53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA FORENSE EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DE QUÍMICA NA REDE ESTADUAL DE CAMPO GRANDE-PI

AUTORES: Araujo, J.L. (IFPI) ; Fe, B.S.M. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Lima, K.K. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho visa identificar os benefícios do uso da Química Forense como ferramenta de auxílio no ensino de Química para alunos da rede estadual de Campo Grande- PI, pois as dificuldades que estão presentes na prática do mesmo deixam claro a necessidade do uso de métodos inovadores com o objetivo de melhorar significativamente o conhecimento dos alunos. Para isso foi exposta uma aula sobre o assunto e posteriormente foi aplicado um questionário com esses alunos. Constatou-se que inserir recursos inovadores em sala de aula potencializa a aprendizagem dos alunos, além de prepara-los para a vida.

PALAVRAS CHAVES: Química Forense; Ensino; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: O ensino de Química há muito tempo enfrenta barreiras para que seja exposto aos alunos de maneira proveitosa. Dentre os inúmeros obstáculos, os mais presentes na realidade das escolas são: a falta de um material didático que seja inovador, contextualizado com o cotidiano do discente e a ideia arcaica de que a essa ciência é difícil e que só aparece ligada ao ser humano quando é noticiado algum desastre ecológico. Diante disso, é necessário o uso de recursos didáticos que esclareçam a importância e aplicação dessa área na sociedade. Pois segundo SANTOS; SCHNETZLER (1997 apud Parâmetros Curriculares Nacionais- 1999- PCN): É importante que a base curricular comum contemple, articuladamente com os eixos do conhecimento químico, a abordagem de temas sociais que propiciem ao aluno o desenvolvimento de atitudes e valores ligados à capacidade de tomar decisões responsáveis diante de situações reais. Assim, o presente trabalho busca proporcionar uma maior proximidade dos alunos da rede pública com a Química, expondo como ela está diretamente ligada com acontecimentos diários. A partir de uma abordagem rápida e eficiente sobre a Química Forense, que de acordo com ZARZUELA (1995 apud Oliveira 2006) é definido como o ramo da Química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender a interesse judiciário, pode-se aumentar a proximidade com essa ciência tendo em vista que trata da interpretação de vestígios de crimes que são tão presentes em noticiários, além de despertar a reflexão dos alunos sobre como a Química pode contribuir para a aplicação da justiça.

MATERIAL E MÉTODOS: Essa pesquisa consiste na exposição de uma aula sobre conceitos básicos de Química Forense em uma turma ‘ do ensino médio na Escola Serafim José de Brito na cidade de Campo Grande- PI ,e posteriormente foi aplicado um questionário com 4 (quatro) questões a saber: 1) O que você acha da Ciência Química? 2) Você gostaria de ter aulas contextualizadas com exemplos de Química Forense? Por quê? 3) Que exemplos do cotidiano você pode dar, com relação a contribuição da Química forense para desvendar crimes. 4) Após a aula você achou que seus conhecimentos sobre a Química evoluíram? Justifique.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando questionados sobre que opinião tinham sobre a Ciência Química muitos alunos declararam acha-la complexa e desinteressante e uma pequena quantidade afirmaram que essa disciplina é importante para a sociedade. Em relação à aulas contextualizadas com a Química Forense uma parcela significativa defende essa ideia, pois é um meio de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Ao serem instigados a dar exemplos da contribuição da Química Forense e sua aplicação em situações do cotidiano, percebeu-se que a maioria dos discentes não tem conhecimento a respeito disso. E por último ao serem instigados quanto ao conhecimento adquirido com a exposição da aula muitos alunos afirmaram que houve grande absorção de conhecimentos, pois agora tem maior consciência do uso da Química em situações reais, o que garante um maior amadurecimento desses e um posicionamento mais correto sobre assuntos que envolvem crimes.

CONCLUSÕES: A partir disso, foi percebido que dinamizar o processo de ensino-aprendizagem é muito proveitoso para os alunos, pois favorece o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, além de possibilitar um maior aperfeiçoamento de suas concepções em relação à Química e seu uso para desvendar crimes. Isso facilita a interação entre os alunos e o assunto abordado melhorando assim seu rendimento escolar e auxilia na formação de cidadãos conscientes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS-PCN. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf
Acessado em 10 de Julho de 2013.

SILVA, S.L.; Química Forense no Ensino Médio- Ciência que desvenda crimes abordados de uma forma diferente. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=SILVA%2CS.E%3B%2BQUIMICA%2BFORENSE%2BNO%2BENSINO%2BM%C3%89DIO-CI%C3%8ANCIA...&source=web&cd=1&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fqnesc.sbq.org.br%2Ffiles%2Ftmp_qnesc_1822.pdf&ei=8A7fUeDdK9CKqQGgy4G4Cw&usg=AFQjCNFg8T85lXWJhyXcTc67E6us4-vcKA&bvm=bv.48705608,d.dmg&cad=rja Acessado em 11 de Julho de 2013.
OLIVEIRA, M.F.; Química Forense: A utilização da Química na Pesquisa de Vestígios de Crimes Revista Química nova na Escola. Nº24,novembro,2006,p.17 a 19, São Paulo. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/ccd2.pdf Acessado em 11 de Julho de 2013