53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estudantes do IFPA destaques na XVIII Olimpíada Norte/Nordeste de Química de 2013: Os Frutos do Projeto de Ensino de Química do Pará.

AUTORES: de Souza Maciel, M. (IFPA) ; dos Santos, L.R. (IFPA) ; Mariano Dantas, D. (IFPA) ; Lopes, T.C. (IFPA) ; Teixeira, A.F. (IFPA) ; Gomes Ferreira, D.A. (IFPA) ; da Luz, P.T.S. (IFPA) ; Farias, M.S. (ESAMAZ)

RESUMO: O presente trabalho analisa a importância do projeto de química nas escolas publicas do Pará e destaca a participação dos alunos do IFPA bem sucedidos na XVIII Olimpíada Norte/Nordeste de Química. Para tanto, trabalhou-se com alunos que participam do projeto: Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará, o qual vem sendo realizado desde 2012. O projeto acontece no IFPA e atende 200 estudantes oriundos de escolas públicas do estado do Pará. As aulas são ministradas por alunos do curso de licenciatura em química do IFPA que são orientados por supervisores licenciados em química. Em termos de resultado, destacam-se os alunos participantes do projeto que foram agraciados com medalhas de ouro e prata e menção honrosa.

PALAVRAS CHAVES: Olimpíada; IFPA; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o ensino de química nas escolas públicas estão limitados a aulas tradicionais, reduzindo-se a transmissões de informações, definições de leis, conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos, enfatizando o ensino aprendizagem de química que requer processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que possibilitem a interpretação da natureza e a elaboração de explicação por parte dos estudantes. Estudos comprovam que escolas devidamente equipadas, com material didático adequado e que constroem um imaginário social que as faz ser vistas como “boas” escolas apresentam estudantes com melhor desempenho que as menos equipadas. Além disso, as escolas que apresentam uma boa estrutura acabam atraindo educandos de destaque acadêmico [1,2]. Pesquisadores afirmam que em ambiente cooperativo, onde se cumpre as normas estabelecidas em conjunto e no qual há confiança, cordialidade, liderança, clima de ordem, ausência ou baixos níveis de violência ocorre elevação do desempenho dos estudantes [3,4]. As olimpíadas de Química são atividades extra curriculares de caráter competitivo e cunho científico/cultural que são realizadas em diversas regiões do mundo. O foco principal dessas atividades está nos estudantes da educação básica. Elas visam contribuir para a melhoria do ensino e identificar jovens talentos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico científicas. No caso da Olimpíada Paraense de Química – OPAQ – além do foco já descrito, outros objetivos são buscados e, entre eles, motivar os estudantes a enfrentar desafios intelectuais de ordem científica, discutir com os professores o currículo escolar e o conhecimento químico desenvolvido nas aulas de Química do Ensino Médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Em 2011 teve início no IFPA o projeto voltado em preparar alunos de escolas públicas para participar das olimpíadas de química Estadual e Nacional. Em 2012 alguns alunos do projeto receberam menção honrosa na olimpíada Norte/Nordeste de Química. Com a renovação do projeto em 2013 tivemos um grande número de alunos inscrito no projeto, dentre eles, os alunos 2° e 3° ano do curso Integrado em Química do IFPA, que já faziam parte desde o início de funcionamento do projeto. Estes alunos eram acompanhados pelos monitores bolsistas do curso de licenciatura em química do IFPA que ministravam aulas periódicas com conteúdos de química teórico-prático. Desde o início do projeto os estudantes vinham demostrando interesse e motivação em participar deste tipo de projeto, especialmente observou-se o interesse dos alunos pelo conhecimento químico. Esta turma, específica do IFPA, foi mais bem acompanhada em face da colocação dos alunos na Olimpíada Paraense de Química. Foram programadas diversas atividades com o intuito de preparar melhor esses alunos para disputar a Norte/Nordeste/2013. Entre as atividades, aulas extras foram programadas com conteúdos e exercícios de química mais específica para a olimpíada Norte/Nordeste.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observa-se que os alunos participantes desse projeto apresentaram desde o início do curso, uma postura diferenciada em sala de aula, desde a participação efetiva com questionamentos e posicionamentos a respeito dos conteúdos de química abordados durante o curso. Além do destaque na Olimpíada Paraense de Química e posteriormente destaque na Norte/Nordeste. Dentre os 17 alunos do 2° e 3° ano do curso Integrado em Química do IFPA destacados na XVIII OLIMPÍADA NORTE/NORDESTE de QUÍMICA 2013, tivemos 1(um) medalhista de ouro, 1(uma) medalhista de prata e 11(onze) menções honrosas. Percebe-se que a continuação do Projeto Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará, promoveu no estado do Pará uma verdadeira motivação nos alunos participantes no sentido em que a química tem um papel importante no cotidiano das pessoas e está presente como elemento transformador da sociedade. Dada a importância de tal conhecimento em várias situações, os alunos se mostraram extremamente dispostos a enfrentar diversas dificuldades em nome da busca por oportunidades de ampliar seus conhecimentos. A importância dos conhecimentos em Química torna-se determinante para a formação de cidadãos críticos, que, a partir de vários questionamentos, podem progredir enquanto alunos e futuros cientistas. Além do mais, a socialização das experiências entre os Monitores deu uma nova dimensão na sua formação, contribuindo para uma boa formação dos futuros professores de Química no Pará.

CONCLUSÕES: Os estudantes participantes do projeto de ensino de química do IFPA são bons alunos interessados no conteúdo e apresentam bom rendimento escolar. É de extrema importância para o projeto que esses alunos, oriundos de escola pública tenham sido destaques na XVIII Olimpíada Norte/Nordeste de química, visto que o melhor desempenho nesse tipo de evento se dá por alunos de redes privadas. Isso mostra que as olimpíadas científicas é uma oportunidade de engajar os estudantes em atividades que auxiliem a aprender química, aliado a projetos voltados ao ensino de química.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro ao Projeto, ao Instituto Federal do Pará – IFPA pelo empenho e disponibilidade para a realização deste Projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- CASASSUS,J. A escola e a desigualdade. Brasília: Plano/Inep, 2002.
2- DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
3- EGREJA, Júlio José Cardoso. Representações sociais do sucesso acadêmico na perspectiva de estudantes bem-sucedidos. 2007.88f. Dissertação (mestrado em educação) – Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
4- GOMES, C. A. A educação em novas perspectivas sociológicas. São Paulo: EPU, 2005.
5- UNESCO. O ensino médio no século XXI: desafios, tendências e prioridades -relatório final da reunião internacional de especialistas sobre o ensino médio no século XXI. Brasília: UNESCO, 2003.