53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A importância de práticas laboratoriais no ensino da Química para alunos de Ensino Médio

AUTORES: Alves Cardoso, B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Alves de Oliveira, M.E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Lima de Oliveira, L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)

RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de química como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem, aos alunos do ensino médio. Com a realização de aulas práticas, é possível uma abordagem mais dinâmica sobre o conteúdo, tornando as aulas mais interessantes. A partir do convívio com os alunos é possível notar que eles possuem dificuldades em compreender certos conteúdos de química, e constatou- se que esse problema pode ser minimizado ou superado com a utilização de atividades práticas aplicando situações cotidianas. O artigo apresenta um trabalho realizado com as turmas de 1° e 3° ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Helvídeo Nunes, em Teresina- Piauí sobre a importância de aulas práticas laboratoriais.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Aulas práticas; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: As finalidades básicas da educação são a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos para que os estudos possam prosseguir; a preparação para o trabalho e cidadania; e a relação teoria-prática, no ensino de cada disciplina. Na Química, podemos distinguir duas atividades: a prática e a teoria. Aula prática laboratorial no ensino de Química é algo ainda muito precário, muitos professores não procuram diversificar, inovar suas aulas professores ainda com pensamentos antigos ou talvez por falta de interesse, mas para a grande maioria o que falta são equipamentos, laboratórios de química equipados. Todos esses fatores prejudicam na realização de práticas simples que ajudariam no entendimento dos alunos sobre o respectivo conteúdo. Em decorrência dessa realidade, os alunos sentem falta de uma abordagem mais prática das aulas, onde possam obter um conhecimento presente no cotidiano e atividades que desenvolvam suas concepções prévias para que haja uma evolução do conhecimento já existente. É necessário que o aluno participe ativamente, durante as aulas práticas, para a construção do conhecimento e que o professor conduza o aluno para a elaboração de ideias através de questionamentos, que os alunos possam buscar soluções para o problema. Sendo assim, a relação teoria e prática devem ser valorizadas durante o processo educacional para que a Química seja assimilada de maneira mais rápida, interessante e eficiente. Pode- se dizer que as aulas práticas laboratoriais tem uma função pedagógica quando auxilia o aluno na compreensão de conceitos e fenômenos químicos, quando o aluno começa a discutir, interpretar e explicar situações experimentais. Assim, o planejamento das aulas de Química deve conter aulas práticas porque auxiliam na compreensão de fenômenos químicos.

MATERIAL E MÉTODOS: As práticas foram planejadas juntamente com o Professor que ministra as aulas de química, desenvolvidas nas turmas de 1° e 3º ano do Ensino Médio, no laboratório da própria escola, durante o 1º e 2°semestre de 2012. As práticas eram sempre relacionadas aos assuntos abordados em sala de aula, com o auxilio de roteiros e questionários a fim de saber sobre o entendimento do aluno relacionado tal prática. As práticas eram sempre realizadas com materiais do dia a dia do aluno, de fácil acesso, a fim de facilitar sua associação da Química com o cotidiano. Como por exemplo: água, bicarbonato de sódio, vinagre, balão, óleo, sal, suco de limão, vinagre, shampoo, condicionador, amônia, bolinhas de chumbo, entre outros. Foi proposto desafios para os alunos, para incentivá-los a pesquisar sobre diversos assuntos abordados em aula, levando esses jovens a terem uma nova visão sobre a Química. No intuito de demostrar como ocorrem algumas reações e como é a identificação de substâncias ácidas de básicas, temos como exemplo a prática: identificação de substâncias ácidas e básicas com elementos do cotidiano, nas substancias já citadas foi adicionado gotas do indicador fenolftaleína, os alunos assim, com o uso do papel de tornassol indicaram as substancias ácidas e básicas levando em consideração que na escala de pH do papel de tornassol de 0 a 6 a sustância é ácida, 7 a substancia é neutra e de 8 a 14 a substancia é básica. Outro exemplo é a prática de formação de gás carbônico, com a utilização de bicarbonato de sódio, vinagre e um balão realizou- se a prática, colocando bicarbonato de sódio dentro do balão e assim prendendo em um tubo contendo vinagre nota- se que que a reação ocorrida formou o gás carbônico enchendo o balão. Notou- se grande entusiasmo por parte dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Notou- se ao longo da pesquisa o quanto os alunos de Química são carentes de aulas práticas. E essa ausência os tornam alunos indisciplinados, sem interesse algum pela disciplina justamente pelo fato de que é considerada um matéria difícil, dificultando assim o aprendizado do aluno. Com o uso dessa metodologia o professor torna as aulas mais contextualizadas e interessantes para os alunos trazendo melhorias para os alunos. Com o desenvolvimento das práticas os alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma agradável e dinâmica, proporcionando assim, adquirir um conhecimento enriquecedor dos conteúdos vistos antes, apenas na teoria. Essas experiências vivenciadas pelos alunos da rede pública de ensino são de uma alta relevância para a construção de seu aprendizado, já que antes os mesmos se queixavam de aulas monótonas e cansativas. As aulas práticas aplicadas as turmas de 1° e 3° da Unidade Escolar Helvídeo Nunes foram simples mas possibilitaram um entendimento por parte dos alunos alcançando assim seus objetivos. Fez com que os alunos entendessem na prática o que so foi visto na teoria, melhorando até seu rendimento escolar. “Acho muito bom, porquê conseguimos entender melhor o assunto vendo os experimentos” Aluno R.S.B. “Adorei professora, quando vai ter de novo?”Aluna A.G.R. Depoimentos de alguns alunos sobre as praticas realizadas. É possível, então, perceber que os alunos estão cansados do método tradicionalista de ensino do professor aplicar apenas teoria. É notável nesse questionário a preferencia dos alunos pelas aulas práticas. Assim como durante a realização de tais práticas é perceptível o interesse dos alunos, a curiosidade que surge e a vontade pela pesquisa em busca de entender os fenômenos que ocorrem.

CONCLUSÕES: Conclui- se que é notável a importância de práticas laboratoriais para o ensino de química, os alunos aprendem mais, o professor torna sua aula mais contextualizada, interessante, estimulando assim, o interesse do aluno pela disciplina. A partir disso pode-se perceber também que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos de química, pode ser superada ou diminuída através da utilização de aulas experimentais, que o auxilia na compreensão dos temas abordados e em suas aplicações no cotidiano, já que proporcionam uma relação entre a teoria e a prática.

AGRADECIMENTOS: À Deus, pela oportunidade de realizar esse trabalho, ao nosso orientador Dr. Francisco das Chagas Alves Lima que nos ajudou e nos orientou, e aos amigos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: −GUIMARÃES, Cleidson Carneiro; Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf

−SOUSA, Monialine Santos de; LIMA, Juliana da Conceição Souza; LEITE, Andressa Marques; SNTOS, Raíla Vieira dos; MIRANDA, Cláudia Barros de. As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química. Disponível em:
http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/1137/1145

−FARIAS, Cristiane Sampaio; BASAGLIA, Andréia Montani; ZIMMERMANN, Alberto. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química. 1° CPEQUI- 1° Congresso Paranaense de Educação em Química. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18274953820090622.pdf

−MOREIRA, Kátia de Cássia; BUENO, Lígia; SOARES, Marilia; JÚNIOR, Luiz Roberto de Assis. O desenvolvimento de aulas práticas de química por meio de montagem de kits experimentais. Disponível em:
http://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%20-%20Encontro%20de%20Ensino/T3.pdf
−PERRUZO, Tito M.; CANTO, Eduardo PERRUZO, Tito M.; CANTO, Eduardo