53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estágio Supervisionado em Química: Relatos de Experiências no Processo de Ensino-Aprendizagem para o Exercício da Docência

AUTORES: Coelho, V.S. (UFAM) ; de Oliveira, J.A. (UFAM) ; da Silva, S.F. (UFAM) ; Batista, A.P. (UFAM) ; Oliveira, U.A. (UFAM) ; Ribeiro, J.E.S. (UFAM)

RESUMO: Este trabalho faz parte da descrição do Estágio Supervisionado, para cumprir a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (nº 9394/96), onde o mesmo tem como objetivo refletir sobre a prática da docência no estágio supervisionado. O estágio foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Coari-AM, com ênfase em química, por meio de observações e regências. Durante as regências procuramos usar os métodos de ensino e de aprendizagem que não devem ser sólidos e compreendidos de maneira superficial. Desta forma, este foi um processo de ensino-aprendizagem, a experimentação da docência, buscando novos métodos para melhor ensino do aluno saindo do método tradicional imposto pelo sistema de ensino.

PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química; Docência

INTRODUÇÃO: O Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciaturas é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (nº 9394/96), e o estágio sendo importante componente curricular na formação DO profissional docente a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. No decorrer do estágio supervisionado foi observado que o conhecimento de ciências com ênfase em química é trabalhado de forma descontextualizada e que muitos professores possuem uma visão distorcida sobre a contextualização, associando esse tema a somente trabalhar com livros didáticos. Segundo Miranda (2007) e seus colaboradores, na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática da docência no estágio supervisionado com ênfase em química. Sendo assim, procurou-se de forma lúdica, metodologias que venham ultrapassar os parâmetros de ensino-aprendizagem de Química e com isso atualizar de maneira prática e teórica uma dinâmica que venha estabelecer diversos conhecimentos de Química no cotidiano dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: O estágio foi realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Coari-Amazonas e os níveis observados durante os estágios foram 1º, 2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de química, a metodologia adotada para este trabalho foi através de observações e regências em sala de aula. No período das observações, procurou-se conhecer a escola, sua estrutura e funcionamento, sua organização pedagógica e administrativa e o seu papel na comunidade a qual está inserida, fomos apresentado às turmas o qual foi executado o estágio, durante as observações procurou-se identificar os principais fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de química, uma vez que é através das observações realizada pelo estagiário que se conhece como ocorre à aprendizagem dos alunos e a posição do professor-supervisor diante da turma. Durante as regências procurou-se usar os métodos de ensino e de aprendizagem que não devem ser só lidos e compreendidos de maneira superficial, a partir de leituras descontextualizadas e aligeiradas, mas ensinar e orientar, estimular, relacionar, promovendo aos educandos a apropriação do conhecimento necessário a cada momento. Foram usadas atividades experimentais, pois segundo Moura (2001) aulas práticas leva o aluno a ter ações eficazes, modificando suas estruturas e, talvez, até criando uma nova estrutura, sempre a partir de um processo de desenvolvimento que são essenciais para a aprendizagem científica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira parte do estágio, a observação, notou-se que na escola não há uma estrutura adequada aos alunos, principalmente as salas de aulas, que apesar de possuírem condicionadores de ar, não são bem arejadas, além de seu ambiente desconfortável, com pouca claridade, podendo, assim, afetar o rendimento do aluno. No ensino, os professores regentes dos anos observados possuem métodos construtivos, havendo interação com os alunos com conteúdos bem explicados. No entanto, o lado tradicional ainda não foi tão esquecido, fazendo parte ainda das aulas dos professores, no que diz respeito à falta da contextualização, interdisciplinaridade, práticas, etc. A prática faz a teoria, e, no entanto, não é dada a devida importância para este método por exigir do regente mais trabalho como a busca de materiais, além de pesquisar outras formas para melhor abordar seu ensino. Na aprendizagem dos alunos, nota-se que há um aprendizado lento e há um fraco acompanhamento na disciplina, pois muitos não participam da aula, não resolvem o exercício, contudo o professor acaba aceitando esta situação ficando a mercê do aluno. Estas observações negativas ocorrem e o contrário, infelizmente, nem sempre. Carvalho et al. (2007), afirma que a disciplina de química abordada no ensino médio por diversas vezes é vista como um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto e que se encontra extremamente presente em nosso cotidiano.Este foi um processo de ensino-aprendizagem em que a prática da docência levou os estagiários a buscar novos métodos para melhor ensinamento ao educando, principalmente, relacionando o dia-a-dia do mesmo com as aulas ministradas, saindo, assim, do método tradicional imposto pelo sistema e seguido pela maioria dos docentes.

CONCLUSÕES: Considerando o estágio supervisionado como prática a docência admite-se que foi de suma importância, pois a meta estipulada pelos estagiários foram cumpridas e desempenhadas com muita satisfação, através de metodologia lúdica, aulas práticas e entre outros recursos de ensino além do livro didático, pois o estágio proporcionou a prática docência, aproximando a realidade e os desafios que o professor enfrenta no seu cotidiano em sala de aula, sem esquecer o seu papel como educador que pode influenciar para construção de grandes formadores de opinião.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente queremos agradecer a Deus pelo dom da vida, ao nosso professor/orientador Jascqueson Oliveira e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. [S.l] 2007.

MOURA, A. M. et al. As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, VIII, 2001. Anais. Brasília: ABED, 2001.