53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: OS METAIS PESADOS E A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: Barbosa, M.V.S. (UFCG) ; Moura, M.T.S. (UFCG) ; Cabral, P.M.P. (UFCG) ; Silva, C.L.L. (UFPE) ; Freitas, J.C.R. (UFCG) ; Freitas, L.P.S.R. (UFCG)

RESUMO: Este trabalho buscou conhecer as concepções de estudantes sobre a conceituação de Metal Pesado e levá-los a compreender a importância de sua presença em materiais de uso do nosso cotidiano e da responsabilidade ambiental no descarte desses materiais. O trabalho foi realizado com 35 estudantes do ensino médio de uma escola pública da Paraíba. Os resultados apontaram que os estudantes em suas concepções prévias associavam o conceito de metal pesado apenas a substâncias tóxicas e que poluem o ambiente, também apresentaram deficiência ao relacionarem tais substâncias a materiais de uso do cotidiano. Porém, ao final da intervenção, os estudantes demonstraram uma satisfatória evolução em suas concepções quanto à conceituação e importância de suas aplicações e sua relação com o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metais pesados; Meio ambiente

INTRODUÇÃO: A conceituação de Metal Pesado e temas que envolvem a química e o meio ambiente estão sempre presentes nas abordagens do ensino médio, segundo Lima e Merçon (2011), o Metal Pesado é um termo bastante usado em nosso cotidiano, e por sua vez, associado a substância tóxica, provenientes de um descarte inadequado de rejeitos no meio ambiente. Para Lima e Merçon (2011) os impactos causados ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes de descartes inadequados desses metais fizeram com que fatores ambientais e toxicológicos fossem associados à definição de metal pesado. Problemas como esse pode está relacionado com a falta de conhecimento do que realmente vem a ser um Metal Pesado, na maioria das vezes, por falta de interesse e também desmotivação pelo que se trabalha em sala de aula. Segundo Carraro (p. 1, 1997) “[...] O professor pode contribuir muito para que a escola se torne um lugar onde são propostas situações que possibilitem ao aluno, pensar e trabalhar criticamente, pois é através da prática pedagógica reflexiva que ocorrerão as mudanças esperadas”. Para muitos autores, uma boa educação ambiental começa no âmbito escolar. Esse discurso também é defendido por Oliveira (2009), quando coloca que a educação ambiental visa sensibilizar as novas gerações para a importância de se viver em um ambiente saudável e equilibrado. Diante dessa problemática, este trabalho buscou conhecer as concepções de estudantes da educação básica sobre a conceituação de Metal Pesado e levá-los a compreender a importância da presença de tais substâncias em materiais de uso no nosso cotidiano e da responsabilidade ambiental no descarte desses materiais.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi realizada a partir de uma intervenção com 35 estudantes de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Os dados foram construídos a partir de aplicação de dois questionários semi- estruturados, um para conhecimento das concepções prévias dos estudantes sobre os metais pesados e outro para verificação dos conhecimentos construídos pós- intervenção. Ambos, questionários foram elaborados com perguntas abertas e fechadas. Após a aplicação do primeiro questionário e de posse das respostas dos estudantes, realizou-se uma aula de intervenção que se constituiu dos seguintes momentos: no primeiro momento foi realizada a apresentação de um vídeo versando sobre os metais pesados, suas aplicações e as formas de descartes desses materiais; no segundo momento, os alunos foram divididos em três grupos, ao primeiro grupo foi solicitado que confeccionassem cartazes com base nas informações trabalhada na aula e no vídeo sobre a conceituação dos metais pesados e sua relação com o meio ambiente; ao segundo grupo foi solicitado que confeccionaram cestinhos de coleta seletiva para descarte de materiais derivados de metais pesados, para serem distribuídos com os demais estudantes da comunidade escolar, os cestinhos foram confeccionados utilizando garrafas pet como material reciclável; ao terceiro grupo, foi solicitado que confeccionassem panfletos com informações sobre os metais pesados, e a forma mais adequada para descartes desses materiais. A intervenção culminou num terceiro momento, com apresentação do cartaz feito pela turma, entrega dos cestinhos e dos panfletos para a comunidade escolar para a socialização do conhecimento trabalhado em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontaram que em suas concepções prévias os estudantes associavam o conceito de metal pesado apenas a substâncias tóxicas e que poluem o meio ambiente, o que corrobora com as afirmações de Lima e Merçon (2011) quando colocam que os impactos causados ao meio ambiente e à saúde humana decorrentes de descartes inadequados desses metais fizeram com que fatores ambientais e toxicológicos fossem associados à definição de metal pesado. Ainda em resposta as perguntas do primeiro questionário, a maioria não conseguiu fazer associações adequadas das aplicações desses elementos em materiais de uso do dia-a-dia, como também se mostraram confusos sobre a importância do uso desses materiais. Porém, ao final da intervenção (Figura 1), os estudantes demonstraram uma satisfatória evolução em suas concepções quanto à conceituação de tais metais, ao analisarmos as respostas dos mesmos ao segundo questionário observou-se que os alunos reconheceram a importância no uso de equipamentos que compõe em sua fabricação o uso de metais pesados, justificando que os mesmos não causam danos quando em perfeito uso e qualidade física, sendo a maioria deles de grande importância tanto para as atividades corriqueiras do dia a dia, como para setores essenciais, como o setor de saúde. Ao responderem sobre a forma de descarte desses materiais, suas respostas foram mais satisfatórias do que no primeiro questionário, a maioria relacionou o descarte a uma questão de responsabilidade social, indicando a prática da coleta seletiva (Figuras 2) como uma forma de respeito ao meio ambiente e prevenção à saúde.

Figura 1

Aula de Intervenção

Figura 2

Confecção do cartaz e do cestinho de coleta seletiva para descarte de materiais derivados de metais pesados.

CONCLUSÕES: Os resultados deste trabalho corroboram com a literatura, que afirma que aulas de química, quando trabalhada de forma contextualizada, partindo de uma visão construtivista e interdisciplinar, levam sempre ao melhoramento do aprendizado do estudante. A abordagem desse tema levou os estudantes a conhecerem como lidar com diferentes substâncias do dia-a-dia, bem como se posicionar criticamente com relação aos impactos ambientais de aplicações químicas, cumprindo assim sua função social, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade e no meio em que vive.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e a Secretária de Educação do Estado da Paraíba - SEE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARRARO, G. AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma Proposta de Ensino de Ciências e de Química. Porto Alegre, 1997. Disponível em: http://www.iq.ufrgs.br/aeq/html/ publicacoes/matdid/livros/pdf/agrotoxicos.pdf>.Acesso em: 25/01/2013.


LIMA, V. F.; MERÇON, F. Metais Pesados no Ensino de Química. Química Nova na Escola, vol. 33, n° 4, novembro 2011. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/ online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf>. Acesso em: 22/01/2013.

OLIVEIRA, C. R. de. Descartes de pilhas e baterias: Um estudo de caso prático com enfoque em educação ambiental. 2009: Monografia (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: <http://quimica.cct.uepb.edu.br>. Acesso em: 23/01/2013.