53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Abordagem Contextualizada e Interdisciplinar dos Conceitos Estequiométricos Através do Jogo Lúdico Passa ou Repassa

AUTORES: Lima, R.A. (UFPE) ; Silva, J.E. (UFPE) ; Silva, S.E.P. (UFPE) ; Souza, A.S. (UFPE) ; Sa, R.A. (UFPE)

RESUMO: No conteúdo estequiometria, é possível evidenciar a aversão dos alunos aos cálculos e as reações envolvidas, que são abordados de forma descontextualizada. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante. O objetivo do trabalho foi analisar o desenvolvimento de uma sequência didática para introduzir aspectos conceituais do conteúdo estequiometria através do Jogo “Passa ou Repassa”. Com base nas observações notou-se que com o desenvolvimento de atividades diferentes promoveu uma maior interação e cooperação entre aluno-aluno e aluno-professor. Por fim, a sequência didática contribuiu para introduzir alguns aspectos conceituais sobre o conteúdo de estequiometria.

PALAVRAS CHAVES: Jogo; Estequiometria; Ensino

INTRODUÇÃO: O ensino de química vem sendo alvo de muitos questionamentos quanto aos procedimentos metodológicos que são adotados. No conteúdo estequiometria, é possível evidenciar a aversão dos alunos em relação aos cálculos e as reações envolvidas, que geralmente são abordados de forma descontextualizada (GOMES e MACEDO, 2007). Segundo SOARES (2008), o jogo possui duas funções: lúdica e a educativa. Elas devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. A aplicação de jogos lúdicos no ensino de química se apresenta como umas das ferramentas auxiliares que podem ser utilizados no processo de ensino- aprendizagem. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (MENEZES, et. al; 2011). O objetivo do trabalho foi analisar o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) para introduzir aspectos conceituais do conteúdo estequiometria através do Jogo Lúdico Passa ou Repassa.

MATERIAL E MÉTODOS: A SD, baseada em MÉHEUT, M (2005), envolveu três etapas: 1º produção do doce “brigadeiro” com as seguintes receitas: grupo A, 1 lata de leite condensado; 2 colheres de sopa de chocolate meio amargo em pó; 1 colher de sopa de manteiga; 10 gramas de chocolate granulado. O grupo B, recebeu a mesma receita, mas com os ingredientes duplicados. Enquanto que a receita do grupo C, não possuía leite condensado. 2ª aplicação do jogo lúdico (ARAÚJO, G. X.; BARROSO, R. R, 2011), como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos; 3ª Discussão dos conceitos envolvidos; 4ª Resolução de questões objetivas e subjetivas (Q1 a Q9) com objetivo diagnosticar a visão dos alunos sobre aspectos conceituais relacionados aos conceitos estequiométricos. A SD foi aplicada a uma turma de 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru-PE, com duração total aproximadamente de 6 horas. Buscou-se envolver nas questões situações problemas relacionadas ao cotidiano do aluno e questões simples com o objetivo de avaliar se o jogo foi eficiente no ensino-aprendizagem dos conceitos estequiométricos. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos identificar que a receita do doce “brigadeiro” traz os ingredientes e suas quantidades. No Cálculo estequiométrico, temos a mesma situação. Para resolvê-lo precisamos de uma receita (reação) que traga os ingredientes (reagentes e/ou produtos) e suas quantidades (coeficientes estequiométricos). Antes do início do jogo, aplicou-se a seguinte atividade: a) resolução de 10 questões abordando os conceitos estequiométricos de reagentes, produtos, reagentes em excesso e sua relação no processo de produção do doce; b) correção e estudo das questões. A turma foi dividida em dois grupos (A e B). As fichas, com perguntas surpresas, foram colocadas nos envelopes enumerados de 1 a 10 e foi dado início a atividade lúdica, tendo o professor como mediador. Cada resposta correta equivaleria a 1,0 ponto. O primeiro grupo sorteado escolheu uma dos envelopes para responder ou passar a pergunta para o outro grupo. Assim, ocorreu a atividade até a última pergunta. Ao final do jogo foi realizado um somatório de questões acertadas a fim de decidir a colocação final. O grupo B acertou 4 das 5 perguntas escolhidas. O mesmo número de acertos também ocorreu com o grupo A. Após a finalização das atividades, os alunos iniciaram uma discussão sobre os resultados e o professor fez a intervenção. Primeiramente, opinaram sobre as diferenças entre os doces, observando textura e tamanho. O mediador, então, abordou os conceitos de reagentes e produtos. Mostrando que a proporção entre reagentes (ingredientes) em uma reação (receita) interfere no resultado final do produto (brigadeiro). Abordando, assim, o conceito de proporções. Após a esta discussão, foi aplicado o questionário. Observamos que 85% dos alunos compreenderam os conceitos de reagentes, reagente em excesso, produtos e proporção.

CONCLUSÕES: Com base nas observações notou-se que com o desenvolvimento de atividades diferentes promoveu-se uma maior interação e cooperação entre aluno-aluno e aluno- professor. Por fim, a SD apresentou-se como uma estratégia de ensino e aprendizagem. Contribuindo para introduzir alguns aspectos conceituais sobre o conteúdo de estequiometria. Através da produção de um doce e de uma atividade lúdica desenvolvida que cumpriram com sua função de educar, divertir e socializar, onde a construção do conhecimento ocorreu comprovadamente de maneira eficiente.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, G. X.; BARROSO, R. R. A importância da aplicação do jogo pedagógico Passa e Repassa na aprendizagem de cálculo estequiométrico na disciplina de química no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2011.

GOMES, R. S.; MACEDO, S. H. Cálculo estequiométrico: o terror nas aulas de Química. VÉRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

MENEZES, S. L. M.; LIMA, E. I. M.; SILVA, M. A. M.; OURIQUE, A. D. S. O JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE QUÍMICA. XVI amostra de iniciação científica da Universidade de Cruz Alta, RS, 2011.

SOARES, Márlon. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações.Guarapari: Libris, 2008.

ZANON, L. B. e PALHARINI, E. M. A. Química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.