53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA FOTO DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO BACHARELADO EM QUÍMICA

AUTORES: Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC) ; Santos Júnior, M.A. (DQAFQ/UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ/UFC)

RESUMO: A informação no mundo globalizado é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade. O aluno ingressante no curso de Bacharelado em Química necessita destas para se ambientar e planejar em que área, poderá atuar profissionalmente. Objetivando verificar este processo, investigaram-se alguns aspectos dos alunos ingressantes do curso de Bacharelado em Química da UFC. As investigações foram realizadas em turma de alunos do 1º semestre, aplicando-se questionário com perguntas abertas e fechadas no inicio da disciplina. Verificou-se que apesar das mídias informativas, os alunos desconhecem a existência e função de monitores. Verificou-se também que grande parte não fez do curso de Bacharelado em Química, sua primeira opção, quando de seu ingresso, fato que implica em possível evasão.

PALAVRAS CHAVES: Bacharelado em química; Alunos; Ingressantes

INTRODUÇÃO: O mundo globalizado pressupõe pessoas informadas e conhecedoras do mundo que os cerca, especialmente aquelas com acesso direto a internet e mídias similares. Portanto, alunos ingressantes (iniciantes) nos cursos de graduação tem acesso às informações dos cursos, que no presente caso (1o semestre), são ávidos por estas informações. A caracterização dos alunos ingressantes é um aspecto que vem sendo investigado por outras instituições (SCHNEIDER et al., 2013). O conhecimento e a sedimentação destas por parte dos alunos são fundamentais para que ele se ambiente no curso em que está matriculado, assim como planeje ou vislumbre em que área especifica do curso irá atuar. Objetivando verificar o perfil destes alunos, investigaram-se os alunos ingressantes do curso de Bacharelado em Química da UFC na disciplina Introdução aos Cursos de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: As investigações foram realizadas em turma de alunos ingressantes (1º semestre), aplicando questionário com perguntas abertas e fechadas no inicio da disciplina. Após isso foram feitos levantamentos quantitativos e qualitativos, elaborando-se gráficos para melhor interpretação e correlação dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se que os alunos sentem maior dificuldade em disciplinas de Cálculo e Física (Gráfico 1), ferramentas essenciais para interdisciplinaridade (SOUSA et al., 2011) com as disciplinas de química e correlatas. Quanto à disponibilidade de monitores nas disciplinas, verificou-se que grande parte dos alunos não tem informação ou não foram apresentados aos monitores (Gráfico 2), demonstrando que apesar das mídias, existe a necessidade de uma forma mais direta de veicular a informação, haja vista que os monitores complementam a transmissão do conhecimento entre o aluno e professor (SOUSA et al., 2010). Analisando-se os Gráficos 3 e 4 verificou-se que o ingresso dos alunos no curso não foi sua primeira opção (51,20%) e dentre estes a metade fez opção por outro curso (50%), isto demonstra que os alunos talvez pleiteassem em futuro próximo, um outro curso.

Figuras 1 e 2



Figuras 3 e 4



CONCLUSÕES: Uma maior interação da administração dos cursos com os alunos é necessária, antes mesmo do inicio do curso propriamente dito, a fim de que estes alunos possam usufruir em tempo hábil dos monitores, por exemplo, que é um instrumento de auxilio nas disciplinas. Deve-se realizar o acompanhamento dos alunos quanto à transferência para outro curso ou mesmo abandono, a fim de traçar o perfil do alunado e evasão do curso, fato preocupante para as instituições de ensino.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a UFC pelas informações obtidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUSA, J. M. T.; CARVALHO, R. M. S.; DOURADO, G. L.; MARQUES, H. V. C. F.; OLIVEIRA, C. E. L. A Importância do monitor na graduação em química, 8º SIMPEQUI, Natal-RN, 2010.

SOUSA, J.M.; SÁ, E.R.A.; CABRAL, L.S.; GOMES, M.S.S.O.; PASSOS, M.H.S. CÁLCULO INTEGRAL: Uma nova proposta interdisciplinar para o ensino de termodinâmica, 9º SIMPEQUI, Natal-RN, 2011.

SCHNEIDER, B. V. S.; SOUZA, J. C. B. DE; BARBOSA, P; MATOS, M. S. Caracterização do Perfil do Aluno Ingressante nos Cursos de Química da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoVisualizarResumo?...Acesso em: 13/07/2013.