53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NAS AULAS COMPLEMENTARES DE QUÍMICA NA ESCOLA MARCOS BISPO DA SILVA EM JI-PARANÁ - RO

AUTORES: Serpa Hermano de Souza, A. (IFRO) ; de Paula Pretti Ribeiro, F. (IFRO) ; Lacerda de Souza, L. (IFRO) ; de Souza Almeida, L. (IFRO) ; Oliveira, P.S. (IFRO) ; Castro, S.C. (IFRO) ; Marques Freire Cunha, E. (IFRO)

RESUMO: O ensino de química é considerado pelos estudantes como complicado, maçante e desinteressado, mas não é só culpa dos estudantes, compete também ao professor estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos lúdicos são aplicados com a intenção de facilitar esse processo. O objetivo do trabalho é avaliar a introdução de novos métodos, tais como os jogos lúdicos, criar condições estimulantes no processo de transmissão e absorção do conhecimento. O resultado da experiência com os alunos do ensino médio da escola Marcos Bispo da silva em Ji- paraná sendo aplicado o jogo bingo químico e um questionário avaliativo da aplicação do mesmo, mostraram que a utilização dos jogos lúdicos cooperou para o entendimento dos alunos, as aulas ficaram mais interessantes e menos monótonas.

PALAVRAS CHAVES: Jogos lúdicos; Ensino de química; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: Há muito tempo o ensino de química é considerado tradicional, tendo como objetivo levar o aluno a uma mera repetição de conteúdos, de certa forma os mesmos são condicionados a memorizar fórmulas e cálculos que são desvinculados com os acontecimentos de seu dia-a-dia. Atualmente a educação vem passando por modificações, ou seja, os professores juntamente com a direção escolar atuam alterando a estrutura pedagógica, com a intenção de aperfeiçoar o ensino, inserindo novos métodos como, por exemplo, jogos lúdicos em suas aulas visto como uma proposta facilitadora do ensino/aprendizagem dos conteúdos. Segundo (FREIRE, 1996) ensinar não é apenas transferir conhecimento e sim criar métodos que possibilitam a própria construção do mesmo. A utilização de jogos lúdicos no ensino de química é muito importante, pois são utilizados pelos educadores como um instrumento de ensino, servem para reforçar os conteúdos que os alunos veem nas aulas expositivas, além de facilitar a compreensão dos conteúdos levam os educandos a uma maior motivação, criatividade, cognição, afeição e socialização. Segundo (PIAGET, 1973) é de extrema importância o uso de jogos na vida da criança, pois ajuda na assimilação. No jogo a criança adéqua o conteúdo com a realidade. O lúdico é um instrumento que deve ser utilizado de maneira correta após o conteúdo ser apresentado ao aluno, não somente visto como uma brincadeira e não devem deixar de lado a seriedade, desta forma os educandos passam a aprimorar o pensamento e a memória, além de demonstrar suas emoções, prazer e criatividade. O objetivo do trabalho é avaliar a introdução de novos métodos, tais como os jogos lúdicos, com a intenção de criar condições estimulantes e favoráveis no processo de transmissão e absorção do conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Marcos Bispo da Silva, na cidade de Ji-paraná, com os alunos do ensino médio que participam das aulas de reforço lecionadas ao sábados como auxilio para as olimpíadas de química. Projeto desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. Um programa que disponibiliza bolsa de estudos aos universitários com o objetivo de introduzir os educandos no cotidiano das escolas públicas, estimulando e gerando oportunidades de participação no processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado o jogo bingo químico envolvendo o conteúdo da tabela periódica para um grupo formado por vinte e dois alunos. Nesse jogo o objetivo principal era encontrar nas cartelas distribuídas em vinte e quatro símbolos dos respectivos elementos sorteados. Em seguida foi feita uma revisão bibliográfica a respeito do tema. Os materiais utilizados para a elaboração do jogo foram: papel A4 com os elementos impressos em forma de cartela de bingo, computador e impressora. Foi aplicado também três perguntas avaliando as aulas cotidianas de química e também a importância da atividade lúdica como auxilio nas aulas, especificamente o bingo químico da tabela periódica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos foram satisfatórios. Em relação às aulas expositivas os alunos mostraram mais interesse quando foi aplicado o bingo da tabela periódica. Pôde se observar que durante o jogo conseguiam associar com mais facilidade e rapidez o símbolo ao elemento. Vygotsky (1984, p. 35) afirma que: A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema, sob a orientação de um adulto, ou de um companheiro mais capaz. Baseando-se nos resultados do questionário, dos 22 alunos, 88% responderam que as aulas de química no âmbito escolar são melhores quando contextualizadas, 90% que as atividades lúdicas contribuem para a assimilação dos conteúdos, os jogos contribuíram para o conhecimento e aprendizagem, destacando que dessa forma o conteúdo passa a ser mais interessante, 100% dos alunos responderam que o uso de jogos em sala de aula como método de ensino é divertido e deveria ser utilizado mais vezes, pois é uma boa ferramenta de ensino. Segundo (GRANDO, 2001) os jogos lúdicos beneficiam a memorização de conteúdos já ensinados anteriormente só que de uma forma mais motivadora, admitindo assim uma melhor aprendizagem e desenvolvimento de táticas que permitem a resolução de problemas, afirma ainda que os jogos propiciam a interação e participação mais fluente dos alunos, atitude positiva que contribui para seu próprio conhecimento.

CONCLUSÕES: As atividades lúdicas aplicadas nas aulas de química, sejam elas complementares ou não, contribuiu sem dúvidas para um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O uso dessas ferramentas em aulas diárias facilitou a assimilação de conteúdos de difícil compreensão e tornou as aulas mais divertidas e atraentes. Por fim, os resultados obtidos mostraram que a utilização dos jogos lúdicos nas aulas complementares de química cooperou para o entendimento dos alunos, pois além de ser uma atividade educativa ao mesmo tempo as aulas ficaram mais interessantes e menos monótonas

AGRADECIMENTOS: Agradecer primeiramente a Deus, e ao PIBID e a CAPES pelo incentivo ao desenvolver deste trabalho; aos colaboradores do Instituto Federal de Ji- Paraná- RO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/jessica_e_paula/ JOGO.doc > Acesso em 09 jul 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia, saberes necessários á pratica educativa. Sao Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIAGET, J.A. Formação do símbolo na criança: imitação, jogos, símbolos, imagens e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.