53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A química do Sabão e a produção de sabão ecológico como atividade de contextualização e experimentação: Realizada pelo PIBID - IFPI de Parnaíba-PI.

AUTORES: Miranda, C.B. (UFPI) ; Lima, J.C.S. (IFPI) ; Santos, R.V. (IFPI) ; Sousa, M.S. (IFPI) ; Leite, A.M. (IFPI) ; Medeiros, A.W.B. (IFPI)

RESUMO: Neste artigo é relatado um seminário feito em uma escola pública em Parnaíba-PI com os alunos do 3º ano do ensino médio e os bolsistas do PIBID de química do IFPI.” Sabão” foi o tema escolhido, sobre o qual foram trabalhados os conceitos químicos envolvidos na criação de um sabão ecológico e a importância de se preservar a água dos rios e dos lenções freáticos da região.

PALAVRAS CHAVES: sabão; contextualização; meio ambiente

INTRODUÇÃO: Quando falamos de Ensino de Química, instintivamente, pensamos no aluno e em todos os problemas associados ao aprendizado desta ciência. As dificuldades com a abstração, a falta de imaginação e maturidade, bem como a dissociação com o cotidiano estão entre outros fatos tornam difícil a vida dos alunos, particularmente, os do Ensino Médio. Uma das possibilidades, entre várias que se tem discutido, é o uso de temas do cotidiano para o desenvolvimento do conhecimento químico em sala de aula, ou seja, um ensino mais contextualizado, onde contextos que façam parte do dia-a- dia do aluno possam ser abordados de forma que o ajude a entender os fenômenos químicos ensinados em sala de aula. A contextualização é o recurso para promover esta inter-relação entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no dia-a-dia dos alunos. Com este pensamento foi desenvolvido o projeto com o tema Química do sabão - uma molécula com dupla personalidade como uma das inúmeras possibilidades de se trabalhar de forma lúdica possibilitando assim o aluno a relacionar conteúdos químicos com aspectos de sua vida cotidiana, visando uma aprendizagem mais significativa além de interagir e levar os estudantes a compreender o papel da ciência química na sociedade em que vivem e sua importância na preservação ambiental. Cachapuz (2002), afirma que ‘o processo de ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica [...], Assim, o objetivo geral deste trabalho é estimular a pesquisa e o uso de materiais alternativos na fabricação de um sabão ecológico de qualidade para não só melhorar a compreensão de conceitos da Química no Ensino Médio como incentivar a preservação ambiental e a coleta de óleo usado na comunidade escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto intitulado A química do sabão – Uma molécula com dupla personalidade foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPI, polo de Parnaíba-PI em conjunto com a Escola Estadual Senador Chagas Rodrigues (CESCR), a professora de química da escola e os alunos do 3º ano A e B da mesma. O tema foi trabalhados durante dois mês com pesquisas efetuadas na sala de informática da escola, palestras sendo realizadas pelos bolsistas do PIBID, elaboração de uma apresentação feita pelos alunos, elaboração de um panfleto, realização de experimentos com bolhas de sabão, experimentos e testes da receita para o sabão ecológico e campanha para a coleta de óleo usado pela comunidade escolar. O projeto foi desenvolvido nos meses de outubro e novembro de 2012, ocorrendo sua apresentação final aos outros alunos da escola no dia 31 de novembro e o espaço escolhido para a apresentação foi o sala de vídeo da escola, nos três últimos horário de aula, com a participação de todos os alunos e professores do período da manhã da escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado dessa interação os alunos estudaram, pesquisaram, conheceram a história do sabão, por que ele limpa, a diferença entre sabão e detergente, reação de saponificação, a química e a física por trás de uma bolha de sabão, polaridade molecular, água dura e mole, forças intermolecular, tensão superficial, solubilidade, surfactantes, emulsificantes, ésteres, glicerina, questões ambientais como a redução do descarte incorreto de óleo usado no solo ou na pia, preservação da qualidade dos mananciais, rios e lençóis freáticos da região e principalmente como produzir um sabão ecológico de qualidade em pequena e grande escala. Este sabão teve uma repercussão muito positiva na escola, onde foi usado e aprovado pela comunidade escolar que aderi-o não só na sua produção como também na coleta de óleo usado para sua fabricação.

Apresentação final do projeto



CONCLUSÕES: Concluímos que a partir de qualquer tema que se possa trabalhar os conteúdos químicos contextualizados fazem com que os alunos se sintam motivados e se aproximem mais dos assuntos abordados, pois criam um vínculo entre sua vida cotidiana e os conteúdos estudados em sala de aula, permitindo que estes compreendam não só as transformações químicas mais a importância da mesma em suas vidas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a direção da escola, aos bolsistas do PIBID e aos alunos do 3º ano pela grande participação e doação ao projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. KUWABARA, Izaura H; QUIMARÃES, Orliney M. Universidade federal do Paraná- Química e sociedade. Curitiba, 19 dez.2004. disponível em: ˂http: www.quimica.ufpr.br/eduquim/pdf/apresentação.pdf˃
2. PEIXOTO,D.P. Ensino de Química e Cotidiano. Disponivel em ˂http:www.moderna.com.br/artigos/química/0025.
3. OLIVEIRA, A. M; AZEVEDO, F.G; FARIAS, R. F. A química no ensino médio e a contextualização; A fabricação do sabão como tema gerador de ensino- aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Química. São Paulo, V.1 , n. 2 p. 59-67, jul. 2006.