53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROPRIEDADES COLIGATIVAS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL SOBRE CRIOSCOPIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Brito, C.E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Silva, D.A.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Furtado, W.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; de Carvalho, R.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; da Cruz, V.R.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; de Sousa, F.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Leal, C.E.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Carvalho, M.B.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ(UFPA))

RESUMO: Experimento e discussões sobre aspectos atômico-moleculares envolvendo propriedades coligativas voltados para o ensino médio são pouco comuns, alguns professores nem chega a ministrar esse conteúdo, e os alunos sentem muitas dificuldades. O presente trabalho foi realizado na escola E. E. E. M Plínio Pinheiro no município Marabá-PÁ e teve como objetivo abordar o assunto sobre propriedades coligativas de forma experimental. O experimento foi desenvolvido no laboratório multidisciplinar da escola com a turma do 2º ano do turno da tarde. No final do experimento os alunos responderam a um questionário com relação ao conteúdo. Esse experimento permitiu abordar de modo mais eficaz conceitos que têm sido de difícil compreensão para os alunos do ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Propriedades coligativas; Ensino médio; Aula experimental

INTRODUÇÃO: O professor tem como missão de transformar a sociedade porque é personagem principal da educação. É a única via de acesso a integração social para todos, e a única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população (SAVIANI 2000). O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorre na natureza. Trabalhar com substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreve o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). Assim, pretendemos mostrar de forma atraente e contextualizada assuntos vistos em sala de aula como forma de motivação para que os alunos construam o próprio conhecimento. Este trabalho relata a abordagem experimental do conteúdo propriedades coligativas com ênfase em crioscopia para alunos de ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi realizado no laboratório multidisciplinar da E. E. E. M. Plínio Pinheiro, logo após o experimento foi aplicado o questionário referente ao assunto sobre Propriedades Coligativas, com ênfase em Crioscopia. Foram utilizados materiais de baixo custo financeiro como: água, sal, béquer, tubo de ensaio e seringa. Foi adicionado 5 ml de água com sal em um tubo de ensaio e em outro tubo 5 ml de água, em seguida os mesmos foram colocados em um béquer, adicionamos bastante gelo e uma porção de sal na parte superior, após 15 minutos percebeu-se que a água contendo NaCl, não se solidificou e o tubo contendo apenas água congelou-se, após a aplicação do experimento as atividades contidas no roteiro foram corrigidas e analisadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a aplicação do experimento pôde-se perceber que os alunos tiveram maior interesse, pelo fato de verem que a química está bastante presente em seu cotidiano, despertando a curiosidade dos mesmos, fazendo com que entendam que química não é tão difícil. Percebe-se na dificuldade dos alunos a importância de atividades experimentais em sala de aula. Logo o experimento se mostra como um facilitador no desenvolvimento do assunto, para que o aluno tenha facilidade de relacionar os materiais usados no dia a dia e se identifique com a disciplina de química. Alguns alunos dizem se identificar com a disciplina através das aulas práticas, pois os experimentos fazem com o que os mesmos fixem os assuntos e assim criem curiosidades de aprender. Na escola os professores se preocupam em diversificar o ambiente e os recursos além do quadro branco e o pincel. Enfim é importante mostrar que os alunos têm maior rendimento quando realizam atividades experimentais e usufruem de uma disciplina contextualizada.

CONCLUSÕES: Após á realização desse trabalho foram observadas as dificuldades dos alunos em relação a disciplina de química, e que ao desenvolver a aula teórica eles não conseguiam absolver conteúdo com facilidade, no entanto, após realizarem a atividade experimental perceberam a forma que o assunto se tornou fácil e que podiam relacioná-lo ao seu cotidiano. Enfim, o trabalho mostrou grande eficiência fazendo com que se pense em formas alternativas de incluir atividades experimentais nas unidades de ensino, pois o professor tem dificuldades em trabalhar com estes métodos, devido a pequena carga horária.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: QUEIROZ, S.L Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação cientifica em química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, BAURU, v.10, n. 1 2004
SAVIANI, O. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: primeiras aproximações. 7. Ed. Campinas, SP: autores associados, 2000