53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A química do cotidiano e os cuidado da pele como tema de aula para o ensino médio

AUTORES: Nascimento, E. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA) ; Sousa, C.R. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA) ; Pereira, B.H. (IFG - CAMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: A partir das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara realizou-se esse trabalho através da aplicação de uma aula complementar no Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Junior mostrando aos alunos que a química também pode estar presente no seu dia-a- dia, para isso foi utilizado como apoio o livro “A química e os cuidado da pele” com o objetivo de instigar a curiosidade deles em reações químicas sem que eles mesmos percebessem.

PALAVRAS CHAVES: química da pele; ensino de quimica; cotidiano

INTRODUÇÃO: O presente trabalho é resultado da elaboração de uma aula complementar aos alunos do 4º período (2º ano) do Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Junior aos quais foi apresentado um conteúdo diferente e relacionado com o cotidiano através do livro “A química e os cuidado da pele” da coleção Química no Cotidiano oferecido pela comemoração do Ano Internacional da Química – 2011. Com a intenção de instigar a curiosidade do aluno em relação às reações químicas que acontecem em simples ações do dia-a-dia, como a exposição às radiações solares, o uso de produtos de beleza, dentre outras coisas e mostrar como a química está presente ao redor de cada um sem que eles percebam, tentando fazer com que o aluno si sinta motivado a descobrir novas informações sobre o tema que esta sendo discutido no momento da apresentação. (...) Neste sentido, o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas duvidas, suas incertezas. (FREIRE - 1996)

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em forma de aula expositiva e dialogada com duração de 50 minutos para os alunos do 4º período com o apoio do livro “A química e os cuidados da pele”, onde através dele desenvolveu-se uma aula complementar com recursos midiáticos para que os alunos pudessem acompanhar o que era explicado e ter uma maior compreensão. Ao final da aula foi aberto um espaço para que eles conversassem sobre as duvida que surgiram durante o desenvolver do tema e para que respondessem o questionário que foi elaborado com o objetivo de estimular a transposição das ideias e para a forma escrita.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado observou-se que os alunos tiveram um grande interesse durante a apresentação do tema designado para as turmas do 4º período, mostraram-se curiosos e tiveram uma boa compreensão, estavam motivados a mudar alguns maus costumes que praticavam, pois a pele é o órgão mais exposto a ações de radiação do corpo assim exigindo vários cuidados para manter uma saúde em bom estado e prevenir contra doenças graves como o câncer de pele. O uso do slide no decorrer da aula foi um material midiático que facilitou a resolução do questionário que foi entregue no final da aula, assim não houve muita dificuldade porque com o empenho dos alunos durante a explicação apresento-se positivo havendo a ausência de muitas duvidas atendendo todas as expectativas esperadas na elaboração da aula complementar.

CONCLUSÕES: Pode-se verificar empenho, motivação e colaboração da parte dos alunos em participarem durante todo o tempo da atividade proposta. Mostraram-se interessados em aprender conteúdos complementares que abordam a química e que fazem parte do seu dia-a-dia, pois tiveram grande facilidade em fazer relação da teoria explicada com o cotidiano.

AGRADECIMENTOS: Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Junior, PIBID/CAPES, IFG-Campus Itumbiara.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Sartori, Lucas Rossi. Lopes, Norberto Peporine. Guaratini, Thais. A química e os cuidados da pele. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.