53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INTERDISCIPLINARIEDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA

AUTORES: Silva Lopes, D. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Rayane dos S. Aliente, J. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Budim Lopes, C. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Marques F. Cunha, E. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; Alves da Silva, A. (INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA) ; F. C. Fulaneti, V. (E.E.E.F.M ALUÍZIO FERREIRA)

RESUMO: A matéria de Química é considerada por muitos de difícil compreensão e assimilada a fatores negativos para o meio ambiente. Para romper esta barreira, propôs-se a confecção de uma Tabela Periódica juntamente com alunos do 1º ano do ensino médio, a partir da reutilização de alguns materiais. Para que através desse incremento a tradicional aula de Química, os alunos conheçam a disposição dos elementos químicos na tabela, suas propriedades e as características de algumas substâncias químicas simples. A metodologia foi revisão bibliográfica, aulas expositivas, aplicação de questionários e a montagem da tabela. Os resultados demonstram que há necessidade do acréscimo da interdisciplinaridade dentro das praticas metodológicas nas escolas que pode ajudar na assimilação do conteúdo trabalhado.

PALAVRAS CHAVES: Metodologias; Química; Tabela Periódica

INTRODUÇÃO: As práticas de reutilização, reciclagem e redução tem ganhado a cada dia mais, destaque. Dentre estas, destacou-se a de reutilização, que segundo DOS SANTOS & DOS SANTOS (2009), significa utilizar mais do que uma vez um determinado produto. Pensando sobre este assunto em interação com a matéria de Química pensou-se na confecção de uma Tabela Periódica. A aceitação desta ideia deve-se ao baixo custo da produção, e também, principalmente porque a chama a atenção dos alunos o que faz com que eles se interessem pelo conteúdo. “A atividade experimental possui algumas vantagens sobre a teoria como a de dar condições essenciais para que a interação social se desenvolva e ricamente se desencadeia o maior envolvimento do aluno, pois este não arrisca previsões quanto ao resultado das atividades teóricas” (PERAÇOLI & CANIATTO, 2008) A metodologia utilizada foi á realização de uma oficina com alguns alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual para a confecção de uma tabela periódica, através principalmente da reutilização de alguns materiais. MENDES, TEIXEIRA E OLIVEIRA (2009) ao utilizar metodologias diferentes no ensino de Química a caracterizou como um importante material didático que favorece a construção do conhecimento do aluno. Então, busca-se através desta, que os alunos consigam se interessar mais e reter melhor conteúdos da matéria de Química sobre a distribuição dos elementos químicos na Tabela Periódica em ordem crescente de números atômicos, verificando o correto posicionamento dos elementos e suas propriedades e também discutir as características de algumas substâncias químicas simples. E também, associa-la fato de que é necessário desenvolver práticas que ajudem no desenvolvimento saudável do meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: Consistiu-se na maior parte, em reutilizar os materiais como; isopor, que havia sido utilizado na montagem de um mural de anuncio anterior; cartolinas foram utilizadas para confeccionar cartazes de datas comemorativas, TNT, pistolas de cola quente, bastões de cola quente, pincéis e rascunhos feitos em folhas sulfites. Já o material principal constitui-se de 120 caixas de leite Tetra Park, foram recolhidas de sorveterias, e que antes teriam sido depositadas na lata de lixo. A metodologia consistiu de aulas expositivas, revisão bibliográfica, aplicação de questionários e montagem da tabela periódica. A ação aconteceu com 2 turmas de alunos do 1º ano do ensino ao receberam informações a respeito de como funcionaria o projeto, o porquê do mesmo e também subsídios sobre o conteúdo do componente curricular dos mesmos que é o da tabela periódica, mostraram-se motivados e interessados para a realização da mesma. Cada aluno, ficou responsável pela pesquisa 2 ou 3 elementos químicos. A sequência de distribuição dos elementos químicos entre os alunos obedecendo à lista de chamada. A eles foi solicitado que pesquisassem sobre o nome do elemento, número atômico, peso atômico, ano de descoberta, nome do descobridor, ponto de fusão, ponto de ebulição, obtenção e aplicação, além de uma imagem do elemento químico. As pesquisas foram todas digitalizadas e impressas para a serem coladas adequadamente nos quadrados. As caixinhas de leite foram higienizadas e recortadas nos moldes necessário, 2 quadrados juntos com 13 cm2 cada. Dentro de cada caixa foi inserido a pesquisa a respeito de um elemento. E do outro lado da caixa foi colocado um pedaço de cartolina contendo elemento correspondente, seu símbolo, número atômico e massa. Após, realizou-se a montagem da tabela.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sucedido a exposição da ideia a respeito da importância do desenvolvimento sustentável, houve uma apresentação sobre a Tabela Periódica, sua constituição, sua formulação, os grupos e famílias que mais se destacam, dentre outras propriedades da mesma. Posterior a isto, deu-se á confecção e montagem da tabela. Após, os alunos responderam a um questionário. Quando questionados a respeito da idealização da tabela periódica os alunos responderam de forma generalizada que a mesma serve para reunir os elementos químicos, mostrando algumas de suas características principais como o nome, símbolo e numero atômico. O que ajuda-os na hora de estudar a respeito dos mesmos, compreendendo sobre os elementos e suas combinações. Os alunos descreveram sobre uma pergunta que buscava verificar a respeito do que eles haviam absorvido da apresentação sobre a formulação da tabela periódica, sendo que nas respostas, prevaleceu á ideia de que o critério utilizado pelos cientistas foi de agrupar os elementos de características semelhantes e também a suas massas, símbolos e o grupo a quem pertence os elementos e também a os dispor de forma crescente a seus números atômicos. Já quando impugnados a respeito de qual é a importância que a tabela periódica exerce no dia a dia de cada aluno, muitos informaram que os elementos que constituem a tabela estão presentes nos remédios, produtos de limpeza, combustível, suas reações são utilizadas na medicina e em indústrias, mas no seu cotidiano a tabela periódica e suas informações não são importantes, sendo que alguns desde ainda especificaram que a única relevância da mesma era para as aulas de química. Poucos alunos associaram que a tabela apresenta informações sobre os elementos químicos que estão presentes das mais diversas maneiras no seu cotidiano.

CONCLUSÕES: Este novo recurso didático irá ajudar os alunos em trabalhos de pesquisas futuras. Através da participação direta na confecção da Tabela, os alunos conseguiram assimilar melhor como ela é constituída, sobre a ordem dos elementos, suas propriedades químicas e físicas e os critérios utilizados para a sua formação. No entanto, nem todos os alunos conseguiram associar que os elementos químicos fazem parte de diversas áreas em seu cotidiano. E a melhora deste quesito pode ocorrer através do acréscimo da interdisciplinaridade dentro das praticas metodológicas nas escolas.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus, a minha família e às companheiras de projeto PIBID Camila, Jaqueline e Thays Mandu que contribuíram para a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DOS SANTOS, K. B.; DOS SANTOS, J. B. 2009. CONCEPÇÃO E PRÁTICA DOS 3Rs – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR NA INDÚSTRIA ELETROMECÂNICA DE MOSSORÓ. Publicado no IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação e Tecnologia. Belém – Pará. < Disponível em: http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepi-anais/artigos/47_3125_796.pdf > Acesso em junho de 2013.
MENDES, L. M.; TEIXEIRA, G.; OLIVEIRA, M. 2009. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE QUÍMICA GERAL DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Publicado no IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação e Tecnologia. Belém – Pará. < Disponível em: http://www.connepi2009.ifpa.edu.br/connepi-anais/artigos/227_934_953.pdf > Acesso em maio de 2013.
PERAÇOLI, L. T.; CARNIATTO, I. 2008. ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FORMA DE ENRIQUECER OS CONTEÚDOS, LEVANDO O ALUNO A UMA APRENDIZAGEM COGNITIVA SIGNIFICATIVA. Publicado no 1º Simpósio Nacional de Educação – XX Semana da Pedagogia. Cascavel – Paraná. < Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2023.pdf > Acesso em Julho de 2013.