53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUALIDADE DO ENSINO NA AREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA: um estudo de caso em duas escolas no município de Macapá–AP

AUTORES: Silva, E.M. (UNIFAP) ; Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Trindade, R.D. (UEAP) ; Nascimento, I.R. (UEAP) ; Santos, L.D. (UNIFAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: A educação brasileira sempre apresentou pontos positivos e negativos ao longo de sua história, para tanto esta pesquisa visa discutir práticas metodológicas mediante critérios expostos pelo Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, onde duas escolas (A e B) pesquisadas no município de Macapá-AP obtiveram notas 457,64 e 411,17 na área das ciências exatas e da natureza, respectivamente. Visando verificar o contexto das escolas foi feito um levantamento bibliográfico onde percebemos que o marco do desenvolvimento da pesquisa em ensino de química evidenciar a construção de uma comunidade científica atuante e competente. Sendo assim, concluímos que o ensino de química, ainda estar em desenvolvimento, a saber: a estrutura ofertada pela escola e formação dos professores.

PALAVRAS CHAVES: ENEN; ENSINO; EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO: Um aspecto importante citado pó Ciscato (1991) refere-se que o ensino de química deve estar estruturado de tal forma que permita ao professor trabalhar bem, que se refere em ensinar de maneira de fácil compreensão, e ao aluno aprender bem, que se refere em adquirir o máximo possível de conhecimentos da aula expositiva. O ENEM é realizado anualmente, com o objetivo fundamental de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania (INEP, 1998). As diretrizes curriculares, bem como os PCNs, possuem uma característica comum: foram organizadas a partir da definição de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Logo tanto para as diretrizes curriculares como para os PCNs, mais importante que aprender um conteúdo relativo a uma área do conhecimento é desenvolver procedimentos que permitem ao aluno aprender a conhecer. Grande parte das diretrizes não faz qualquer menção aos conteúdos a serem trabalhados, listando apenas as tais competências e as habilidades (NISKIER, 2007). O processo de ensino, e de química em particular, devem ser adaptados à maneira como o raciocínio se desenvolve, enfatizando o aprendizado ativo por meio do envolvimento dos estudantes em atividades de descobertas, buscando um conceito mais fundamentado de qualidade do ensino, o que acaba prevalecendo é aquele que reforça uma concepção tradicional e conservadora da educação cuja qualidade é considerada passível de ser medida a partir da quantidade de informações exibida pelos sujeitos presumivelmente educados (MALDANER, 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi elaborada e executada em duas escolas do município de Macapá- AP. O critério para a escolha das escolas foi à nota obtida por elas no exame nacional do ensino médio (ENEM 2010). As escolas selecionadas foram as que tiraram respectivamente uma das maiores notas e uma das menores notas, sendo que uma das escolas, na área de exatas se destaca a escola A, e a que menos se destaca foi a escola B. O plano de curso das escolas foi analisado com o intuito de se observar se as mesmas utilizam abordagens experimentais nas aulas de química, obtendo assim, a carga horária de cada professor, conteúdos ministrados, referências bibliográficas, metodologia, e para obter os reais objetivos do projeto foi feita a comparação dos planos de curso das duas escolas, e através destes tentar relacionar os citados acima com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2010. Outro ponto observado refere-se à carga horária nas duas instituições, onde a mesma não difere em ambas as escolas, sendo ministradas 80 horas aulas anuais e 2 horas aulas semanais. Uma das características observada nos planos de curso das instituições é que tanto a escola “A” quanto a escola “B”, não fazem menção sobre as aulas experimentais, mesmo sabendo que as atividades práticas constituem um ponto crítico prioritário na análise dos problemas e na proposta de alternativas para o ensino, os professores fazem pouco caso deste recurso, no entanto, sabemos que a disciplina de química é uma ciência experimental e ela exige para seu estudo tais atividades (GUIMARÃES, 1999).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram realizadas observações em relação ao espaço físico das escolas pesquisadas, como: salas de aulas, existências de ambientes de laboratórios ou laboratório didático de ciências, Autolabor, e por fim as bibliotecas. Na escola A, constatou-se que não possui laboratório de química ou o Autolabor, levando a se pressupor que o professor não realiza aulas experimentais, fato observado na escola B que possui o Autolabor. O Autolabor é um laboratório didático móvel polivalente, para o ensino de ciências da natureza, nos nível fundamental, 1ª à 8ª série, e médio. Mediante a avaliação do perfil profissional de ambos os professores, percebe-se algumas questões incomum em relação as suas práticas metodológicas e tempo de regência de classe, todavia a formação dos profissionais se difere na sua graduação acadêmica, sendo um atuante na área de pesquisa e outro na área de licenciatura, nosso resultado foi um tanto satisfatório, pois, ambos os professores demonstraram domínio de conteúdo, clareza dos assuntos e adaptação à realidade de seus alunos. A análise dos questionários permitiu visualizar um paradoxo em relação à qualidade do ensino nas instituições pesquisadas, pois, a escola B a qual obteve um conceito positivo no que diz respeito à qualidade do ensino obteve uma nota negativa no ENEM 2010

Tabela 1

Notas obtidas por áreas no exame nacional do ensino médio – 2010 para a escola A

Tabela 2

Notas obtidas por áreas no exame nacional do ensino médio – 2010 para a escola B

CONCLUSÕES: Como o critério de escolha para as escolas foi à nota obtida no ENEM – 2010 notou- se, assim, que a escola a qual obteve nota negativa no Exame Nacional do Ensino Médio, mostrou-se para este trabalho como sendo a instituição com melhor qualidade de ensino, para esta conclusão temos como explicação a utilização do laboratório móvel didático de ciências, pois, o mesmo é utilizado durante as aulas ministrada na escola, favorecendo, assim, uma melhor compreensão dos assuntos repassados.

AGRADECIMENTOS: A Universidade do Estado do Amapá. As escolas participantes da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para
Estudar Química. Química Nova, 23 (2), 2000.

INEP/MEC. Avaliação de concluintes do ensino médio em nove estados– 1997. Brasília: INEP, 1998.

MALDANER, O. A.; SCHNETZLER, R. P. Em Ciência, Ética e Cultura na Educação; Chassot, A.; Oliveira, J. R., orgs; ed. UNISINOS: São Leopoldo, 2008.