) ; Santana, P.K.B. (UESPI) ; Luz Júnior, G.E. (UESPI) ; Nacimento, L.A. (UFPI) ; Silva Sousa, E.L. (UESPI) ; do Santos Lima, M. (UESPI)

RESUMO: Devido a larga utilização de métodos expositivos pautadas na improvisação praticados pela maioria dos docentes quanto ao conteúdo de Química. E pelo bons resultados que pesquisas têm mostrados quanto a utilização de metodologias alternativas. Neste trabalho foi elaborada uma peça teatral para ser aplicada entre alunos da primeira série do ensino médio de escolas públicas de Teresina-PI. A peça teatral foi elaborada para abordar o assunto de Tabela Periódica, que na Química é fundamental para a compreensão dos demais conteúdos. Com essa metodologia foi possível melhorar o comportamento bem como a compreensão do assunto destacado.

PALAVRAS CHAVES: Tabela; Química; Alternativas

INTRODUÇÃO: No Brasil, a história do ensino de Ciências, em particular o ensino de Química, tem revelado um quadro repleto de improvisações, no qual o docente, em decorrência de uma formação inadequada, utiliza o livro didático como alicerce de suas aulas, sendo este, o modelo tradicional de ensino. Por outro lado, a utilização da criatividade na elaboração de metodologias que facilitem o ensino através de brincadeiras, jogos, desafios etc. parece provocar uma aprendizagem mais eficiente, e são chamadas de metodologias alternativas. (SANTOS, 2011) A lista de metodologias alternativas que podem ser empregadas no ensino de Química é grande e diversificada, e muitas delas podem, até mesmo, ser adaptadas pelo professor. Entre essas metodologias destaca-se o teatro, que além de promover efetiva participação no processo, pode levar o estudante a uma compreensão maior dos contextos relativos ao assunto ministrado. Com a peça teatral é possível a formação de grupos de estudos entre os alunos, com os quais pode-se obter um aprendizado cooperativo, com o desenvolvimento de habilidades intelectuais mediante ao estabelecimento de inter-relações sociais em um ambiente saudável de brincadeiras e descontração (lúdico), que no fim proporciona uma aprendizagem articulada e enriquecida. (CARVALHO, 2011 e YAMAZAKI, 2004). Dentre os conteúdos de Química, acredita-se que o assunto de Tabela Periódica é de fundamental importância para a compreensão de toda a disciplina. Por isso, foi objetivo desse trabalho, construir e aplicar uma peça teatral para facilitar a compreensão do assunto destacado, entre alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas de Teresina-PI. Com a pesquisa, espera-se inspirar professores a utilizarem a criatividade para lecionar os mais diversos conteúdos de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Antes do desenvolvimento da metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico sobre as dificuldades em explicar os conteúdos da disciplina de Química com a utilização da metodologia tradicional. Assim foi possível escolher a metodologia a ser utilizada bem como o assunto a ser abordado. A peça teatral “O DESVENDAR DA JOIA QUÍMICA” foi desenvolvida com aplicações experimentais feitas a alunos do grupo PET-QUÍMICA da UESPI. Depois de considerada pronta, a metodologia foi aplicada entre alunos da rede pública de ensino da primeira série do ensino médio regular de quatro escolas localizadas no município de Teresina-PI. Para tanto, foram escolhidos, aleatoriamente 3 turmas para ministrar o conteúdo de forma expositiva (grupo A) e outras 3 para ministrar o conteúdo com a peça teatral (grupo B). Antes da aplicação, o ministrante (professor) em aula anterior, explicou a dinâmica da aula lúdica, bem como entregou aos alunos o roteiro da peça. Com as aplicações da metodologia, pôde-se fazer observações quanto à aspectos comportamentais dos alunos, como: interação, capacidade de decisão, liderança, comprometimento com as atividades escolares e com o assunto em estudo. Também, foi utilizado um questionário referente ao conteúdo para compara so desempenhos dos grupos A e B. A metodologia foi aplicada nas salas de aula das escolas selecionadas. Os alunos foram os responsáveis por organizar o senário, para tanto, foram utilizados materiais fáceis de serem conseguidos tais como: folhas de papéis rabiscados; objeto em formato de cilindro; cadeiras; mesa; celular com fone de ouvido e materias do Laboratório da escola (Béquer, Balão volumétrio, Tubos de ensaio) ou materias da cantina (copo com água).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por se tratar de alunos da primeira série do ensino médio, deve-se ter em mente que os participantes da pesquisa já haviam tido contato com o conteúdo de Tabela Periódica e que, portanto, possuíam alguns conceitos básicos sobre o assunto. Contudo, constatou-se que os mesmos não detinham muitas informações sobre o assunto, alguns afirmaram, até mesmo, não se lembrar de tê-lo estudado. Assim, a metodologia desenvolvida foi aplicada tendo em vista o baixo nível de conhecimento que os alunos possuíam sobre o tema em estudo. Com as aulas, ficou evidente que, mesmo com uma quantidade limitada de alunos que podiam atuar (limite de personagens), todos mostram-se interessados, tanto os alunos que atuaram como personagem, como os que participaram da construção do cenário, num clima de companheirismo, desempenharam um bom papel. Acredita-se que assim, puderam fixar o conteúdo, já abordado de forma expositiva, havendo um ganho de rendimento escolar. Em uma das escolas em que a metodologia foi aplicada, foi gravado um vídeo que mostra o desenrolar a peça teatral. Algumas senas do vídeo podem ser vistas na figura 1, na qual é nítido que houve trabalho em grupo em um clima descontraído proporcionado pela metodologia. Ressalta-se que os alunos ficaram orgulhosos do desempenho que obtiveram ao assistirem o vídeo. Com a aplicação dos questionários, pôde-se constatar que, com a utilização correta da metodologia alternativa, houve uma melhora no desempenho dos alunos do grupo B, que conseguiram ter um maior rendimento na aprendizagem do assunto, tomando como referencia, os alunos do grupo A. O questionário abordou os seguintes assuntos: Noção de massa atômica; Tabelas Periódicas de Döbereiner, Chancourtois, Newlands, Meyer e Mendeleev; Número atômico de Moseley.

Fig.1 – Imagens da aplicação da peça teatral: O desvendar da joia quím

Fonte: PET-QUÍMICA da UESPI, 2012.

CONCLUSÕES: A metodologia utilizada tornou a aprendizagem mais significativa, favoreceu a melhora da relação aluno com o professor, criando um clima de harmonia em sala de aula. Com ela foi possível também, incentivar de um modo espontâneo uma maior participação dos alunos, fato que não acontece no ensino tradicional. Contudo, a peça não deve ser entendida como substituta dos modelos tradicionais de aula, mais sim, como uma alternativa para os professores interessados em manter uma boa relação com seus alunos, bem como, proporcionar, neles, um maior desempenho para o assunto de Tabela periódica.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq e à UESPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, V. K. P. Atividades Lúdicas e Materiais Alternativos: uma proposta para o ensino de Química. 2011. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

SANTOS, C. M. A.; SILVA, R. A. G.; WARTHA, E. J. O conceito de eletronegatividade na educação básica e no ensino superior. Quím. Nova,São Paulo, v. 34, n. 10, 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422011001000020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29Fev. 2012.

YAMAZAKI, S. C. & YAMAZAKI, R. M .O. Afetividade Como Referencial Teórico para o Ensino de Ciências: ensaio sobre um ideal metodológico? Acheronta – revista de Psicoanálisis y Cultura. V. 20, 2004.