53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Avaliações Utilizadas por Professores de Ciências das Escolas Estaduais de Ensino Médio do Município de Ji-Paraná/RO

AUTORES: Siqueira de Oliveira, P. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA) ; Vieira, T.O. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO) ; Júnior, G.A.L. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO)

RESUMO: A avaliação propicia ao educador perceber se os objetivos estabelecidos para o ensino-aprendizagem estão sendo alcançados, diagnosticando e auxiliando no processo de aquisição de conhecimento. Quantizar o conhecimento de um aluno e transformá-lo em um valor numérico não é fácil e tem sido resumido a uma prova escrita. O objetivo desde trabalho foi relacionar os métodos avaliativos com a qualidade do ensino. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, de pesquisa de campo junto aos professores de 06 escolas da rede pública, através de questionários e coleta de modelos de avaliações. Os processos avaliativos utilizados na maioria das escolas de pesquisadas são métodos tradicionais onde as práticas avaliativas são puramente classificatórias, por meio de uma prova escrita.

PALAVRAS CHAVES: Avaliação; Aprendizagem; Métodos avaliativos

INTRODUÇÃO: Por séculos avaliar tem sido a forma tradicionalmente utilizada para diagnosticar os conteúdos aprendidos durante o processo de ensino aprendizagem. A prova oral ou escrita tem sido a forma de classificar os alunos em “bons” ou “ruins”. Em toda a nossa vida escolar a avaliação se faz presente, alunos avaliam professores e professores avaliam os alunos. Apesar disso, apenas a avaliação do professor sobre o aluno é formalmente reconhecida e a ela, valores são atribuídos. Essa visão tradicionalista visa apenas um controle externo do aluno, levando-se em consideração apenas valores e não todo o processo educacional (MOURA, 2007). Segundo Luckesi (Apud MOURA, 2007), o conceito de avaliação é formulado a partir da atribuição de valores que se posicionam positivamente ou negativamente. A função avaliativa tem sido utilizada como classificatória e não diagnóstica, tendo como alvo a seleção de alunos de acordo com as notas obtidas durante o processo. O educando deve atingir um nível de conhecimento que o torne capaz de se relacionar, mas dentro de um processo qualitativo. De acordo com Gama (1993), a avaliação é uma forma de verificar o grau de eficiência da prática docente e o nível de aprendizagem dos alunos, mas não é a porção final do processo. O convívio escolar nos leva a pensar em métodos avaliativos que possam trazer resultados significativos, que exigem uma ampla reflexão para a escolha. A avaliação, feita principalmente a partir da prova escrita, apenas quantifica o que o aluno aprendeu. No entanto, o professor ainda está inserido nesse sistema de avaliação que impõe a obrigatoriedade de valores. O objetivo deste estudo foi relacionar os métodos de avaliação aplicados, e ainda, discutir a relação direta entre estes métodos e a melhoria do ensino nas salas de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Os dados foram coletados em unidades escolares da rede pública de ensino médio da cidade de Ji-Paraná, região central do estado de Rondônia, durante o primeiro semestre de 2012. Das com seis escolas (35,3% das escolas que possuem nível médio) usadas como amostra, apenas os professores de ciências, físicas, químicas e biológicas participaram, ao todo 17 professores colaboraram na coleta de dados. A primeira etapa do trabalho foi a realização de revisão bibliográfica, em seguida foram feitas visitas e observações de campo, bem como aplicação de questionários fechados a todos os docentes. Eles não precisavam se identificar para responder aos questionários. Para finalizar foram coletadas avaliações bimestrais utilizadas pelos profissionais que haviam respondido aos questionários anteriormente. Os métodos de avaliação desta pesquisa estão baseados em literatura especializada sobre o referido tema, tendo como base as referências sobre práticas avaliativas de Cipriano Luckesi e Jussara Hoffman.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se observar, a partir da análise dos dados, que somente 23,5% dos entrevistados possuem especialização em áreas afins, apesar de apenas 35,29% estarem atuando na área de formação. Avaliar o aluno não é somente atribuir notas às atividades realizadas ou a testes, precisa-se de fatores que consigam fornecer dados relevantes sobre a aprendizagem do aluno. Dos professores entrevistados, 14 deles acreditam que o aluno precisa ser reconhecido em suas atitudes dentro da sala de aula e todo o seu empenho precisam ser considerado na hora de avaliar. O professor precisa atribuir números aos boletins que demonstre qual foi o rendimento do aluno. Ao responderem uma das questões, em ordem de prioridade, 58,82% dos entrevistados afirmaram que o parâmetro mais considerado é a prova. Eles a usam como o principal método avaliativo. A relação professor-aluno permite a ampliação do processo de avaliação do aluno. Dos questionários respondidos, 15 professores acreditam que essa relação é relevante para a aprendizagem. Embora se deva considerar a motivação intrínseca do aluno. A prática discente precisa ser sempre revista, não é somente o aluno que passa por um processo de aprendizagem. A avaliação é apenas um ponto que pode ser considerado, dentro de um aspecto qualitativo da avaliação. Avaliar não é somente verificar os rendimentos do aluno ou conteúdos fixados, mas sim verificar possibilidades que contribuam para melhoria do ensino. A maior parte dos professores acredita na necessidade de avaliar o aluno individualmente, reconhecendo assim suas necessidades, entretanto, por motivos alheias a esta discussão, acabam recorrendo à prova escrita como método mais rápido. A prova escrita propicia uma boa avaliação diagnóstica, se bem elaborada, cada recurso tem uma função específica.



Questão: Qual é o objetivo da avaliação?



Questão: Qual é a melhor forma de avaliar o aluno individualmente e por que esta prática é necessária nas escolas?

CONCLUSÕES: Os processos avaliativos utilizados na maioria das escolas de Ji-Paraná são métodos tradicionais onde as práticas avaliativas são puramente classificatórias. Os métodos avaliativos utilizados nas escolas ainda são concebidos a partir de conceitos vagos e simplórios da avaliação, questionando apenas os resultados dos alunos ao compará-los a um aluno idealizado, colocando em dúvida a qualidade e o real aprendizado concebido pelos alunos. O que se tem produzido nas escolas é uma sociedade incapaz de pensar e produzir, o aluno não tem sido o centro da ação educativa na escola.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação na escola de 2º grau. 3ª Ed. – Campinas, SP: Papirus, 2002.

MOURA, Lucilene Tolentino. Avaliação escolar e afetividade. Artigo divulgado no Fórum Inclusão, 2007.