53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O uso de websites como complemento às aulas de química

AUTORES: Castro, C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

RESUMO: Este trabalho aborda a utilização de websites como extensão aos conteúdos trabalhados em salas de aula, a criação e a usabilidade de um ambiente virtual como local de interação e estudo contextualizado e dirigido. Foi escolhido um serviço para criação do site. A escolha de um tema para pagina (no caso experimentação em química). Foi criado um ambiente para adição de conteúdos e campos para discussão. O site possibilitou a releitura de materiais estudados em sala, o estudo direcionado na internet, o compartilhamento de pontos de vista a cerca dos conteúdos e interação aluno-aluno e aluno-professor.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Internet; website

INTRODUÇÃO: Podemos encontrar na internet várias aplicações educacionais, como: divulgação de pesquisa, apoio ao ensino e a comunicação, etc. Sendo reconhecida pelo seu dinamismo no compartilhamento de informações multimídia, possibilitando a interação em tempo real ou assincronicamente. Assim, vários indivíduos podem ser simultaneamente emissores, receptores e transmissores de informação. Por possibilitar essa fluência na veiculação de conteúdos “a informática tem sido apontada como uma verdadeira revolução nas comunicações humanas” (GIORDAN, 1997).Por meio da criação de websites ou weblogs pode-se ir além da produção de um banco de dados virtual com conteúdos multimídia voltados para educação e construir um espaço virtual de discussão, é possível abrir um ambiente de interação mútua que possibilita o diálogo entre os membros do grupo. Pensando nesse aspecto, Primo (2000) defende a promoção de um ambiente que permita a comunicação e a interação, mesmo que o diálogo não seja realizado em tempo real, assim tornar-se possível a obtenção de respostas autônomas e criativas, pois para que uma interface seja plenamente interativa, ela precisa trabalhar na virtualidade, possibilitando a ocorrência da problemática e viabilizando atualizações.Para que o diálogo ocorra de modo direcionado um conteúdo específico deve ser proposto pelo professor, seja em forma de texto, animação ou vídeo, portanto o objetivo deste trabalho foi criar um website que possibilitasse aos alunos rever experimentos das aulas de laboratórios de fundamentos de química geral e participar de um fórum de discussão, bem como possibilitar a avaliação por parte do professor da disciplina.

MATERIAL E MÉTODOS: O inicio desse trabalho se deu pela escolha de um servidor web gratuito que fornecesse ferramentas para edição de todo conteúdo e layouts pré- configurados, desse modo foi possível concentrar-se na produção do material. Depois de já criado o website foi criado o material a ser publicado. O conteúdo a ser trabalhado foi escolhido junto com a professora da disciplina e seguindo o roteiro de prática de química geral (também disponibilizando on-line) adotado pela mesma, para ser trabalhado em uma turma de fundamentos de química geral do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, na cidade de Barreiras. Os experimentos a serem realizados nas aulas foram executados pelo pesquisador e gravados em vídeo antes das aulas práticas, e disponibilizado na plataforma de modo que os alunos pudessem revê-lo depois da aula. Abaixo do experimento foi colocado um fórum para que pudessem compartilhar informações sobre a aula. Posteriormente foi acrescentado um questionário contendo quatro questões sobre o ultimo experimento (cinética e equilíbrio químico), no qual o mesmo serviu como avaliação da disciplina de fundamentos de química geral prática. A coleta e analise das informações sobre o resultado da avaliação foi realizado ao final dos experimentos e utilizado pelo professor como parte da nota final da disciplina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os vários grupos de discussão existentes (sejam eles em ambientes virtuais ou não) dependem do número de participantes e do fluxo dos comentários, que por sua vez são direcionados por assuntos de interesse comum aos membros de tal comunidade (GIORDAN 1998). Como resultado de nosso trabalho foi observado no decorrer do semestre um baixo nível de participação no fórum (discussão dos experimentos) fato que causou encerramento precoce das discussões, isso devido à exposição que um fórum como este gera, no qual, os estudantes discutem conteúdos que os mesmos podem não ter compreendido. Contudo, o interesse em rever a prática foi notado no apontamento das estatísticas do site que indicaram média igual ou superior a 2 visualizações por aluno, isso acontece, pela incerteza gerada pela prática realizada pelos estudantes e não compreensão ou compreensão parcial do conteúdo, motivando-os há visualizarem os experimentos no site na tentativa de compreenderem o conceito e assim poderem participar nas discussões, ou ainda redigir um relatório satisfatório, ou obter melhor aproveitamento nas avaliações. Um outro resultado relevante para determinar o fluxo dos diálogos é a espontaneidade com que as dúvidas e as convicções são expostas por esse meio de comunicação, uma vez que, os alunos a princípio, não participam das discussões por receio de escrever algo errado, há a tentativa de verificar se os alunos estão compreendendo ou não o conteúdo, por meio de um questionário elaborado pela professora que também será utilizado como uma das avaliações da disciplina, corroborando para um aumento na visualização dos experimentos e assim tornando o website uma ferramenta paradidática que possibilita que os alunos consigam compreender conteúdos e conceitos.

CONCLUSÕES: O uso do website possibilitou ao aluno rever o conteúdo envolvido no experimento e assim tentar compreender conceitos que não foram assimilados durante a aula experimental e ao professor, avaliar seu aluno de uma maneira virtual dinamizando seu trabalho e compreendendo as dificuldades dos alunos observando as participações no website.

AGRADECIMENTOS: Ao professor Eduardo L. D. Cavalcanti e o Projeto Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/UFBA)e aos colegas e amigos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M; Educação em Química e Multimídia; Química Nova na Escola, No 06, 1997.
GIORDAN, M; Correio e bate-papo: a oralidade e a escrita ontem e hoje; Química Nova na Escola, No 08, 1998.
PRIMO, A; Interação Mútua e Interação Reativa: uma proposta de estudo; Revista FAMECOS, Porto Alegre, No 12, 2000.