53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: BINGO CONTEXTUALIZADO DOS HIDROCARBONETOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Silva, J.C.S. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Silva, R.C. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Lorenzo, J.G.F. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Santos, M.L.B. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA) ; Neto, A.S. (CEEEAS) ; Santos, S.R.B.D. (IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA)

RESUMO: O bingo foi elaborado com a finalidade de proporcionar aos discentes um processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso, buscando a contextualização do conteúdo de hidrocarbonetos, visto que este é um assunto estritamente presente no cotidiano dos estudantes. A aplicação do lúdico obteve excelentes resultados, sendo de grande utilidade e relevância como recurso didático no ensino de química, no qual constatou-se que a maioria dos alunos apresentaram opiniões positivas em relação à aplicação e que houve uma significativa aprendizagem. Diante do exposto, torna-se perceptível que utilização do lúdico de forma contextualizada contribui significativamente para melhoria no ensino da química, tornando a disciplina mais atrativa e enriquecendo a formação crítico-reflexiva dos sujeitos.

PALAVRAS CHAVES: lúdico; contextualização; ensino

INTRODUÇÃO: O ensino dos hidrocarbonetos na química orgânica para estudantes do nível médio é um dos conteúdos mais importantes e de grande relevância, pois dentre os compostos orgânicos são os que apresentam o maior número de aplicações, no entanto a abordagem deste assunto tem sido marcada pela simples memorização de fórmulas e regras de nomenclatura, sendo apresentada de forma empobrecida, como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Segundo Chassot (1990), o conhecimento químico, tal como é usualmente transmitido, desvinculado da realidade do aluno, significa muito pouco para ele. A utilização de jogos pedagógicos no ensino de química torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo, propiciando um ambiente favorável e agradável para os educandos, pois possibilita um estimulo a interação a partir da construção coletiva do conhecimento, tendo em mente que a finalidade não é utilizar à atmosfera lúdica como apenas jogos, pois o entendimento é muito mais que isso, afinal “o jogo por si, apenas jogo, sem contextualização, em nada contribui na prática educacional do professor” (HUIZINGA, 1990). A contextualização visa dar significado ao que se pretende ensinar para o aluno [...], auxilia na problematização dos saberes a ensinar, fazendo com que o aluno sinta a necessidade de adquirir um conhecimento que ainda não tem (RICARDO, 2003). A partir do que foi explicitado, os objetivos principais desse trabalho são: construir um bingo contextualizado abordando o conteúdo hidrocarbonetos, a fim de que se tenha mais um recurso de ensino para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos; propiciar a sociabilização dos alunos durante a aplicação de modo a facilitar o ensino-aprendizagem e possibilitar uma aprendizagem mais significativa e desfragmentada.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido obedecendo a seguinte ordem de elaboração: escolha do conteúdo a ser trabalhado; pesquisa bibliográfica; construção do jogo didático; aplicação do mesmo e avaliação da atividade, sendo aplicado em uma turma do 2º ano noturno com 20 alunos. No Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos foram confeccionadas 20 cartelas de papel ofício impressas e fixadas em papel cartão, contendo cada uma a fórmula estrutural ou o nome de 9 hidrocarbonetos, os quais poderiam ser dos seguintes grupos: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos. Foram elaboradas 20 questões envolvendo o conteúdo hidrocarbonetos relacionadas ao cotidiano do estudante, no qual cada questão foi confeccionada com papel ofício impressos e fixadas em papel cartão. As questões foram colocadas em um saco para o sorteio, os alunos analisariam as perguntas à medida que iam sendo sorteadas e de acordo com a resposta marcavam com marcadores de EVA (Figura 1), de tal forma que o aluno que preenchesse a cartela primeiro de forma correta seria o vencedor. Após o bingo foi entregue um questionário onde os alunos analisaram e opinaram sobre a aplicação do jogo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos obteve excelentes resultados, sendo de grande utilidade e relevância como recurso didático no ensino de química, no qual colocaram os alunos diante de situações reais do cotidiano, corroborando a afirmação que Ricardo (2003) havia proposto. A contextualização do conteúdo traz ênfase ao cotidiano do aluno, mostrando que o conhecimento adquirido em sala de aula tem aplicação prática na vida destes. Além disso, possibilita ao alunado sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas. Com a análise dos dados contidos no questionário entregue aos discentes após a aplicação do Bingo, constatou-se que a maioria destes apresentaram opiniões positivas em relação à aplicação e que houve uma significativa aprendizagem (Tabela 1). Esse resultado ratifica o que Santos (2008) afirma: os jogos além de ser uma brincadeira, pode ser um momento para contextualizar os assuntos entre aluno- aluno e professor-aluno. Além disso, o aluno pode usar esses jogos em casa, ou até mesmo em outros ambientes onde poderá aprender enquanto se diverte. Os jogos em geral que envolvem resolução de problemas, desafios e disputas emocionantes estimulam de maneira significativa a aprendizagem.

Figura 1 – Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos

Imagem referente ao Bingo Contextualizado dos Hidrocarbonetos que corresponde à parte de "MATERIAL E MÉTODOS".

Tabela 1 - Questionário de avaliação da atividade lúdica

Tabela referente ao modelo de questionário de avaliação da atividade lúdica aplicado na turma que participou do Bingo.

CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos conclui-se que a aplicação de jogos didáticos atrelados à contextualização dos conteúdos a serem aprendidos é uma importante ferramenta para retirar o aluno da condição de mero receptor de informações e tornar a aprendizagem significativa ao associá-la com experiências do cotidiano. Diante do exposto, torna-se perceptível que a utilização do lúdico de forma contextualizada contribui significativamente para melhoria no ensino da química, tornando a disciplina mais atrativa e enriquecendo a formação crítico-reflexiva dos sujeitos.

AGRADECIMENTOS: A Deus, a CAPES e aos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – Estudos. São Paulo: Editora Perspectiva S. A., 1990.
RICARDO, E. C. Implementação dos PCN em sala de aula: dificuldades e possibilidades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2003.
SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: A criança, o adulto e o lúdico, 6° ed. Petrópolis/RJ, Vozes, 2008.