53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONCEITOS DE QUÍMICA NO COTIDIANO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9° ANO, NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO DIGITAL (EM PDF) “CURIOSIDADES DE QUÍMICA”.

AUTORES: Delgado, V.K.S. (IFRN) ; Silva, A.G.L. (IFRN) ; Dantas Junior, E. (IFRN) ; Farias, A.C. (IFRN) ; Medeiros, S.C.S. (EEPIBA-RN) ; Cunha, F.S. (IFRN) ; Santos, T.S. (IFRN) ; Nobrega, A.M. (IFRN)

RESUMO: Neste trabalho foram abordadas curiosidades de Química por meio de textos didáticos, com os discentes do 9º ano “1” do Ensino Fundamental (escola Municipal Major Hortêncio de Brito – Acari – RN). Com o intuito de motivar os alunos ao estudo da Química, realizamos um trabalho que apresentava curiosidades sobre alguns conceitos químicos. A partir dessa abordagem esperamos que os estudantes questionem e explorem a importância da Química para o mundo que o rodeia, pois nota-se que muitas das vezes os discentes não possuem o contato real, deixando de conhecer um mundo deslumbrante. Para a realização deste trabalho utilizamos textos, elaboramos oficinas na construção de um livro digital (em pdf), unimos a opinião dos discentes, a interdisciplinaridade e pesquisas na sala de informática.

PALAVRAS CHAVES: curiosidades de química; ensino; visão autônoma

INTRODUÇÃO: A Química nos possibilita trabalhar com diversos temas e conhecimentos do mundo, existe uma infinidade de saberes a serem explorados e compreendidos. O estudo desta disciplina pelos discentes inicia-se no 9° ano do ensino Fundamental na matéria Ciências, os discentes muitas das vezes não possuem o contado efetivo com as curiosidades dos conteúdos de Química, desmotivando-o a não si interessar em estudar está ciência, e até mesmo dificultando a compreensão desta disciplina. Deste modo, é preciso trabalhar, discutir e fazer com que os estudantes desenvolvam sua própria visão em relação a está matéria tão importante. Assim, foram analisados livros e artigos que abordavam as curiosidades de Química; identificando os conteúdos essenciais para aprendizagem e a motivação dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental (Escola Municipal Major Hortêncio de Brito – Acari – RN); em seguida, houve a execução desta pesquisa em forma de aulas expositivas e oficinas, a produção de um livro digital (em forma de pdf) feitos por os próprios discentes, para uma melhor compreensão desta ciência e ao mesmo tempo para instruir ao aluno gostar da Química. Segundo DAVIS (2010) um dos principais objetivos da escola enquanto instituição de ensino, formadora de cidadãos críticos e autônomos é: “A de propiciar aos alunos a possibilidade de realizar, com os materiais e os meios disponíveis, algo que ainda não tenha sido feito, ou de fornecer condições para que aquilo que já foi feito seja visto ou refeito a partir de uma nova perspectiva. [...]”. Tendo em vista o papel importantíssimo da escola enquanto formadora de cidadãos, é necessário darmos maior ênfase ao desenvolvimento autônomo do aluno. É preciso expor ao aluno as curiosidades de Química e fazer com que os alunos critiquem construtivamente.

MATERIAL E MÉTODOS: Através de uma pesquisa bibliográfica foram constados alguns dos trabalhos viáveis para compreensão de algumas curiosidades de química para os discentes do Ensino Fundamental (9ºAno). Então foram trabalhados com os discentes estes textos de forma expositiva, mas compreensiva, despertando no discente a curiosidade e a importância de se estudar conteúdos (exemplo: introdução a Química e a onde a encontramos; elementos químicos; Química e a indústria da beleza) como este na Química, em seguida, formamos 4 grandes grupos entre os discentes, sorteamos os textos a serem trabalhado por cada grupo, e por fim, confeccionamos de um livro digital (em pdf) com as curiosidades de química, um trabalho realizado pelos próprios discentes, fazendo com que os mesmos pensem e desenvolvam sua própria percepção em relação a esta disciplina. Foram utilizados na produção destes livros: computadores com scanner, textos extraídos de outros autores para dar embasamento ao trabalho dos discentes e muita criatividade. Contamos com a ajuda da professora de Ciências e da professora de Português, buscando uma nova visão autônoma da Química pelos próprios discentes, para o desenvolvimento deste trabalho foram necessários dez aulas, distribuídas em 02h35min na sala de aula e 02h25min na sala de informática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente foram escolhidos pelas autoras do artigo os seguintes textos de Química, para serem trabalhados com os discentes, cada um dos textos objetivou atingir as seguintes funções, como mostra na Tabela1. Na tabela 1, apresentamos os textos trabalhados e os nossos respectivos objetivos, para que os discentes se autoquestionem em cada um destes textos. Ao abordarmos estes textos com os discentes, os mesmos discutiram e afirmaram diversas ideias, como por exemplo: no primeiro texto ficaram supressos ao saberem que o chulé era uma bactéria, e que ela libera aquele mal cheiro (substância) que caracteriza chulé, mas, mais supressos ficaram quando ao descobrirem que esta substância era um ácido (Ácido Valérico); no segundo texto, tiveram dúvidas em relação à importância da Química, porém no decorrer da leitura e na discursão do texto perceberam o grande valor da Química, então citaram diversos exemplos, sem a Química voltaríamos a viver como os homens primitivos, sem tomar banho,entre outros;em todos os textos os alunos revelaram-se participativos e curiosos. Depois do trabalho em sala de aula, partimos para a sala de informática, onde cada grupo pesquisou mais sobre o seu tema de Química, dando mais subsidio para a sua produção. No quadro 1 abaixo, apresentar-se um dos textos produzidos pelos discentes, mostrando a visão critica e autônoma dos mesmos, dando referência ao quinto texto trabalhado “Química e aparência: Descolorindo os cabelos”. Percebe- se que os discentes exploraram bem a importância da Química neste texto (Quadro 1),em que destacaram exemplos do dia-dia, comparando as opiniões das pessoas em relação à Química, e se auto questionando “A Química é importante?”.

Tabela 1

Textos utilizados

Quadro 1

produção dos discentes do 9º ano do ensino fundamental –Escola Municipal Major Hortêncio de Brito – Acari -RN.

CONCLUSÕES: A busca do conhecimento é essencial para a vida humana, nos autoconstruímos nesta aprendizagem, os discentes precisam conhecer e explorar este mundo da Química. Trabalhar com os discentes algo comum do seu cotidiano, interligando a química à sua própria vida, possibilitou uma aprendizagem significativa. Questionar o papel da Química e a própria Química, fez com que os discentes repensassem os seus conceitos individualmente e coletivamente, até se chegar a uma conclusão: “A Química realmente é importante, ela está presente no meu cotidiano” e construir a sua própria produção literária.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus pela oportunidade, a CAPES-Brasil (PIBID - Currais Novos), a nossa orientadora e supervisora do PIBID Suzanny C. S. Medeiros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DAVIS, Cláudia Oliveira, Psicologia da Educação. 3ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, n. 57, vol. 15, 1987 (texto adaptado) apud USERCO; SALVADOR, Química — volume único — 5. ed. reform. — São Paulo : Saraiva, p.99, 2002.
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herberto Flora Barbosa, QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro, Vol. 33, N° 1, FEVEREIRO - 2011.
USBERCO; SALVADOR, Química — volume 1 - 14 ed. reform. — São Paulo: Saraiva, p.185 e p.22, 2009.
USBERCO; SALVADOR, Química — volume único — 5. ed. reform. — São Paulo : Saraiva, p.164, 2002.
USBERCO; SALVADOR, Química, volume 2: físico-química – 12. Ed. reform. São Paulo: Saraiva, p.242, 2009.