53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Abordagem de temas diversificados no ensino de química para explorar as relações com o cotidiano- "a química do amor".

AUTORES: Mateus Vasconcelos, T. (IFG-CAMPUS ITUMBIARA) ; Ferreira dos Santos, J. (IFG- CAMPUS ITUMBIARA) ; Hatalita Pereira Alves, B. (IFG- CAMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: O ensino de Química praticado (ainda) em muitas escolas tem se restringido apenas a transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer relação com a vida do aluno. O PIBID/QUÍMICA trabalhou o tema “A química do amor”, através de recursos audiovisuais, aulas expositivas e dialogadas, visando a motivação dos alunos, estimulando o interesse pela química e despertando curiosidades nos discentes e professores. Os resultados obtidos, quanto à exposição do tema foram bastante positivos, pois pressupostamente é algo que todos vivenciam um dia, mas que poucos enxergam a relação existente entre a química e a vida cotidiana.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Cotidiano; Química do amor

INTRODUÇÃO: Segundo FREIRE (1996), antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica assim, é preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache “repousado” no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que me faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, re-conhecer. Atualmente, assuntos como o tema “A química do amor”, são raramente abordados em sala de aula, causando nos alunos a falsa ideia de que a aprendizagem da disciplina de química é muito complexa para ser associada a um assunto que faz parte do cotidiano deles. O ensino de química precisa superar a atual abordagem da química escolar que permanece com uma aparência moderna, mas na verdade continua não priorizando as informações ligadas a realidade vivida pelos alunos e professores. Dessa forma, é essencial que o conhecimento químico seja entendido com um caráter dinâmico e mutável, possibilitando a compreensão de conhecimentos socialmente relevantes e que façam sentido integrando-se á vida do aluno. Por isso, esse trabalho foi realizado com o intuito de motivar e oportunizar curiosidades pertinentes sobre as reações químicas que acontecem nesse complexo mundo das relações entre indivíduos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas acerca dos temas abordados relacionando-os com a importância dos compostos orgânicos, usando como referência o livro comemorativo ao Ano Internacional da Química- 2011, “A química do amor”. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Polivalente Doutor Menezes Junior para turmas do 5º período (de acordo com o programa do governo de ressignificação do Ensino Médio, que correspondem ao 1º semestre do 3º ano), onde foram atendidos cerca de 60 alunos. Foram utilizados recursos audiovisuais (vídeos, textos e imagens) e um questionário estruturado com questões objetivas durante a aula expositiva e dialogada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi possível observar o interesse dos alunos pela participação dos mesmos durante a aula que apresentou um tema que é pouco abordado no desenvolvimento da disciplina de química nas escolas. Os assuntos abordados foram: a importância dos compostos orgânicos, o reconhecimento das funções químicas e como alguns desses compostos atuam no organismo e a química dos perfumes. Foi considerado também a extração das fragrâncias que constituem os perfumes, indispensáveis na química do amor. Esses tópicos incentivaram os alunos a levantarem questionamentos e exporem várias curiosidades. A abordagem do tema proposto permitiu esclarecer as dúvidas que estavam relacionadas com a química no cotidiano, como por exemplo: a síntese de anticoncepcionais, o uso de anabolizantes, a atração entre indivíduos da mesma espécie e a química que encanta as pessoas através do perfume. A aplicação do questionário foi realizada durante a exposição dos temas e permitiu verificar a compreensão dos conhecimentos pelos alunos, visto que, eles se mostraram interessados nos temas trabalhados e obtiveram, em média, 75% de acertos quando consideramos as respostas esperadas.

CONCLUSÕES: Analisando o sucesso dos procedimentos realizados, constatou-se que os alunos assimilam melhor o conteúdo e se sentem mais motivados quando o tema proposto é voltado para o cotidiano. É possível mostrar que a química estudada no Ensino Médio pode ser interessante, além de fazê-los perceber que a química é primordial na vida humana.

AGRADECIMENTOS: Capes, PIBID/IFG, IFG – Campus Itumbiara, Colégio Estadual Polivalente “Dr. Menezes Jr.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
Leal, Ivana Correa Ramos. Barros, José Celestino. Miranda, S. Leandro. Coleção Química no Cotidiano, volume 1: A Química do Amor. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.
Ministério da Educação - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.