53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A inclusão das aulas práticas da proposta pedagógica da rede pública como apoio ao ensino aprendizagem de Química

AUTORES: Souza, N.F. (UNIFEV) ; Silva, A.C.S. (UNIFEV) ; Silva, M.C.S. (UNIFEV) ; Junior, W.P. (UNIFEV)

RESUMO: Há tempos que as técnicas laboratoriais como metodologia de ensino de Química na rede pública não se faz tão concisa. A inclusão dessas práticas pedagógicas inovadoras se faz mais acessível em escolas estaduais de Votuporanga – SP pela inserção de universitários do curso de licenciatura em Química, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência). Nestas instituições estão ocorrendo melhorias no processo de ensino aprendizagem por meio do desenvolvimento e da aplicação de várias experimentações na área da química, em especial, aquelas relacionadas com o cotidiano dos jovens.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Proposta Pedagógica; PIBID

INTRODUÇÃO: A prática docente do ensino de química na rede estadual se encontra muito alheia as técnicas laboratoriais. Os bolsistas do PIBID chegaram à escola Prof. Cícero Barbosa de Lima Junior e, em parceria com a professora Rita de Cassia Tonin de Oliveira, puderam tornar mais acessível o uso das aulas práticas que integram o material pedagógico disponibilizado pelo governo do estado de São Paulo. Os alunos sentiam falta do contato com os experimentos e tinham as aulas tradicionais como um momento maçante devido ao convívio apenas com teorias e cálculos químicos. Tomando como base as citações: “Muitos estudantes abrem o livro de Química com a nítida expressão de enfarto, já esperando encontrar pela frente um vasto número de fórmulas e exercícios complicados” (Mol e Santos, 2003 ) e “Aulas experimentais em laboratórios tradicionais ou improvisados e até mesmo as aulas de campo, relacionando os conceitos teóricos com os fatos do cotidiano dos jovens, contribuem significativamente, para tornar as disciplinas de Química mais interessantes, mais compreensíveis e realistas e, consequentemente, menos abstratas e repudiantes” (Perissini, 2005) os universitários buscaram a reverter parâmetros já existentes e qualificar os métodos para a aprendizagem dos jovens.

MATERIAL E MÉTODOS: Para que esses alunos pudessem ter aulas experimentais que tornassem seu ensino mais lúdico e interessante houve total sociedade entre professor e bolsistas, onde a comunicação se fez necessária e essencial. Os universitários tomavam conhecimento do andamento das aulas e dos experimentos a serem realizados, então estes preparavam o ambiente com todo o material que seria utilizado de maneira que as aulas se fizessem mais fáceis de serem regidas. No horário combinado cada turma se dirigia ao laboratório onde o docente lecionava a aula que durante todo o momento tinha a presença dos bolsistas para um possível auxílio. Os 1º anos do ensino médio observaram as “Transformações Químicas”, os 2º anos puderam notar melhor as “ Soluções” e os 3º anos evidenciaram a “Velocidade da Reação e Fatores que alteram”. A limpeza e organização pós experimentos também é responsabilidade dos bolsistas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível observar que para os alunos do ensino médio da escola Prof. Cícero Barbosa de Lima Junior as aulas laboratoriais era uma nova descoberta, pois maioria já tem o pré-conceito de que esta é uma disciplina difícil e como foi citado por “Mol”, ainda existe um estereótipo de que a Química são cálculos complicados. Quando os experimentos foram aplicados e eles puderam ter contato aproximado houve um despertar de conhecimento, onde foi possível ter um diálogo sobre a relação entre os eventos observados e o que foi aprendido em sala de aula. Estes jovens transpareceram que se sentiram mais próximos da Química e não só demonstrar, dúvidas sobre o conteúdo estudado no momento, mas também sobre fenômenos diários ao qual eles implicavam interesse em ter conhecimento; e neste ponto foi considerável a veracidade das palavras ditas por “Perissini”.

Alunos em aulas laboratoriais

Laboratório da escola Prof. Cícero Barbosa de Lima Junior em funcionamento com aulas práticas da proposta pedagógica do ensino médio.

CONCLUSÕES: Concluiu-se que os jovens atualmente estão cansados dos padrões já existentes na rede pública, em que os afasta de atividades práticas. Muitas vezes o que falta para que as aulas sejam enriquecidas é o apoio ao professor que quase sempre se encontra sozinho na melhoria de sua didática. Os bolsistas do PIBID atuaram na escola com o objetivo de auxílio nas práticas de ensino, para um melhor futuro do sistema educacional público e para isto as ações ocorreram de maneira acessível e já inclusa ao eixo pedagógico proposto. As aulas laboratoriais aprimorou a aprendizagem e o interesse de cada aluno, que se viu mais próximo de uma forma de desmistificação do improvável aprender da Química.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao total apoio da CAPES e da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Mol, G. S., Santos, W.L.P. Química e Sociedade. Modelos de Partículas e Poluição Atmosférica. Módulo 2, Ensino Médio. São Paulo: Nova Geração, 2003.

Perissini, W. J. Química: Uma palavra que ainda hoje causa temor e repudia na maioria das pessoas. Revista Mosaico. Votuporanga-SP, Nº 3, 2005, 57 – 61.