53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UM ESTUDO SOBRE A TABELA PERIÓDICA: COMO OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COMPREENDEM SUAS PROPRIEDADES?

AUTORES: Silva, J.T. (UFPE) ; Sá, R.A. (UFPE)

RESUMO: Neste trabalho, investigamos como os alunos da 3ª Série do Ensino Médio compreendem conceitos relativos a elementos químicos da Tabela Periódica, enfatizando as propriedades periódicas como: tamanho dos átomos, eletronegatividade, energia de ionização, carga nuclear efetiva, raios atomicos e iônicos. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário estruturado com três perguntas subjetivas. Verificamos que a maior parte dos alunos investigados apresentaram muita dificuldade nas propriedades exploradas, constatando-se, assim, explicações vagas e imprecisas.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Tabela; Propriedades

INTRODUÇÃO: A Tabela Periódica é, efetivamente, um instrumento organizador de conhecimentos sobre os elementos químicos, onde estes estão ordenados por ordem crescente de número atômico (Z). De fato, a grande utilidade da Tabela Periódica consiste na possibilidade de se poderem prever as propriedades de qualquer elemento químico, tendo por base o conhecimento das propriedades gerais e das tendências, dentro de um grupo ou de um período. O estudo da Tabela Periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender as propriedades periódicas, inclusive, como os elementos são organizados e como essas propriedades se relacionam para a formação das substâncias (GODOI, 2009). Com efeito, o estudo “mecânico” da tabela periódica, objetivando decorar os nomes dos elementos e suas propriedades, de uma forma descontextualizada, está atrelado a metodologia de muitos docentes. Por exemplo, ao abordarem as propriedades químicas dos elementos, sem fazer uma relação entre o tamanho do átomo e a carga nuclear efetiva, os discentes dificilmente irão compreender esta abordagem. Consequentemente, não poderão fazer uma relação com as demais propriedades e aplicações do conhecimento adquirido (LEE, 1999). Este trabalho teve como objetivo investigar como os alunos do 3º ano do Ensino Médio compreendem algumas propriedades relevantes da tabela periódica: tendência nas variações no tamanho dos átomos, efeito da carga nuclear efetiva, diferença entre eletronegatividade, energia de ionização e diferenças entre raios atômicos e iônicos. Além disso, esse estudo tem a premissa de verificar o que está atrelado ao alto ou baixo desempenho dos conceitos relativos à tabela periódica.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste estudo, foi abordado o entendimento dos alunos sobre os conceitos importantes da Tabela Periódica. Este trabalho envolveu duas etapas. Na 1ª etapa foi realizada uma minuciosa apresentação discursiva, enfatizando a função e a relevância da Tabela Periódica na estuda da ciência química. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos na 2ª etapa para análise dos conhecimentos dos alunos sobre a as propriedades periódica da tabela, um questionário estruturado, composto por 3 questões descritivas (Q1 a Q3). Objetivando-se validar o questionário aplicado, foi utilizado uma análise fenomenológica de caráter nomotética (verificação das consonâncias e dissonâncias) para averiguar e discutir os resultados. Espera-se que, através de uma rica descrição dos achados, o leitor (a) possa encontrar ressonância em sua própria prática pedagógica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise do questionário revelou que assunto Tabela Periódica é abordado sem levar em consideração suas propriedades, pois os alunos encontraram enormes dificuldades nas resoluções das questões. 83,3% dos estudantes apresentaram respostas dissonantes para a questão 1, que abordou tendência na variação dos átomos e raios atômicos no decorrer do grupo e período. Apesar de conseguirem definir raio atômico de maneira correta, essas definições estavam desconexas do que foi pedido, logo, apenas 6 alunos conseguiram informar de modo consonante que o tamanho dos átomos diminui no decorrer do período com o aumento da carga nuclear efetiva, enquanto que no do grupo aumenta devido as camadas eletrônicas que vão sendo acrescentadas. A Q2 abordou por que os raios atômicos são diferentes (tamanhos) dos raios iônicos. Verificou-se que nenhum estudante conseguiu dar uma resposta fundamentada. Por exemplo, o elemento químico Sódio sofre ionização e tende a perder elétron, formando um cátion Na+. Ou seja, ao perder um elétron, o sódio diminui de tamanho, pois ele fica com uma camada eletrônica a menos do que o átomo neutro. Em relação ao Cloro, devido a sua elevada eletronegatividade, tende a atrair elétrons para si, formando ânions cl- , e com um elétron a mais, aumenta a repulsão eletrônica, o que faz com que o íon fique maior. Na Q2 perguntava qual a diferença entre eletronegatividade e energia de ionização. 33,3% de alunos foram consonantes, descrevendo que a eletronegatividade é a capacidade de um elemento químico atrair elétrons para si, e a energia de ionização é força necessário para tirar um elétron da eletrosfera de um átomo. Esses resultados evidencia cognitivamente nos estudantes, insuficiência em relacionar as propriedades periódicas em suas explicações.

CONCLUSÕES: Através desse estudo, pode-se inferir que o assunto Tabela Periódica é trabalhado sem levar em consideração suas propriedades, visto que os próprios alunos enfatizam isso em seus próprios discursos. A dificuldade encontrada pelos mesmos nas resoluções das questões está, provavelmente, atrelada à metodologia abordada pelo professor, onde grande não abordam informações relevantes da Tabela Periódica, o refletiu no alto índice de respostas dissonantes por parte dos estudantes, impossibilitando assim, entender o que está disposto nessa tabela e fazer correlações entre as propriedades lá contidas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GODOI, T. A. F. e OLIVEIRA, H. P. M. CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, Vol. 32, N° 1, 2010.

LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. Tradução da 5ª ed. Inglesa: Henrique E. Toma, Koiti Araki, Reginaldo C. Rocha - São Paulo: Blucher, p. 75, 1999.

TRASSI, R. C. M.; CASTELLANI, A. M.; GONÇALVES, J. E. e TOLEDO, E. A. Tabela periódica interactiva: “Um estímulo à compreensão”. Acta Scientiarum, v. 23, n. 6, p. 1335-1339, 2001.

CAPÍTULO 2 - TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/flora/docs/capitulo_02.pdf>.