53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A importância da utilização de materiais alternativos para o ensino de química na E. E. E. M "O Pequeno Príncipe" localizada no município de Marabá-PA

AUTORES: de Sousa, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Quaresma, D.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Moura, A.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; de Sousa, R.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Costa, D.R.M. ()

RESUMO: Uma das dificuldades do ensino de Química são laboratórios em péssimas condições como, por exemplo, a falta de reagentes e vidrarias, no entanto podemos trabalhar com a finalidade de diminuir esses problemas e tornar aulas experimentais possíveis. Esse trabalho propõe um método que minimiza tais dificuldades através da utilização de materiais alternativos e mostra como esses materiais foram introduzidos nas aulas práticas das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” em Marabá-PA proporcionando uma maior fixação dos conteúdos, assim como possibilitou aos alunos estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos teoricamente em sala de aula com o seu cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: Materiais alternativos; Laboratório de química; Ensino de química

INTRODUÇÃO: Segundo SILVA e MACHADO (2008), nos últimos anos as publicações sobre o ensino da química em sua maioria mencionam a questão da experimentação, assim como a importância das atividades de laboratório para uma aprendizagem mais profunda por parte dos alunos. Logo percebemos importância de um laboratório multidisciplinar bem equipado para que os professores possam trabalhar na prática os conteúdos estudados em sala de aula, principalmente em química, considerada pela maioria dos estudantes muito complexa e difícil de ser entendida. O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (BASAGLIA, et al. Apud QUEIROZ, 2004).Porém percebemos que isso pouco acontece devido às péssimas condições dos laboratórios multidisciplinares, principalmente nas escolas públicas, no entanto é indispensável ressaltar que tais dificuldades podem ser superadas mediante a utilização de materiais alternativos, aqui classificados como aqueles que podem substituir facilmente os materiais de laboratórios como vidrarias e reagentes, sendo de fácil aquisição podendo ser encontrado em casa ou supermercados por um baixo valor, este método, contudo não é a solução para os problemas citados, porém os minimizam e tornam possível a realização de algumas práticas. Este trabalho propõe a utilização de materiais alternativos para melhorar o ensino de química na escola E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” no município de Marabá-PA.

MATERIAL E MÉTODOS: O laboratório multidisciplinar da E. E. E. M “O Pequeno Príncipe” foi o local onde realizamos aulas práticas com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, na qual, para cada turma planejamos um tipo de experimento de acordo com o conteúdo atual visto em sala de aula. Com relação ao 1º ano foram desenvolvidas atividades relacionadas às misturas de substâncias, introduzimos alguns conceitos básicos com ênfase em algumas técnicas de separação e posteriormente os alunos preparam algumas misturas utilizando materiais que trouxeram de casa como: óleo, vinho, areia, etc. E propuseram formas para separá-las de acordo com seus conhecimentos. Já com a turma do 2º ano desenvolvemos um experimento com o tema referente a soluções, na qual inicialmente também apresentamos alguns conceitos sobre o assunto tais como, o de concentração comum, título, percentagem e diluição, logo em seguida, acompanhamos os estudantes na preparação de uma solução de amaciante de roupa caseiro com reagentes encontrados em supermercados por um baixo custo. Para os alunos do 3º ano trabalhamos com um experimento referente ao conteúdo de polímeros, onde foram repassados assuntos sobre hidrocarbonetos, cadeias carbônicas e ligações. Dentro deste contexto trabalhamos a produção da cola derivada do leite, onde reagimos leite desnatado com ácido acético (vinagre) para obtermos a caseína, uma massa esbranquiçada onde está presente a proteína (polímero) que ao reagir com bicarbonato de sódio ganha a característica colante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com SCHWAHN e OAIGEN (2008). Um dos maiores desafios do uso de aulas práticas no ensino de Química é construir um elo entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos. Sentimos as mesmas dificuldades com as turmas do 1º e 2º ano no decorrer da aula, pois os estudantes pouco conseguiam relacionar os conteúdos ensinados previamente com seu dia-a-dia, porém os materiais alternativos possibilitaram realizar experiências que permitiram aos alunos a construção desse elo, proporcionando um bom entendimento sobre os conceitos trabalhados em ambas as turmas, no 3º ano grande parte da turma ficou entusiasmada e intrigada em transformar um assunto teoricamente complexo em um experimento simples e divertido, mas, mesmo com essa simplicidade alguns alunos tiveram dificuldades em relacionar os conteúdos previamente ministrados com o experimento, e também puderam perceber a suma importância que os polímeros possuem na construção de materiais em geral, como, plásticos e roupas, onde compreenderam que os mesmos não estão tão distantes da sua rotina como imaginavam, 2º ano perceberam que os conceitos estudados através das fórmulas são importantes, pois, revelam várias informações presentes no seu dia-a-dia através dos rótulos dos mais diversos produtos. Como a maioria dos materiais utilizados foram trazidos de casa, os alunos puderam ver que a química quanto ciência experimental não está presente apenas no laboratório, mas em várias coisas que os rodeiam, e, portanto ficaram muito empolgados com a possibilidade de realizar experimentos que poderiam refazer em casa. Estes materiais instigaram também a curiosidade dos alunos, um fator importante, pois, eleva sua vontade de conhecer, fazer novas descobertas, proporcionando um maior interesse pelo assunto.

CONCLUSÕES: Visto que na maioria das turmas foi visível o entendimento dos alunos sobre os conteúdos repassados, é nítido que os materiais alternativos tornam possíveis aulas de laboratório sem equipamentos tão sofisticados e com um aprendizado bastante satisfatório, são de grande importância para o ensino da química, pois permitem a realização de práticas que seriam impossíveis de serem realizadas, por causa das péssimas condições dos laboratórios, possibilitando aos alunos estabelecer uma boa relação entre as atividades experimentais e o cotidiano, fazendo com que perceba que a ciência não está apenas dentro do laboratório mais também no seu em seu dia-a-dia, além de quebrar uma rotina somente de aulas teóricas.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Estadual Do Pará (UEPA) e a comunidade da E. E. E. M. “O Pequeno Príncipe

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, R.R; MACHADO, P.F.L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Brasília. 2008.
OAIGEN, E.R; SCHWAHN, M.C.A. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de Química: a visão de um grupo de licenciando. Florianópolis. 2000.
BASAGLIA, A.M; FARIAS C.S; ZIMMERMANN, A. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1º CPEQUI – 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química.