53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESPECTROFOTÔMETRO DE ABSORÇÃO QUANTITATIVO DE BAIXO CUSTO COMPATÍVEL COM A REALIDADE BRASILEIRA

AUTORES: Faustino, R. (UECE) ; Santos, N. (UECE) ; Silva, N. (UECE) ; Nascimento, J. (UECE) ; Sousa, R. (UECE) ; Coelho, A. (UECE)

RESUMO: Com o intuito de introduzir a técnica da espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta-visível, assim como mostrar ao aluno de graduação em Química o mecanismo de funcionamento destes equipamentos em instituições que não podem disponibilizar o mesmo devido principalmente ao alto custo dos mesmos. E aqui mostramos a construção de um equipamento com base em componentes de baixo custo e de fácil acesso no Brasil. O espectrofotômetro foi construído tilizando-se de caixas de fósforo, diodo, led, lentes, grades de difração (CD ou DVD). O detector de fotodiodo foi montado em um braço articulado do aparelho de modo a permitir que a seleção dos diferentes comprimentos de onda.

PALAVRAS CHAVES: Espectrofotômetro; Comprimento de onda; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: O espectro eletromagnético mostra a variação das frequências característica ou dos seus correspondentes comprimento de onda,para as suas diferentes regiões.A espectroscopia Ultravioleta-Visível,(UV-Vis),é também conhecida como Espectroscopia Eletrônica,porque estudas as transições eletrônicas entre níveis de energia compatíveis com a região do espectro eletromagnético conhecido como a região do ultravioletra-visível.Essa espectroscopia é usada para estudar os compostos de coordenação presentes na Química Inorgânica,por serem os mesmos coloridos é necessário este tipo de instrumento que baseado no comprimento de onda absorvida obtêm-se informações sobre as ligações químicas e a estabilidade dos mesmos.O Espectrofotômetro UV/Vis é um instrumento que tem a capacidade de detectar a absorção de energia de uma determinada amostra.Esta análise é feita com base na diferença da intensidade de luz incidente sobre o fotodiodo sem nenhuma amostra e a diminuição da intensidade de luz devido à absorção de radiação pela amostra.E assim obtemos o comprimento de onda que apresenta a absorção máxima.É um instrumento muito útil,pois com ele pode-se ter automaticamente,com ajuda de computadores e softwares,o gráfico que apresenta a absorbância versus comprimento de onda.Por ser um instrumento sofisticado,o mesmo tem seu custo variando entre R$3.000–R$20.000,dependendo da utilização,inviabilizando assim a possibilidade de toda instituição de Ensino Médio e/ou Superior ter este equipamento para uso nas áreas de Ensino.Baseado em artigos e principalmente no artigo de Albert e outros (2012),que propõem baratear os custos de um Espectrofotômetro,conseguimos diminuir ainda mais os gastos na preparação deste instrumento fazendo uso de caixas de fósforo, bateria de relógio, lupa e um Cd.

MATERIAL E MÉTODOS: Baseado no artigo de Albert e outros (2012),descrevemos a montagem de um Espectrofotômetro caseiro adaptado à realidade brasileira,para que o mesmo sirva para o Ensino em diversas modalidades.Os materiais utilizados para a construção deste instrumento foram:Onze caixas de fósforo;Uma lupa;Um Cd;Um LED branco;Um fotodiodo;Uma bateria de relógio de 3V;Um multímetro;Um transferidor;Uma tampa de papelão,para a base.A caixa de fósforos foi escolhida por ter um padrão de tamanho e formato uniforme de 5cm x 1,5cm x 3,5 cm.As caixas foram enroladas com papel e pintadas com cores diferentes para diferenciar cada parte do espectro e com a quantidade de caixas necessárias para cada utilização.Com três caixas de fósforo,foi feito um suporte para o LED e a bateria (figura 1A),uma caixa de fósforos foi utilizada para o suporte da lupa (figura 1B),quatro caixas para o compartimento onde fica a cubeta (figura 1C) e três para o braço rotativo (figura 1D).Cada parte do Espectrofotômetro é de imensa importância,pois cada uma tem sua utilidade para o funcionamento correto do instrumento.Os suportes foram feitos cada um com especificações precisas,visando proporcionar um ajuste perfeito na calibração do equipamento.Para o Espectrofotômetro foi utilizada uma base de papelão de 64x47 cm,o suporte para o LED tem 4cm de altura,e o suporte para a lupa tem 2cm de altura.Já para o suporte da cubeta a altura é de 2cm,o braço rotativo tem 10cm de comprimento e 4cm de altura.É preciso ajustar todas as distâncias entre os suportes,pois cada uma tem sua distância específica.O CD é também cuidadosamente cortado e aplicado próximo à cubeta para que o mesmo facilite a difração da luz.O fotodiodo serve para detectar a luz difratada, e este conectado ao multímetro que mede a voltagem da luz absorvida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o Espectrofotômetro fabricado em laboratório, com materiais presente no nosso dia a dia e em nossa casa, foi medida a absorção máxima de uma solução do íon pentaciano(pirazinamida)ferrato(II) e pode se constatar que o instrumento detectou um comprimento de onda para o máximo de absorção condizente com o espectro registrado, usando o Espectrofotômetro UV1800, Shimadzu. A Figura 2 mostra o Espectrofotômetro de baixo custo já montado.

Figura 1:

A) Suporte para o LED branco; B) Suporte para a Lupa; C) Caixa da cubeta; D) Braço rotativo e transferidor.

Figura 2:

Espectrofotômetro montado em laboratório com caixas de fósforos.

CONCLUSÕES: Percebe-se que é possível fabricar um instrumento sofisticado com materiais presentes na nossa casa e no dia a dia,fazendo uso de um pouco da nossa criatividade.Este Espectrofotômetro foi construído para o Ensino,e observou-se que os valores encontrados no espectro caseiro não destoam muito dos valores encontrados em um espectro fabricado por uma indústria.Podendo sim ser utilizado para diversas modalidades de ensino.Mas além do que valores expressos em comprimento de ondas,existe também o valor do aprendizado de cada aluno ao poder ter contato e conhecimento do funcionamento de tal aparelho.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Bianchi, J. C. A.; Albrecht, C. H. e Maia, D. J. Universo da Química 1ª Ed. Volume 3. FTD Editora, 2007.
CB Biotech - Soluções para laboratórios; Preço de alguns Espectrofotômetros no site: http://www.cbbiotech.com/equipamentos/espectrofotometros.html ; Junho de 2013.
Leal, K. Fisico-Quimica para Docentes; visto no site: http://www.uff.br/fisicoquimica/docentes/katialeal/didatico/Capitulo_2.pdf ; Junho de 2013.
Knagge, K.; Raftery, D. Construction and Evaluation of a LEGO Spectrophotometer for Student Use. Chem. Educator. 2002,7,373-375.
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Shriver, D. F. e Atkins, P. W. Química Inorgânica 4a Ed. Bookman, Porto Alegre, 2008.